Documentário sobre a chegada dos videogames no Brasil é disponibilizado gratuitamente

O Brasil hoje é um dos principais mercados consumidores de videogames do mundo. E isso não é algo recente, já que em meados dos anos 80, com a chegada desse novo modo de entretenimento, nós fomos pegos por uma onda crescente de títulos e aparelhos disponíveis em nosso varejo.

Muito disso, em decorrência das dificuldades de importação da época – seja pelo preço, ou pelas políticas de proteção do mercado nacional, que forçavam as empresas a driblarem com genialidade, e colocarem no mercado títulos que já faziam sucesso no exterior.

O documentário 1983: O Ano dos Videogames nos Brasil retrata exatamente esse período, mostrando como o mercado nacional conseguiu ter acesso aos principais títulos da época, com diversas entrevistas de colecionadores, entusiastas, e profissionais que relataram as dificuldades e percalços para colocar um console à venda no país.

O filme foi produzido de maneira independente, através de uma campanha de crowndfounding no site Kickante, arrecadando mais de R$23 mil e levou quase dois anos para que a produção fosse concluída.

Atualmente, ele está disponível de forma gratuita no canal ZeroQuatro Mídia.
A produção é um dos principais registros sobre o tema, e é baseado no livro homônimo escrito por Marcous Vinicius Chiado, que co-dirigiu o documentário juntamente com Artur Palma.

Você pode assistir ao documentário logo abaixo:

Fonte: Youtube