Não consegue mais acessar seu banco pelo Chrome?! A gente te ensina como fazer!

Avatar

chrome

Em tempos onde a tecnologia reina,é imprescindível que as grandes companhias e serviços se adequem ao que o mercado oferece quando o assunto é segurança tecnológica.
Mas, se pararmos para analisar o mercado como um todo, notamos que um dos principais serviços que ainda reluta para se adequar à isso são os sistemas bancários.
Não que eu seja um grande entendedor de sistemas de segurança e etc, mas entendo o seu usuário – afinal, vida de suporte é isso. E recentemente o Google acabou removendo o completo suporte do Java, no qual fazia todo esse trem andar, pegando todos de surpresa e fazendo muitos usuários terem que utilizar um velho conhecido: o Internet Explorer.

Pois bem, “mas por que o Google fez isso ?”, você se pergunta. E foi por um detalhe muito simples: vulnerabilidade. 
O sistema do Java é usado hoje em quase tudo o que utilizamos no nosso sistema. Mas o que preocupou mesmo foi os problemas acarretados por uma tecnologia que para os padrões de segurança de hoje, está ficando obsoleta.
Por isso, todo suporte de applets de Java foi removido do código do Chrome.
Mas existe como resolver essa questão?! E a resposta é sim! Você pode voltar a usar o Chrome para tal. Mas lembre-se, você estará vulnerável à ataques Hackers hein?!

Vamos começar…

Primeiramente, baixe uma versão mais antiga do Chrome – sim, ela pode conter bugs e coisas do tipo, mas é melhor aprender a conviver com eles, do que ter a frustração de utilizar um navegador que não possui tecnologia para acessar aquilo que você precisa.
Esta versão que estou disponibilizando, é a 34 do Google Chrome – Você pode procurar por outras versões um pouco mais atualizadas, mas em grande parte, até mesmo a instalação offline acaba forçando o usuário (indiretamente) à pegar a última versão do navegador.

Caso você já possua a versão mais atualizada do Chrome, desinstale-a, e recomendo que passe algum programa que limpa erros e também o registro de programas não utilizador (como o CCleaner por exemplo).

Feito todo esses processos, é hora de instalar a versão que você baixou. Não tem mistério, é executar, e aguardar que o resto ele faz sozinho. 
Recomendo também, que você utilize a versão mais atual do Java (atualmente, na 8.60), para evitar qualquer tipo de incompatibilidade com o applet.

O macete

“Ok, mas feito isso, ele não atualiza de forma automática?!”, você deve estar se perguntando. E sim! Ele fará esse procedimento, caso você não faça esse procedimento.

O grande truque para manter o Chrome nessa versão, é remover o seu sistema de atualização automática dos Serviços do Windows.
É um procedimento bem rápido, fácil e seguro de se fazer. Portanto, aqui vão os passos:

Primeiro vá em “Iniciar” > “Executar” e digite o comando services.mscFeito isso, procure por “Serviço do Google Update (gupdate)” e “Serviço do Google Update (gupdadem)“.

Ambos fazem com que você receba atualizações do Google, sem o prévio aviso, ou sem seu consentimento. 

Dê dois cliques sobre eles, e clique em Desativar, e marque na opção Tipo de inicialização como Desativado.
Isso irá evitar que o Chrome atualize para a versão mais recente do aplicativo.

destivar_servico_google

Feito isso, reinicie a máquina, e tente acessar algum site que utilize o sistema do Java (como CaixaBanco do BrasilSicoob e etc). 
O applet gerencia principalmente o teclado no qual você precisa digitar a senha para ter acesso ao sistema do banco, ou sua conta Internet Banking.

Mas lembre-se: Essa solução PODE ser temporária. É altamente recomendado você consultar o banco sobre acessos ao seu sistema utilizando navegadores atualizados, e que sigam as normas de segurança. Do contrário, você pode estar vulnerável à ataques, como foi citado anteriormente.


Nos vemos em um próximo tutorial!