Xbox One: O novo console da Microsoft

Novo console foi apresentado hoje, em Seattle (EUA).  Foto: Divulgação

Novo console foi apresentado hoje, em Seattle (EUA).
Foto: Divulgação

Hoje, 21 de maio de 2013, foi uma data histórica para a Microsoft. A apresentação de seu novo console, batizado de Xbox One abalou as estruturas do pavilhão montado na cidade de Seattle, e trouxe ao mundo um console robusto, e esclarecendo algumas das até então, hipóteses sobre o novo aparelho.

Xbox One, o novo console da Microsoft. Foto: Reprodução

Xbox One, o novo console da Microsoft.
Foto: Reprodução

Em primeira vista, temos um console robusto, com um poderoso hardware – uma CPU de 64 bits e já virá integrado no aparelho, um espaço em disco de 500GB – que, assim como seu concorrente, o Playstation 4, será uma espécie de central multimídia.A interface do software é bastante similar ao do sistema operacional Windows 8, e as facilidades de navegação, além de sua agilidade de resposta ficaram mais que evidentes na apresentação do novo aparelho, que conta com diversos serviços integrados, serviços como Skype agora fazem parte do aparelho, permitindo uma maior interação com seus amigos, e outros players.Mas, a grande novidade é o novo Kinect – que felizmente, virá junto com o console – que traz, além do já famoso sensor de movimento, também contará com um serviço de voz. Ou seja, você não mais precisará utilizar o corpo para selecionar os menus e aplicativos, mas agora poderá apenas ordenar o aparelho à uma função.
Agora o Kinect conta com uma maior gama de pontos de articulação, o que será de fato, muito bem aproveitado em franquias de dança, como Dance Central e outros.

O novo controle conta com reconhecimento através do Kinect

O novo controle conta com reconhecimento através do Kinect

O joystick do novo aparelho não sofreu tantas modificações como o do PS4, mas o seu design agora é um pouco mais robusto, e a precisão foi melhorada, além é claro, de contar com novos controles analógicos antiaderentes. Mas a mudança mais significativa é que o controle agora conta com um sensor, no qual o console reconhece jogador e joystick (através do Kinect) o que dá aos desenvolvedores, uma gama maior de possibilidade, além do sensor de movimento do próprio controle.

A Xbox Live continua forte no Xbox One, e conta agora com o serviço de Cloud, o que facilita o seu acesso ao seu conteúdo pessoal como fotos, músicas e filmes, através de Smartphones e Tablets. Games e outros serviços também estarão disponíveis no serviço, além de trazer novos desafios aos jogadores, como é o caso das conquistas, onde os jogadores agora poderão encontrar adversários com níveis de habilidade igualitários.

Em sua apresentação, a Microsoft apostou muito nos recursos que o console trará, e os games ficaram apenas em demonstrações de CG. Jogos como franquias da Eletronic Arts (Madden FL, Fifa, NBA) foram comentadas e demonstradas, mas seu gameplay possivelmente ficará restrito à E# (que ocorrem entre os dias 11 a 13 de junho, em Los Angeles).

Trailer mostra Lionel Messi em "Fifa 14" -  Foto: Reprodução

Trailer mostra Lionel Messi em “Fifa 14” –
Foto: Reprodução

Franquias novas foram anunciadas, como “Quantum Break”, que é a nova aposta do estúdio Remedy, responsável por games como Alan Wake e Max Payne.

"Quantum Break" é a nova franquia do estúdio de "Alan Wake"

“Quantum Break” é a nova franquia do estúdio de “Alan Wake”

Outro game bastante esperado pela imprensa e pelos fãs, foi “Call of Duty: Ghosts”, novo game da franquia, que trouxe diversas novidades técnicas, mas apresentou pouquíssimo em termos de gameplay.

Novo "Call of Duty - Ghosts" inova em engine gráfica e será lançado primeiro no novo console da MS.  Foto: Reprodução

Novo “Call of Duty – Ghosts” inova em engine gráfica e será lançado primeiro no novo console da MS.
Foto: Reprodução

Outros serviços foram apresentados, e os fãs foram ao delírio quando um video de Steven Spielberg foi introduzido ao evento, em que o mesmo diz estar em conjunto com a empresa, produzindo um série sobre a aclamada franquia “Halo”, intitulada “Halo: The Television Series”, que será exclusivamente feita para o console. Mais detalhes ainda não foram revelados, mas segundo Nancy Tellem, presidente de mídia digital na Microsoft, “Pela primeria vez, a TV será verdadeiramente personalizada no Xbox One. Ela também será social”

Steven Spielberg, está produzindo uma série sobre "Halo", inteiramente feita para o Xbox One.

Steven Spielberg, está produzindo uma série sobre “Halo”, inteiramente feita para o Xbox One.

Em suma, a apresentação da Microsoft foi muito repercutida, mas não focou no que a maioria das pessoas estavam aguardando: nos games. O que de fato não significa que perdeu para sua grande concorrente. Mas muitos detalhes serão explorados no próximo mês, na E3. Este ano tem tudo para ser um marco, já que ambas as empresas, Sony e Microsoft, já informaram que seus lançamentos serão simultâneos em todo o mundo. O embate entre as gigantes começa no fim do ano.