HQ “Temporal” é disponibilizado gratuitamente no Tapas

Vinícius Vidal Rosa

, HQs

Três anos após o seu lançamento, a quadrinista Hyna Crimson liberou seu quadrinho Temporal, gratuitamente, na plataforma online Tapas. A história aborda temas como depressão e sofrimento mental na adolescência. A autora espera que o acesso facilitado à história atinja um número maior de pessoas e as ajude a se conscientizarem e entenderem a importância do tema.

“Quando eu escrevi Temporal, meu objetivo era ajudar alguns amigos e pessoas próximas da melhor forma que eu conseguia: fazendo quadrinhos. Acabou que a recepção que tive de todos os leitores me deixou super feliz. Eu estava ajudando mais pessoas do que eu imaginei. Foi então que eu percebi que se eu colocasse o quadrinho online e gratuito, a história poderia atingir ainda mais pessoas e talvez ajudá-las nessa fase chuvosa”, explica a artista.

Temporal conta a história de uma adolescente que está passando por uma fase de sofrimento mental e que não consegue lidar com os fatos que acontecem na sua vida. “Todos os dias enfrentamos problemas externos e desafios internos que só nós conseguimos entender. Isso quando conseguimos entendê-los. Apesar de parecer um quadrinho de leitura fácil, Temporal trata de sensações e sentimentos onde um simples quadro vazio pode representar muita coisa”, detalha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A edição física da obra foi lançada em 2018, durante o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH). A versão online, publicada três anos depois, não é uma simples reprodução da versão física do quadrinho. Ao disponibilizar a história na internet, Hyna aproveitou a oportunidade e fez modificações para adaptar o quadrinho à nova mídia, usando recursos complementares como animações e efeitos sonoros.

A inspiração partiu de outras obras que fizeram uso de ferramentas multimídias. “A primeira vez que vi esse recurso o uso de animações em uma webcomic foi em Bear, da Bianca Pinheiro. Desde então estava querendo brincar com esse recurso. Foi então que surgiu a ideia de ressaltar alguns pontos da minha HQ através das animações. Um exemplo é o temporal constante na vida da personagem, que ganha ainda mais vida na versão digital”.

A edição digital de Temporal pode ser acessada no site tapas.io/series/Temporal