10 benefícios que os games trazem


Recentemente, a mídia tem mais uma vez pisado nos calos dos Gamers, e incitado o lado negativo dos videogames, pregando que fazem pessoas se tornarem violentas e etc (sem nem ao menos citar o complemento “em excesso”).

Será que realmente aquela estigmatização de mil novecentos e Pack Man, de que videogames deixam as pessoas obesas, preguiçosas e violentas, tem algum fundamento verídico?!

Será que esse tipo de mídia, só tem a nos tirar, e não agrega em nada em nossas vidas?!
Bom, há quem ache que isso é “coisa do demônio”, e que deve ser “abolido das nossas vidas” (pesquisem Senador Valdir Raupp, que vocês vão entender essa frase), mas sim, há benefícios. Eis aqui, uma lista com 10 benefícios que os games trazem para nossa vida. E todas elas, devidamente estudadas e comprovadas. Portanto, sente na poltrona, e veja que os videogames podem te dar um Power Up!
10 – Destreza melhorada: Um estudo realizado com cirurgiões plásticos ao redor do mundo, revelou que  aqueles que jogam video game são 27% mais rápidos em seu procedimento, além de terem 37% menos chances de errar, comparados aos médicos que não jogam.

9 – Melhor memória: A Federação dos Cientistas Americanos revelou que, estudantes se lembram 90% melhor de uma situação simulada, do que uma memorização realizada por uma leitura (que corresponde a um aprendizado 10% apenas).

8 – Tratamento contra o Parkinson: Games que se baseiam em exercícios físicos (como o Wii Fit), ajudam e muito pessoas que sofrem de Mal de Parkinson. Um estudo realizado no Reino Unido, mostrou que pessoas que sofrem desse mal, submetidas a um tratamento de 12 semanas com esse sistema, apresentaram uma melhora em sua velocidade e equilíbrio de 55%.

7 – Mantém a calma: Jogar qualquer tipo de game, reduz em 17% a produção do hormônio responsável pelo estresse, o cortisol . O puzzle “Bejeweled” mostrou que mais da metade de seus jogadores, apresentaram uma redução de 54% do estresse físico.

6 – Aumento na capacidade de concentração: Gamers conseguem dar atenção em até seis coisas simultaneamente, enquanto os não-gamers, conseguem se concentrar em até quatro. Além do fato de que pessoas que jogam video game conseguem realizar um teste de cognição com 20% mais eficiência.

5 – Melhor visão: Jogar games de ação por algumas horas, aumenta a capacidade de alcance de visão, além de ampliar o perímetro perceptivo.

4 – Casamento: 76% dos casais que jogam video game junto, dizem que o relacionamento é impecável – Isso deve ter alguma exceção quando cai o loot do boss. Ai é o pau comendo solto (no bom sentido).

3 – Tolerância a dores: Estudos mostram que 50% dos gamers tem maior invulnerabilidade a  dores por queimaduras. Jogar videogames mais violentos, pode aumentar a resistência a dor em até 65% – Existem relatos de algumas pessoas que tiveram fraturas e demais lesões, e só começaram a apresentar sinais de dores após o contato visual com a lesão, o que pode ser a explicação mais plausível para essa afirmação.

2 – Inteligência e raciocínio – Jogadores demonstram ser 50% mais aptos a raciocinar com velocidade, além de ter 26% a mais de percepção em detalhes. Crianças que tem contato com videogames frequentemente, tem um crescimento mental e intelectual muito maior do que crianças que nunca tiveram um joystick em mãos.

1- Habilidades de combate real – Segundo um estudo desenvolvido por um jornal britânico, pessoal que jogam games de FPS ou shooter, tem a mesma capacidade de combate e resposta a eventos, que um combatente real – Agora suas horas de Call of Duty e Battlefield valem o mesmo que horas de voo no Flight Simulator, né não, Jão?!

Assim como qualquer coisa em excesso, os videogames também podem fazer mal. Mas sendo consumido de uma forma sadia, e como entretenimento, é uma excelente fonte de benefícios. Além dos citados, temos também o aprimoramento do inglês, que força os jogadores a entender a língua neo germânica, para uma ampla compreensão do enredo no qual está envolvido.

Agora você tem muito mais argumentos para apresentar para sua mãe, que vive dizendo que seu console irá estragar a TV. E também, mandar um e-mail para aquelas emissoras que andaram difamando recentemente, os games.

Matéria baseada no artigo do site GameFM.