8 Passos para criar aplicativos para celular

Avatar

Nos dias de hoje, não existe um smartphone que não tenha pelo menos os aplicativos padrões do sistema operacional instalados. Práticos, fáceis e divertidos, eles podem ser apps de relacionamento, finanças, jogos, saúde, viagens, música, entre outros.

Mas você sabe como é feita a criação de um applicativo? Desde o investimento, passando pelo desenvolvimento e pela fase de testes, existem muitas etapas desconhecidas pelo usuário final.

  1. Investimento

O capital necessário para investir na criação de um aplicativo de celular varia de acordo com as funcionalidades e finalidades do serviço que será prestado. No caso de um app de relacionamento como o BMatch, por exemplo, é preciso focar em funções voltadas para o bate-papo, a diversão, a segurança e a otimização de buscas.

Portanto, a melhor opção é criar uma equipe especializada e que garanta as melhores experiências para os usuários do app.

 

  1. Design

Um importante diferencial dos programas, principalmente de jogos e de relacionamento, é a parte gráfica. Além de oferecer uma interface interativa, costumam utilizar imagens coloridas, fontes marcantes e muitos detalhes de encher os olhos. Cada marca conta com um estilo próprio de criação.

Existem, ainda, listas de boas práticas recomendadas – e é possível se inspirar nas sugestões da Google e da Apple para elaborar apps com um bom user experience, por exemplo.

Enquanto a gigante das buscas sugere os padrões adotados pelo Material Design, a empresa de Steve Jobs oferece a opção Human Interface Guidelines. O importante é saber que as interfaces para o sistema Android e para o iOS exigem duas criações diferentes. 

  1. Integração

Outra etapa essencial para o desenvolvimento de um aplicativo é a integração com outros programas. Assim, é possível ter acesso às informações básicas dos usuários através de contas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, e facilitar o acesso ao app.

Além de oferecer mais segurança para o sistema como um todo, a integração facilita o cadastro de novos usuários. Basta inserir seus dados utilizados em alguma dessas plataformas para ter acesso ao programa.

 

  1. Segurança

Um dos itens indispensáveis para o desenvolvimento de um aplicativo de celular é a segurança. O app BMatch, por exemplo, conta com sistemas modernos e tecnologia avançada para manter a proteção das suas informações.

A integração, que será feita através da rede social Instagram, além de facilitar o cadastro, proporciona mais segurança ao usuário. Uma vez que o perfil será sempre validado através dos dados inseridos na conta da pessoa em questão.

 

  1. Protótipo

     

Sabe aquela ideia que parece maravilhosa, mas quando sai do papel não é tão boa assim? Isso acontece com mais frequência do que se pode imaginar. Por isso, fazer um protótipo é indispensável para seguir as próximas etapas de desenvolvimento do aplicativo.

É mais fácil avaliar telas, botões, caixas de diálogo e outras centenas de itens com a elaboração de um protótipo. Ao visualizar todo o caminho que será percorrido pelo usuário, a equipe pode verificar se a ideia inicial do app foi executada da maneira correta.

Outra vantagem: ter em mãos um modelo do produto final ajuda toda a equipe do projeto a falar a mesma língua e a elaborar um serviço coerente nos mais diversos aspectos.

  1. Teste

Esse é o momento de usar e abusar do programa em busca de possíveis falhas e definir as alterações necessárias. É preciso conferir todas as etapas para se certificar de que o processo está correto e de que o fluxo segue como planejado pela equipe de desenvolvimento.

 

  1. Ajustes

    bmatch3

Nenhuma empresa quer ser lembrada por oferecer uma experiência ruim aos usuários. Portanto, é extremamente importante realizar todos os ajustes necessários para garantir a qualidade do produto antes de lançá-lo no mercado.

Ao proporcionar resultados positivos para seus clientes, as avaliações do app tendem a crescer, o que aumenta a visibilidade e o alcance no Google Play e na App Store.

  1. Lançamento

A última etapa é o lançamento do aplicativo. A data definitiva precisa ser escolhida com cuidado, uma vez que não é bom trocá-la depois de anunciar para o público.

O aplicativo BMatch está com o lançamento marcado para agosto deste ano. Então, fique atento às novidades e reserve um lugar especial para o app no seu celular e no seu coração.


E aí, gostou de saber como são feitos os aplicativos para celular?
Deixe um comentário!

Siga o BMatch nas redes sociais: