Belo Horizonte realiza evento para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional

Vinícius Vidal Rosa

, HQs

No dia 27 de janeiro, Belo Horizonte vai comemorar o Dia do Quadrinho Nacional na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. No local ocorrerão diversas atrações com intuito de promover a produção de quadrinhos locais, como oficinas, painéis e uma feira de quadrinhos independentes.

As palestras têm foco na aproximação dos leitores e artistas através de temas relacionados ao universo dos quadrinhos nacionais, debatendo vivências, experiências, obras e promovendo interação com o público. “O evento vai apresentar e promover um grande leque de artistas ao grande público. Mostrar que em Minas Gerais a produção de quadrinhos é constante, ininterrupta e para todos os gostos”, explica o organizador do evento e porta-voz da Representação de Quadrinistas de Belo Horizonte, Régis Luiz.

Umas das principais atividades será a Feira de Quadrinhos com a participação de dezenas de quadrinistas mineiros e com uma grande diversidade obras. Revistas, livros, zines e desenhos originais são vendidos pelos artistas, que também estarão disponíveis para contato com o público. “O dia do quadrinho nacional ótima maneira de conhecer a cena de HQs local e ter a oportunidade de conversar com seu autor preferido”.

O dia do quadrinho nacional

Em 1984, no dia 30 de janeiro, a Associação dos Quadrinistas e Cartunistas do Estado de São Paulo instituiu que o dia seria a data de celebração do Quadrinho Nacional. A data faz referência a primeira publicação de “As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, de Angelo Agostini, em 1869, obra pioneira dos quadrinhos no Brasil.

Serviço:

Data: 27 de Janeiro de 2018.​

Local:  Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. (Praça da Liberdade, 21 – Funcionários, Belo Horizonte – MG)

Horário: 10 às 18 h.​

Entrada: Gratuita

Realização: Representação de Quadrinistas de BH, Estúdio Black Ink, Fundação Municipal de Cultura, Prefeitura de Belo Horizonte e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Programação:

Oficinas

Oficinas com autores e profissionais que atuam na produção de HQs em Minas Gerais. Serão aulas e dinâmicas com abordagens técnicas, voltadas para os mais diversos públicos.

13h- Como Fazer Quadrinhos sem Ideias

Com Ricardo Tokumoto

15h- Erotismo no Quadrinho

Com Aline Lemos

17h- Como finalizar um projeto?

Com Gabriel Nascimento e João Belo

Palestras

Todas as palestras são gratuitas. Os interessados devem comparecer 30 minutos antes do início de cada palestra. A sala está sujeita a lotação.

14h- ​ Laboratório de Quadrinhos Potenciais​

Com Jão e participantes do encontro

15h- Ao Redor da História – Como Divulgar seu Próprio Trabalho

Com Flávia Denise, Raíssa Pena e Helen Murta

16h- Independente X Editora – Qual o melhor caminho?

Com Carol Rossetti e Laura Athayde

17h- Autobiografia e Quadrinho – A Nossa Experiência como Inspiração

Com Aline Lemos, Laura Athayde, Ricardo Tokumoto e Fabiana Signorini

Exposições

“Shut Up and Listen! HQ , Cinema e Animação”

Exposição do projeto multimidiático “Shut Up and Listen” do autor Daniel Bretas.

Uma obra desenvolvida para várias linguagens artísticas como Quadrinho, cinema e animação. A exposição é composta por reproduções impressas, desenhos e páginas originais do quadrinho, esboços, fotografias e anotações do roteiro do filme. Além de cartazes feitos por ilustradores e artistas gráficos convidados a integrar o projeto de divulgação do filme.

“A Arte do Desenho” – Acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Desde os tempos mais remotos o desenho foi uma forma de conhecimento, sabedoria e até uma poética.  A abordagem do desenho é complexa, por isso é difícil abrangê-lo nos seus diversos aspectos expressivos e na sua riqueza de possibilidades. A exposição convida o público a ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre o universo do desenho através da leitura dos livros em exposição.

Links do evento:

Blog do evento: 

https://diadoquadrinhonacionalbh.tumblr.com/

 

Facebook:

https://www.facebook.com/Dia-do-Quadrinho-Nacional-BH-1556043144411192/

 

Evento no facebook:

https://www.facebook.com/events/102656727212735/

Texto enviado por Igor Marques