Influência dos Jogos na Personalidade

pensador
Vídeo Games e RPGs sempre foram formas de entretenimento cercadas de polêmica, na maioria dos casos é uma ladainha tocada em uma tecla só: O Grau de influência desses jogos na personalidade dos jogadores. O tempo passa e a ladainha tentando incriminar esses jogos surge das profundezas obscuras como alguma besta bizarra dos livros de Lovecraft fazendo a mídia, sobretudo em alas hipocritamente conservadoras, atacar os dois tipos de jogos sem lá muita propriedade . A título de exemplo, ano passado um psicólogo no TED dizia que o vídeo game e a pornografia irão extinguir a humanidade.

<Coment Ironic Mode: On> Pois é… todos os 7.200.000.000 de pessoa do mundo não param de procriar num mundo de recursos limitados e de população crescendo descontroladamente e o problema, claro é a Sasha Grey e o Super Mario que estão mantendo os homens virgens…</Coment Ironic Mode: Off>

Essa questão é antiga e vem de outras mídias de entretenimento e de outros tempos. Nos idos de 1950 a suspeita de que as histórias em quadrinho incentivavam a delinquência enterrou a “Era de Ouro dos Quadrinhos” dando início da era de Prata onde todo um conjunto de regras (Comics Code Authority) foram estabelecidas para que pudesse fazer quadrinhos. Muitas heróis nasceram nessa época, e muitas bizarrices, como um Super-Homem com cabeça de formiga, surgiram para adequar as histórias. Nem vamos entrar aqui no mérito de obras mais antigas, esse é apenas um exemplo mostrando que o problema é mais antigos que a geração “y” se depara.

Recentemente temos o caso do menino que supostamente matou a família toda com disparos precisos de uma arma .40. Não vamos tratar aqui sobre a questão do menino ser ou não Inocente, mas sim da acusação de que o game, “Assassin’s Creed” teria, de alguma forma estimulado o Rapaz a realizar a chacina. A coisa tomou proporções tal que até mesmo a Ubisoft, produtora estrangeira do jogo, acabou tendo que se manifestar a respeito.

Bem, primeiramente temos de ver o significado de influência para dar continuidade ao raciocínio. Segundo o Dicionário de Portugues Online isso é o que significa influência:

s.f. Ação de uma pessoa ou de uma coisa sobre outra: ter grande influência sobre uma criança; influência do clima sobre o temperamento. Ascendência, autoridade, crédito, prestígio, preponderância.
Influxo.

O priberam, define:

(latim medieval influentia, -ae)

s. f.

1. Acto ou efeito de influir.

2. Influxo, ascendência, preponderância.

3. Acção que uma pessoa ou coisa exerce noutra.

4. Entusiasmo.

5. Acção exercida pelos astros nos corpos sublunares.

6. [Física]  Acção dos corpos electrizados exercida nos outros corpos.

7. [Medicina]  Doença epidémica que ataca as vias respiratórias. = GRIPE, INFLUENÇA

 

Bom, ambos concordam que há ação imposta de uma coisa ou pessoa sobre outra. Ação é uma palavra bem ampla pois violentar alguém seria uma forma de se ter influência sobre outros, o que faz sentido se levarmos em consideração que a força já foi bastante empregada para forçar alguém a alguma ação. A pergunta enfim é: que ação o game toma sobre o jogador, ou melhor como o jogo atua na personalidade do jogador?

Agora, pergunto: porque o jogador é tomado sempre como um entidade passiva neste tipo de acontecimento? É o jogo que influencia ou um jogador que se deixa influenciar pelo jogo? Já notaram que quando o assunto vem à tona parece que os gamers/rpgistas são entidades completamente distraídas que simplesmente ao jogar duas ou três horas do seu jogo favorito vai recebendo influencia do mesmo vindo a se tornar um monstro potencial em algum tempo, numa versão NERD de Dr. Jacky and Mr. Hyde? Porque o estado psicológico do jogador é simplesmente deixado de lado quando alguma tragédia é associada aos games/RPGs e aparece na mídia? Porque não chamam os jogadores de retardados de uma vez?

A minha visão sobre a coisa é bem simples: Não é game que influencia nada, a menos que se tenha algum problema mental ou neurológico prévio. O que ocorre é que indivíduos com algum tipo de perturbação passam a buscar coisas relacionadas à sua doença. Não são games estilo FPS que formam ou incentivam a se criar atiradores assassinos, mas pessoas violentas buscam esses jogos porque de alguma forma se identificam com os elementos dele. Ora, é sabido que o Futebol é um jogo muito popular no Brasil (estou sendo eufêmico, ok?) é curiosamente games de futebol sempre foram bastante populares por aqui, porque esses games tem relação com um elemento prévio de nova cultura.

Mas talvez alguém fale que conhece outro alguém que por acaso passou a jogar futebol porque jogou Winning Eleven, mas a situação é diferente com assassinos pois jogar futebol não levanta centenas de questões éticas e não é porque alguém quis jogar futebol porque jogou antes Winning Eleven que significa que alguém vai sair por aí matando pessoas porque jogou um FPS!

Um relatório do site Newzoo divulgou agora no meio do ano o Global Games Market Report 2013 e o relatório revela que o mundo tem cerca de 1,2 bilhões de gamers, de acordo com o News10 Isso representa aproximadamente 18,06% do total da população mundial, considerando que ela é de 7,2 bilhões. Eu não vou contar aqui RPGistas porque não tenho dados suficientes para isso. Mas , segundo essa pesquisa, uma em cada 5-6 pessoas no mundo é gamer! Se você ainda acredita que vídeo-games influenciam alguém a ponto deste cometer crimes lhe recomendo que reveja seus conceitos ou se esconda muito bem numa caverna e, preferencialmente fique por lá…

_______________________________________________________________________________________________________

Texto enviado em contribuição por Rogério “Monge da Dungeon”.