Mercado Livre: 10 dicas para sua compra não dar dor de cabeça.


Bom pessoal, vocês devem estranhar este tipo de artigo por aqui, em um espaço destinado a games e afim, correto?!
Pois bem, eu decidi fazer este texto, por que possuo muitos amigos que vivem reclamando que só encontram aquele jogo, ou aquele Action Figure no famoso (e também temido) Mercado Livre, e se recusam a adquirir o produto por medo, ou receio.

Então, como ex-medroso deste tipo de compra, eu quero lhe ajudar, amigo leitor, a acabar com este preconceito com o site, e gastar uns bons Ruppes (ou Gil, como queiram) em quinquilharias que não são encontradas em outras lojas.

Aqui vai uma lista que preparei, com 10 dicas para que sua compra corra 100 % bem e ambas as partes saiam satisfeitas.
Lembrando que, não necessariamente essas dicas não seguem uma ordem, mas devem ser seguidas conforme você ache melhor. E todas elas, em um contexto geral, se complementam, portanto, será muito comum ver características de uma dica, dentro de outra.

1 – Converse com alguém que já comprou no ML.

Geralmente, ter o contato com alguém que compra, ou já comprou lá (e foi bem sucedido em sua compra) traz uma segurança ao novo comprador do Mercado Livre. Por isso, é interessante perguntar para alguém com uma experiência de compra, pois além de ele lhe fornecer algumas dicas para uma compra segura, ele também pode lhe indicar um vendedor confiável, evitando dores de cabeça.

2 – Sempre tire todas as suas dúvidas antes da compra.

Se você tem interesse em um produto determinado, mas possui alguma dúvida, como por exemplo, se o produto contém algum tipo de dano, arranhão (no caso de produtos USADOS), ou até mesmo, se há garantia, PERGUNTE O MÁXIMO POSSÍVEL AO VENDEDOR. Afinal, ele está lá para isso – lhe oferecer algo que você procura, e lhe tirar qualquer tipo de dúvida que possa interferir na negociação.
Essa questão também é importante, por que quanto mais atencioso é o vendedor, menor são as chances de você ter problemas ao comprar um determinado produto. Prevenir é sempre importante.

3 – SEMPRE veja as qualificações do vendedor.

É uma forma que você tem de certificar-se que aquela pessoa não está lá para brincadeiras. Portanto, este é um dos fatores de suma importância para que você compre sossegadamente. Aproveite, e veja nas qualificações, os comentários deixados por outros compradores, pois neste detalhe, é possível saber se o vendedor cumpre com o que promete, se o material é entregue nas devidas descrições do anúncio, etc.

4 – Leia sempre, TODO o anúncio.

Esta é uma dica importante, afinal, a propaganda é a alma da negociação bem sucedida, e quanto mais elaborada, e com maiores informações, mais confiabilidade o vendedor passa ao comprador (no caso, VOCÊ). Além de avaliar a elaboração do anúncio, informações sobre o produto anunciado (como fotos, descrições, especificações) são sempre um ponto importante à ser avaliado. Preste muita atenção no anúncio, por que é através dele, que você vai se basear se o produto em questão, está nas condições que você procura.

5 – Filtre sua busca.

Muita gente não gosta de adquirir produtos semi novos (com receio de estragar rápido, ou vir com alguma avaria), por tanto, uma dica interessante é procurar por produtos novos, ou em condições e valores que você julgue o melhor para sua compra. É sempre interessante fazer esta filtragem, para evitar acabar comprando algum produto em condições que não lhe agradem.
Portanto, há na barra direita do site, um campo onde você pode procurar por melhores vendedores, valores mínimos e máximos, condições (novo ou usado), localidades, etc.

6 – Procure por fotos reais do produto.

No ML, há vendedores que expõem sem problema algum, fotos reais do produto oferecido, e outros que utilizam apenas fotos ilustrativas. Claro que quem se utiliza da segunda opção, não é necessariamente um vendedor não confiável, mas é sempre interessante visualizar o estado de conservação do produto, bem como se ele está nos padrões que você julga “comprável”. Portanto, procure preferencialmente, vendedores que expõem fotos reais. É uma garantia de segurança!

7 – EXIJA o código de rastreamento dos Correios.

Aqui também temos uma informação que não pode faltar: O código de rastreamento é de suma importância na hora em que seu pedido é postado no Correios, pois através dele, você tem o controle de sua encomenda, e claro, verificar se o vendedor cumpriu com o prometido. O código de rastreamento é muitíssimo importante para uma compra via ML. Não deixe de pedi-lo no ato da conclusão da compra. Ele é sua garantia de que o produto está a caminho, e que a compra será finalizada, e ambas as partes, sairão satisfeitas.

8 – Preço alto, não é garantia de um produto melhor.

Pesquisar por preços é sempre importante, ainda mais no ML, pois aqui você pode encontrar o mesmo produto com N valores . Mas um dos fatores que deve ser ressaltado é que o produto com maior preço, nem sempre tem a garantia de ser o melhor.
As vezes, o vendedor está apenas querendo ludibriar o comprador, dizendo que o produto está como novo, ou é um item raro. De colecionador.
Nestes casos, observar  a descrição do produto é essencial (vide o item número 4).

9 – Frete.

Uma coisa que deve ser bem salientada, é que 95% das vendas do ML, tem o frete por conta do comprador. E há dois tópicos que devemos analisar quanto à isso:

A – 
Os vendedores arcam com custos para o anúncio, e a venda do produto no Mercado Livre, e uma das formas de se obter o lucro líquido da venda, é obtendo-se do custo de envio. Ou seja, dependendo do produto, a única margem de lucro que o vendedor pode ter, é a cobrança do frete por conta do comprador.

B – É interessante verificar qual o custo do envio para a sua cidade, pois dependendo do preço do produto, agregado ao valor do frete, o valor fica equilibrado com o produto de uma loja. Um exemplo seria um jogo que custa na faixa de 80 reais no ML. Mas, vamos supor que o preço do frete seja 20 reais para a sua cidade, ou seja, o preço total sairá 100 reais. Dependendo do produto (se for um jogo mais antigo, por exemplo), você pode encontrá-lo em estoque em alguma grande rede de lojas, por um valor igual.
Portanto, pesquise muito bem a questão do frete, para não pagar a mais por um produto que não vale tudo isso.

10 – Realizadas todas as etapas, COMPRE!!!

Agora que todos os processos foram realizados para certificar-se que o vendedor é qualificado, compre seu produto!
Mas deve-se ser ressaltado os seguinte pontos na hora da compra;

A – Se o vendedor trabalha com Mercado Pago – pois através deste sistema, o dinheiro só é liberado assim que o produto chega em suas mãos, e você qualifica o vendedor..

B – Se o vendedor é flexível à negociações, pois neste caso, você acaba conseguindo algum tipo de desconto, dependendo da forma de pagamento oferecida. Uma dica que é importante, é se o vendedor trabalha com depósito bancário, pois nessas ocasiões pode ocorrer o abatimento do valor de frete (já que o vendedor não dependeria do ML para vender o produto, fazendo com que ele ganhe o valor integral do produto).

C – Se o vendedor não aceita o sistema do Mercado Pago, desconfie! Esse é o melhor sistema para garantir uma compra tranquila (pois em alguns casos, o vendedor pode estar em falta com o produto, e a devolução do dinheiro é feita).
Desconfie de vendedores assim, pois eles querem o dinheiro no ato, e pode ter más intenções na hora da venda (não enviar o produto, não entregar o produto como combinado, falta de preocupação com o comprador, etc).

Sempre, sempre desconfie de vendedores com essa característica.

Algo que se deve ter em mente, e que devemos imaginar, é o seguinte: Imagine que o ML é um campo de feira, onde você chega com sua barraquinha, e vende seus produtos. O ML é apenas um espaço. Nele, você está lidando com vendedores individuais, e é de suma importância ressaltar que o ML não se responsabiliza por problemas como:

– Pagamento direto ao vendedor, sem o uso do Mercado Pago;
– O produto que você recebeu é diferente do produto que pagou;
– Você comprou um produto intangível ou das categorias Serviços, Imóveis ou Carros, Motos e Outros;
– O que você comprou não respeita as Políticas para Cadastramento de Produtos do MercadoLivre;

Portanto, siga as dicas acima, e você não terá problemas com suas compras online através do Mercado Livre.

Até a próxima, pessoal!