Horizon Chase Turbo: Senna Sempre – Review (PS5)

Falar de Horizon Chase Turbo é bastante fácil. É um game de gênero corrida, com uma jogabilidade arcade e que presta uma homenagem, primeiramente ao clássico Top Gear, e posteriormente a outro clássico dos games de corrida: Out Run.

Apesar de homenagear jogos que marcaram o jogador brasileiro – e que não necessariamente são jogos aclamados lá fora, mas muito queridos por aqui -, ainda faltava prestar uma homenagem ao que é nosso. Por isso, o estúdio brasileiro Aquiris Game Studios lançou a nova DLC homenageando um dos maiores pilotos (se não o maior dos) brasileiros da Fórmula 1, e de quebra, ainda fez mais uma homenagem a um clássico da Sega, em Super Monaco GP 2. Ayrton Senna chega acelerando na nova DLC “Senna Sempre”, que reconta, do jeito Horizon Chase de ser, a trajetória de Senna e celebra os 30 anos de seu tricampeonato. 


Era uma vez…

Hoje eu tenho 31 anos. Nasci em 1990. Senna já era o rei dos domingos e lembro vagamente de acompanhar, junto com meu pai, as corridas e de vibrar com ele ao ver Senna no pódio. Aliás, é interessante relembrar algumas coisas da infância, sobretudo desse ponto específico, por que um dos sonhos da minha infância era ser um piloto de Fórmula 1. Lembro que uma das coisas que eu mais queria ter era um boné azul do Banco Nacional, um dos símbolos do piloto, que era constantemente visto com o acessório. 

Senna era um ícone, um herói, um símbolo nacional. A gente não gostava dele apenas por ele ser um excelente piloto e por fazer dos carros que ele pilotava  extensões do seu próprio corpo. Senna era uma pessoa que inspirava motivação, que provava que nada era impossível e que se destacou em um esporte sem muito apelo, que é dominado por europeus.

Sua grande marca, além da determinação e foco, era o domínio que tinha em dias de chuva. Não à toa, ganhou o apelido de “rei da chuva”, por seu desempenho quase sobre-humano ao dominar o asfalto molhado. A sede de superação de Senna era o que inspirava o povo brasileiro, que vivia um período de transição de uma terrível ditadura para o retorno da democracia, e tinha que contar com os problemas econômicos e sociais de um Brasil devastado por 21 anos de repressão. 

A alegria do povo vinha justamente de seus malabarismos automobilísticos e sua incansável vontade de superar. Atitude essa que inflamava o coração do povo sofrido, que o elevou ao patamar de herói nacional. Quando o piloto faleceu, em 01 de maio de 1994, batendo contra um muro de contenção em Ímola, na Itália, é uma cena difícil de esquecer. As palavras de Galvão Bueno, grande amigo do piloto, ao colidir com o carro, e todo o ar de preocupação em torno da situação, fizeram o Brasil parar. Até hoje, rever essa cena e ouvir as palavras de Galvão “Senna bateu forte”, me dá um certo arrepio.

Lembro, ainda que vagamente, com meus 4 anos, que esse momento foi um dos poucos que vi meu pai, um grande fã do piloto, devastado. O clima no país inteiro era de muita tristeza, pois não se perdia apenas o piloto Ayrton Senna, mas também o símbolo que ele representava: o Brasil podia chegar aonde quisesse, seja com sol ou abaixo de chuva. O importante era manter a determinação. 

 

O jeito certo de homenagear

Horizon Chase Turbo já é uma homenagem por si só – Você pode ler a análise que fizemos sobre ele na época, clicando AQUI -, e o novo pacote de conteúdo “Senna Sempre”, não é só uma adição de novas pistas e novos carros para o jogo, mas ele pode ser entendido como um novo jogo dentro do jogo. Mas ele também não se limita a ser só uma homenagem ao piloto, mas aos antigos games de Fórmula 1 e que utilizaram a figura de Senna, como um garoto-propaganda destes. 

Uma das adições mais interessantes que Senna Sempre traz é que, além da possibilidade de jogar tanto em terceira pessoa – visualizando o carro de uma perspectiva um pouco mais distante, na visão padrão que o game já oferecia -, agora podemos ter uma visão do cock pit do piloto, remetendo ao clássico Ayrton Senna’s Super Monaco GP 2, game que teve a supervisão do piloto e que foi lançado em 1992, para o Mega Drive. Nesse modo, é possível sentir toda a adrenalina de se pilotar um dos carros que Ayrton utilizou na sua trajetória pela Fórmula 1.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro ponto interessante é que temos tanto um modo de corrida livre, em que podemos utilizar para praticar as pistas e testar os carros que fizeram parte da carreira do piloto, como o modo campanha, que tradicionalmente, irá contar um a trajetória de Senna e suas passagens por equipes como Lotus e McLaren. 

Em questão de jogabilidade, ‘Senna Sempre’ se mantém como o próprio Horizon Chase Turbo, prezando por uma jogabilidade longe de um realismo, mas que nem por isso é um demérito, muito pelo contrário. Ele mantém o tom acessível e que mesmo quem nunca jogou o game – seja HCT ou a nova DLC – em poucos minutos, já é capaz de aprender suas mecânicas e entender a dinâmica do jogo. 

Talvez, a única adição que ficou faltando aqui, seria um momento de parada para abastecer o veículo e trocar os pneus. A falta desses elementos não atrapalha, mas seria uma imersão bastante interessante, tanto para os fãs de automobilismo, como para os fãs do próprio jogo. 

Sobre as corridas, basicamente temos famosos autódromos pelo mundo, com alguns objetivos extras. Além de testar suas habilidades em chegar nas melhores posições, as pistas oferecem alguns desafios que destravam novos conteúdos. Para isso, o jogador deve cumprí-los de acordo com a demanda, que pode ser “utilize 4 nitros durante a corrida” ou “colete todas as moedas da pista”. 

 

Fazendo história com Ayrton Senna

É nítido em cada elemento da nova DLC o empenho em não apenas adicionar um novo conteúdo a ‘Senna Sempre’. O trabalho da Aquiris em oferecer uma experiência neste novo pacote de conteúdo é digno de todo o reconhecimento. Felipe Gugelmin, que trabalhou na criação de conteúdo narrativo para a DLC, explica como foi trabalhar em um projeto e uma figura como Senna. “Eu trabalhava como ‘faz tudo’ em matéria de produção de conteúdo na Aquiris. Então, disseram que pra esse projeto, teriam algumas telas contando sobre a carreira do Senna, sobre algumas das corridas que marcaram a trajetória dele e me chamaram para ajudar com isso”, contou. 

Felipe também contou um pouco da sua relação com o piloto. Minha relação é a de ser criança e saber que ele era importante. Não chegue a acompanhar tudo o que ele conquistou. Quando ele morreu eu tinha 7 anos, então não acompanhei a história em si, só o legado que deixou”.

Sobre como foi trabalhar com uma figura tão importante para o esporte, Felipe explica que foi uma responsabilidade muito grande. “Mesmo décadas após o acidente trágico que tirou a vida dele, Senna permanece como uma figura influente e uma referência para os fãs de automobilismo e pilotos. Teve muita pesquisa e cuidado envolvidos para representar bem a imagem dele”. 

Concluindo…

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre vai além de um pacote de conteúdo. É o reconhecimento de um legado no automobilismo. Senna podia ser uma pessoa diferente fora das pistas, com suas contradições e seus pensamentos. Mas não é esse personagem que é representado aqui. Aqui, temos o piloto, o cara que quebrou a hegemonia europeia no esporte, que não colocou o Brasil no mapa do automobilismo, mas que marcou uma geração por sua motivação e sua sede de ultrapassar, não apenas seus oponentes, mas seus próprios limites dentro da pista. 

Senna Sempre será alguém que vive no coração de cada brasileiro que acordava cedo no domingo para vê-lo correr. Senna Sempre terá um espaço na memória do povo brasileiro, incentivando sempre a dar o melhor de si. Senna Sempre, é a homenagem brasileira que faltava para preservar um pouco da memória deste, que é sem dúvida, um dos nomes mais importantes do automobilismo mundial. 

Senna Sempre será lembrado.

Agradecemos a Aquiris Game Studios por no ceder uma cópia do game para a confecção dessa análise.