Será o fim do canal “Nostalgia”?!

Avatar


Pois é meus amigos, eis que o tio aqui resolveu dar sua opinião sobre essa questão que está envolvendo uma batalha internética entre o canal de TV FOX, e o Canal Nostalgia, do Youtube.

Pra quem não conhece, o Canal Nostalgia – como o próprio nome já diz – traz um conteúdo muito bacana, que revive a criança dos anos 80/90/2000 que habita adormecida dentro de nós, e traz assuntos que deixam sempre aquele gosto de saudade. Comandado pelo ladrão de oxigênio da internet, Felipe Castanhari, o canal tinha um conteúdo semanal, que trazia sempre videos de aproximadamente 30/40 minutos, sobre um assunto só, com muita informação e diversão.

Mas, o último vídeo do canal, focado completamente na série “Os Simpsons” – que sequer falava mal, ou criticava a série – foi o gatilho para que a FOX se sentisse lesada, por uso indevido da imagem de seu programa, o que gerou o chamado “Strike” – que é quando uma empresa se manifesta contra o uso de imagem ou publicação sem autorização de uma marca que ela detém.

Com três notificações, o canal é deletado do Youtube, no prazo de 7 dias.

Vale ressaltar, que isto é uma política que está sendo adotada recentemente pelo Youtube, e que pode comprometer e muito, canais que –  como o Nostalgia – vivem de trazer esses programas e marcas e mostrá-los ao público consumidor da Websfera.

O que eu me pergunto, é se realmente essas empresas sabem como a internet de fato funciona?! Independente se você vai elogiar ou criticar uma marca, ela pode se manifestar, e tudo mais… Mas chegar ao ponto de PROIBIR um conteúdo de ser veiculado – sob alegações chulas e que não fazem sentido – é o mesmo que CENSURAR conteúdo.

Será que estamos prestes à começar a vivenciar uma época de restrições na internet?! A Ditadura Virtual ameaça todo esse mundo de conteúdos?! Começou com o MEGA UPLOAD, depois, vieram projetos como o SOPA, e o PIPA… E agora?! Seremos assolados por um controle do que podemos ou não falar na Internet?!

Quem ditará essas regras?! E a FOX, perdeu grana com uma simples e singela homenagem à um dos melhores seriados de TV, que já consolidado, não deveria nem sequer preocupar-se com esse tipo de coisa?!

São perguntas que apenas o tempo dirá. Enquanto isso, torçamos para que um dos melhores canais do Youtube – sobretudo, que me perdoem os demais youtubers, mas é o canal no Youtube BR mais original que conheço – não seja retirados, e possamos continuar curtindo aquela boa e velha Nostalgia.

Boa sorte, Castanhari. O Salvando Nerd está torcendo por você.