Google anuncia Stadia, sua plataforma de streaming de jogos

Avatar

Durante sua apresentação na Game Development Conference, a Google anunciou seu ambicioso projeto de entrada no mundo dos games. Batizado de Stadia, a nova plataforma terá um foco centrado em streaming.

O que é o Stadia?

O Google Stadia virá como a promessa de implementação definitiva do sistema de streaming de jogos através da internet. Ele irá possuir uma GPU de 10.7 teraflops, algo muito superior a capacidade de processamento gráfico do Xbox One X e o Playstation 4 Pro juntos. Além disso, ele terá integração total com os principais serviços da Google, como o Youtube para transmissão online de partidas.

E como ele funciona?

Utilizando qualquer dispositivo como Computadores, Tablets, Smartphones e Televisores, o Stadia utilizará os servidores da Google para processar os títulos via streaming.
O anúncio também trouxe a revelação do Stadia Controller, que irá ter total compatibilidade com os dispositivos descritos acima.

Funcionando através de conexão Wi-Fi, o controle terá além dos principais comandos, trará funções como o Save Share, onde os usuários poderão salvar e compartilhar conteúdos com outros usuários, além do Google Assistente, onde você poderá pedir dicas durante uma jogatina, caso não consiga passar de uma determinada fase ou puzzle.

Funcionalidades e recursos

Em seu anúncio de lançamento, o Stadia virá com suporte a resolução de 4K e 60 frames por segundo, mas há planos para que resoluções em 8K e 120 fps sejam implementadas no futuro.
Além disso, também foi anunciado que a plataforma terá suporte a recursos de cross-platform, mas ainda não se sabe com quais outros consoles.

Outro recurso interessante anunciado foi o Crowd Play, onde espectadores de uma stream poderão entrar em uma sala para jogar com seus streamers favoritos.

Títulos e lançamentos confirmados

Até o momento, alguns títulos de peso já foram confirmados para a nova plataforma, como Assassin’s Creed Odyssey e DOOM Eternal, que, segundo o anúncio, já virão nativamente com suporte a 4K e 60fps em seu lançamento. Alguns outros títulos foram mostrados durante a conferência, mas não há nenhuma confirmação de que Shadow of the Tomb Raider e NBA 2k19 serão lançados para o Stadia em seu lançamento.

Com a liderança de Jade Raymond, a Google anunciou um estúdio totalmente focado para colaborar com outros estúdios interessados em trabalhar com a plataforma, chamado de Stadia Games and Entertainment

Ainda não há uma data de lançamento confirmada, mas está prometido para chegar ainda esse ano apenas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. O preço também não foi divulgado.

Fonte: Torre de Vigilância / Twitter