PUBG na PS Plus: 8 dicas para quem vai começar a jogar

PLAYERUNKNOWN’S BATTLEGROUND (PUBG) está disponível na PS Plus, serviço de assinatura do Playstation, a partir de hoje, 1º de setembro. Os assinantes podem resgatar o jogo até 6 de outubro.

Não poderia haver momento melhor para começar sua jornada pelos campos de batalha – ou então para retornar a eles. Por isso, aqui vão oito dicas (e alguns segredos!) para ajudar a alcançar o tão sonhado Chicken Dinner:

1 – Ajuste os controles


O primeiro passo para se dar bem nas partidas do PUBG é personalizar os controles para se sentir confortável enquanto joga. Nada é mais frustrante em um jogo de tiro que tentar mirar em alguém, ou executar uma ação rápida e acabar não conseguindo por conta de configurações básicas.

A primeira e mais importante opção a se modificar aqui é a sensibilidade.No controle do PlayStation 4, por exemplo, geralmente se usa sensibilidades mais altas, para acelerar o movimento da mira e chegar mais rápido no alvo. Muitos jogadores usam um valor próximo de 18. Já quem usa mouse vai no sentido oposto. Geralmente se opta por sensibilidades mais baixas para aumentar a precisão enquanto mira.

Não há um valor ideal para todas as pessoas, já que tanto os seus periféricos quanto gosto pessoal importam muito aqui. Entre no modo treino, teste um valor e ajuste quantas vezes for necessário, até se sentir confortável para mirar. Uma maneira boa de testar sua sensibilidade é rodear um alvo sem deixar a mira sair dele. Se estiver muito difícil manter a mira no alvo, talvez seja a hora de um ajuste.

Outras opções também devem ser configuradas. Para quem vai jogar no controle, há configurações de botões já prontas para utilizar. A comunidade, na maior parte dos casos, usa a configuração B, que lembra os controles de outros shooters populares. Se você já jogou outros jogos do gênero, pode ser a ideal para você se adaptar mais rápido. Também é questão de gosto pessoal.

Por fim, você pode ajustar a cor da sua mira para um bom contraste, o campo de visão (FOV), ativar ou não o loot automático e configurar diversas opções de acessibilidade. Teste tudo que puder e deixe o jogo ajustadinho para a sua preferência. Isso faz muita diferença na hora dos momentos tensos das partidas e garante posições melhores.

2 – Pule antes do local marcado

Agora que você já está confortável para jogar, é hora de embarcar no seu primeiro avião. Há vários mapas para se jogar e em todos eles você vai precisar escolher um local e então saltar com somente o paraquedas nas costas para a batalha.

Antes de saltar, o ideal é escolher o lugar onde você vai no mapa e marcá-lo. Cidades maiores atraem mais jogadores e por isso são mais perigosas, mas contam com equipamentos e armas melhores para você coletar, o chamado “loot”. Cidades menores e vilas são mais indicadas para quem está começando, especialmente se você estiver jogando sozinho.

Não deixe para pular só quando o avião estiver passando em cima do local marcado. Isso porque a física do PUBG é realista e você pode utilizar a sua direção na queda para acelerar a sua chegada ao chão. Além disso, você vai ter um tempo de paraquedas, que é mais veloz indo para frente do que apenas planando em linha reta até o chão.

Há guias mais complexos e detalhados sobre como saltar de forma perfeita, mas você ainda está começando. Por enquanto, tente pular quando atingir ⅔ do caminho do avião até o local marcado. Incline o seu personagem para pegar velocidade e tente chegar o mais rápido possível no chão com o paraquedas.

3 – Conheça as armas

Mas você também precisa vencer depois que chega no chão! É preciso encontrar armas e equipamentos que vão te ajudar nos combates pelo mapa. O problema é, quais armas pegar?

Há várias opções espalhadas por todos os locais, especialmente dentro de casas e construções. Embora existam armas mais utilizadas, todas podem servir em um primeiro momento, mas vão influenciar no seu estilo de jogo.

Rifles de Assalto, por exemplo, são ótimos em médias distâncias e podem até funcionar tanto para combates de perto quanto os mais distantes, dependendo da mira acoplada na arma. Por conta disso eles são muito indicados para quem está começando. M416, Scar-L e a AK-47, fazem parte desse grupo.

Escopetas são mortais em espaços curtos mas praticamente inúteis contra inimigos que estão longe. Para as SMGs também vale o mesmo. Já as Snipers ficam reservadas para aqueles que curtem combater à distância e exigem um pouco de treino. Como você pode carregar duas armas principais, o ideal é escolher armas de dois grupos diferentes, para ficar preparado para lutar a várias distâncias.

Conhecer todos os tipos de arma, e especialmente as peculiaridades de cada uma delas leva um tempinho mesmo. No modo treino você pode acelerar esse processo. Escolha uma arma e treine nos locais de tiro ao alvo. Para treinar controle de recuo, atire com elas no modo automático em uma parede e veja o padrão do Spray. Mire novamente na parede, ao lado do padrão que você acabou de descobrir, e segure o dedo no gatilho, mas dessa vez compense o recuo fazendo o movimento contrário do padrão com a mira, tentando atirar sempre no mesmo local.

Saber o que cada arma faz vai te ajudar a se adaptar com qualquer loot que encontrar e também o que fazer quando encontrar um inimigo. Quanto mais estilos de jogo você dominar, mais imprevisível e capaz de vencer a partida você vai se tornar.

4 – Não fique apenas se escondendo

Começar em cidades menores é o mais indicado para os iniciantes, mas isso não quer dizer que você deve se esconder o tempo todo, em todas as partidas. Aprender a trocar tiro com os adversários também é essencial e você só vai começar a ganhar os seus Chicken Dinner’s quando dominar essa arte.

Em algumas quedas, salte em locais mais movimentados e tente combater os adversários. Isso significa mais voltas ao Lobby, mas também vai te dar experiência para atirar em várias distâncias, com vários tipos de armas e miras contra adversários reais.

Quando ficar mais acostumado e for realmente lutar pelas posições mais altas, faça o caminho de loot mais seguro, em locais menores, e atire somente se tiver certeza que vai derrubar o adversário. Quando for surpreendido ou estiver nas zonas finais, no entanto, vai estar preparado para o combate.

5 – Domine o tempo do gás

No PUBG o gás é um fator determinante para a estratégia dos jogadores. A cada novo círculo, também chamados de safes, o mapa fica menor e força os jogadores a se encontrarem. Aqueles que ficarem de fora do círculo vão tomar dano e morrer lentamente. Saber dominar esse tempo vai te dar vantagem.

Fique atento para sair assim que o gás começar a se movimentar. Em círculos mais avançados, é bom sair até mesmo antes, para garantir uma boa posição. Errar o tempo logo no início do jogo pode significar passar a partida toda correndo do gás e com pouco tempo para loot ou procurar inimigos.

Para os mais espertos o gás pode ser uma arma. Se você se posicionar rápido no novo círculo, pode atirar nos atrasados que vão estar correndo desesperados para a nova safe. Logo após eliminar os retardatários, o gás vira uma proteção às suas costas e você só vai precisar se preocupar com a frente e os lados.

Jogue bastante para dominar esses tempos, tirar vantagem do gás e melhorar as suas chances de vitória.

6 – Não esqueça das granadas

Um dos maiores erros dos principiantes é esquecer granadas e molotovs na mochila. Esses explosivos são essenciais em várias situações e vão te dar a vantagem para vencer a partida.

Em um combate onde o inimigo está entocado em uma casa, ou atrás de uma árvore, faça o chamado trabalho de granada. Jogue uma redondinha na direção dele e deixe que ele faça a escolha. Se ficar, morre para a granada. Se correr, você fuzila.

É possível arremessar a granada por cima ou rolando por baixo. Dependendo da sua plataforma o atalho será diferente, confira no menu.

Há ainda outros tipos de granadas, como a de gás, que ajuda muito quando não há um local para se esconder por perto e você é surpreendido. Tente usá-las algumas vezes para pegar o jeito e incorporá-las no seu jogo.

7 – Cuidado com os veículos

Nem sempre a safe vai fechar aonde você imagina e ir a pé vai tomar tempo demais. Nessa hora os veículos são essenciais. Há uma boa diversidade deles no jogo e o que todos eles têm em comum é a quantidade de barulho que fazem.

Tente não andar apenas em estradas e pisar o mínimo possível no acelerador, usando as descidas para se movimentar sem fazer tanto barulho.

Se for preciso descer do carro para trocar tiro, use ele de cobertura. É possível até estourar os pneus dos seus lados para que ele fique mais baixo e proteja os seus pés. Só tome cuidado para ele não explodir junto com você.

8 – Assista aos Replays

Morrer não é legal, mas pode ensinar bastante no PUBG. Sempre que um inimigo te mandar para o Lobby, é possível ver um replay que mostra os momentos que antecederam o seu abate.

Não pule esse vídeo e tente entender o que o inimigo fez, qual foi o seu erro e como você pode melhorar no seu próximo jogo. Esses pequenos aprendizados vão fazer a diferença na sua evolução.

Dicas rapidinhas

→ Pistolas são pouco efetivas após a fase inicial do jogo e sua munição ocupa um espaço importante do seu inventário. Assim que possível, descarte-as.

→ Um capacete ou colete danificado, mesmo de nível alto, geralmente são inferiores a um novo de qualquer nível. Troque-os se precisar.

→ Guarde a arma nas costas para correr mais rápido.

→ Energéticos e repositores de adrenalina ajudam muito no combate e a correr do gás. Use-os.

→ No modo terceira pessoa, pressione R1/RB nos controles ou ALT no PC e vire a câmera para olhar em volta sem mudar a direção do personagem. Isso é essencial para encontrar os inimigos.

→ O Air Drop, aquela caixa jogada pelos aviões no meio do combate, contém sempre ótimo loot, mas atrai muitos inimigos. Pense bem antes de correr para abrí-la.

→ Se estiver jogando com squad e derrubar um inimigo, foque em acabar com os companheiros dele antes de perder tempo finalizando.