Microsoft HoloLens: Confira um resumo do dispositivo de holografia.

Avatar

Para os que acompanharam a conferência da Microsoft ontem (21/01/15), com certeza, ficaram entusiasmados com as novidades apresentadas pela empresa do tio Bill –  e surpresos por não constatarem nenhum erro de tela azul (heh).
Mas sem dúvidas, o ápice da conferência foi a apresentação do Microsoft HoloLens. Não por que se trata do óculos de realidade virtual da MS, mas por que ele entra num novo patamar dos novos PCs: a holografia.
1
Por anos, sonhamos em um dia poder controlar tudo com telas holográficas. Telas que aparecem do nada, menus que saltam da parede nua, assistir à programas de TV sem a necessidade de um televisor convencional. Aparentemente, esta era chegou.

O HoloLens é um complexo computador dotado de CPU, um processador gráfico (GPU), e ele inaugura um novo tipo de processador específico para a sua função: o HPU (Hologram Process Unit).

As aplicações do HoloLens

O que a grande parte do público se pergunta, é se o HoloLens ficará apenas recluso ao uso industrial –  já que nos vídeos conceituais, a utilização dele em ambiente industrial se faz muito presente. Mas não fica apenas restrito à isso: o entretenimento também é o foco do novo gadget da MS.
2

“Nós imaginamos o mundo em que a tecnologia possa se tornar mais pessoal. Um lugar onde ela poderia adaptar-se às formas naturais como nós nos comunicamos, aprendemos e criamos. O resultado é a plataforma de computação holográfica mais avançada do mundo, habilitada através do Windows 10. Transforme o seu mundo com hologramas”, lê-se na descrição do vídeo abaixo em que alguns dos envolvidos no projeto falam sobre o HoloLens.

A utilização do HoloLens em um ambiente de projetos também pode ser de grande ajuda. Imagine projetar uma planta completa, e apresentá-la sem utilizar projetores, telas de LCD, ou telões?!

Além disso, aquela ideia de videoconferências através de holografia já é possível com a tecnologia apresentada pela Microsoft. O HoloLens já possui uma integração direta com o serviço do Skype, e não somente a videoconferência será possível, como a interação entre os usuários durante a videoconferência, onde marcações, e sistemas de auxilio poderão ser mostradas através da projeção holográfica.

Sua chegada ao mercado

Como sabemos, o preço do produto ainda não foi definido, bem como a sua data de chegada ao mercado. Mas, segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o produto deve chegar dentro do prazo de “vida útil” do Windows 10.
3
Além disso, o HoloLens estará disponível tanto para usuários domésticos, como para companhias e clientes empresarias. Resta agora saber, como esse novo equipamento mudará a forma como as pessoas se comunicação e passarão a utilizar a informática no seu dia-a-dia.