EaseUS Data Recovery Wizard – uma excelente ferramenta na hora de recuperar dados perdidos

Que atire a primeira pedra quem nunca por acidente, esqueceu de salvar aquele documento e acabou deletando-o? Ou até mesmo, perdeu um determinado arquivo em alguma manutenção?
Todo mundo já deve ter se deparado com alguma situação onde dados importantes foram excluídos do dispositivo (seja um HD externo, um pendrive ou um cartão de memória) ou do computador. E claro, algumas empresas acabam cobrando altos valores para realizar uma recuperação desses dados – que muitas vezes, por conta de limitações dos programas utilizados, não conseguem recuperar os dados de forma plena – muitas vezes, eles são localizados, mas ou estão corrompidos, ou ilegíveis.

Foi pensando nessas situações que a EaseUS lançou a mais nova versão de seu programa, Data Recovery Wizard, voltada para uma recuperação de informações de forma simples, prática e rápida.
Começando pela interface, o EaseUS Data Recovery Wizard* traz um layout bastante limpo e simples, informando quais são as unidades presentes na máquina, onde você poderá selecionar qual unidade passará pela verificação dos dados.
Aqui, vale uma dica: preferencialmente, instale o programa em uma unidade que não será o alvo do escaneamento, pois isso poderá afetar no resultado da busca.

Quanto a sua funcionalidade, o programa responde bem. Obviamente, devemos levar em consideração o tamanho da unidade de disco que ele está escaneando, além das condições em que a unidade se encontra.
Em um teste que realizamos, utilizamos dois HDs convencionais (mecânicos), sendo um deles de 320GB e o outro, 650GB.

Em seu primeiro teste, o HD de 320 levou cerca de 49 minutos para concluir o escaneamento completo do disco, reconhecendo mais de 2000 arquivos que pudessem ser recuperados.

Já o HD de 650, levou algo em torno de 2 horas para concluir seu escaneamento,  e encontrou aproximadamente 5000 arquivos que poderiam ser recuperados.

Em seu primeiro teste, realizamos  a recuperação de alguns arquivos de teste e algumas imagens. Dentre esses arquivos de texto, poucos apresentaram problemas durante o processo de restauração, estando legíveis e editáveis, como se recém tivessem sido criados.

Já com relação aos arquivos de imagem, alguns também retornaram com falhas de leitura, mas em um plano geral, o EaseUS Data Recovery Wizard cumpriu bem seu papel como um software de restauração.

Outro fator que faz o programa se diferenciar de seus concorrentes, é a praticidade com que ele recupera os dados, colocando-os em uma estrutura de pastas, tornando-a o mais próximo de sua estrutura original, conservando ainda mais a informação resgatada.
Quanto ao fator “experiência”, o EaseUS Data Recovery Wizard é extremamente indicado para usuários que não possuem muito domínio de programas para essa finalidade, já que sua interface prática, auxilia o trajeto do usuário em busca de suas informações perdidas – algo que comumente não vemos em outros programas desse seguimento.

Prático, simples e muito útil, o EaseUS Data Recovery Wizard é uma ótima opção para quem procura um programa muito competente e que cumpre o que promete quando o assunto é a recuperação de informações.

*Esta cópia de “EaseUS Data Recovery Wizard” foi fornecida pela própria empresa para esta análise, e você pode experimentá-la gratuitamente.