Warner pede que bar temático de Harry Potter em São Paulo mude de nome

Inaugurada no dia 31 de julho, a hamburgueria temática da saga Harry Potter chamada “Beedle, o Bar” mal abriu suas portas e já teve alguns problemas com direitos autorais devido ao seu nome.
A Warner Bros. Entertainment, detentora dos direitos da obra de J.K. Rowling, solicitou aos donos do estabelecimento que trocasse seu nome por outro, já que o nome original da hamburgueria faz uma referência direta a um dos spin-offs da sério, “Os Contos de Beedle, o Bardo“.

Em uma nota publicada em seu Instagram, o estabelecimento conta com mais detalhes sobre a mudança de nome de Beedle, O Bar  para Vassoura Quebrada.

Boa tarde! Sem grandes delongas, gostaríamos de informar a todos vocês que após a enorme repercussão que nosso estabelecimento teve na mídia, fomos cordialmente contatados pela Warner Bros. Nesse contato nos foi solicitada a alteração do nome “Beedle, o bar”. Entendemos a posição que nos foi dada em relação ao que em um primeiro momento, era um trocadilho “fofo”, e acatamos de imediato, pois como já havíamos citado, nossa inspiração sempre teve um limite até onde ir. E de forma alguma vamos seguir com algo que possa causar conflito com uma obra que temos tamanha admiração. Sendo assim, nossos bruxos utilizaram os seus maiores conhecimentos na arte da transfiguração conjunta e nosso bar se tornou hoje o “Vassoura Quebrada”! E aproveitando o momento em que as varinhas estavam unidas, desfizemos mais do que nunca parte do feitiço que protege nossos segredos…essa é uma parte de um de nossos salões que em breve receberá com alegria a comunidade bruxa e amigos não mágicos. Nossa ambientação, produtos (hambúrgueres, drinks e sobremesas) e essência não sofreram alterações, pois desde o principio, nosso ideal era criar um local imersivo ao mundo de magia, e não um local temático de apenas uma história famosa em si. Estamos expondo tudo isso de forma clara, em respeito aqueles que abraçaram a ideia desse ponto de magia na cidade de São Paulo, a inauguração permanece dia 31/07 e em breve vamos postar mais detalhes sobre métodos de pagamento, reservas e tudo mais que suas corujas enviam diariamente para nós! Hahaha. Reiterando oque já havíamos publicado, não somos uma hamburgueria/bar temático de nenhum produto, ou conto pertencente a Warner Bros, ou qualquer outra semelhante. Todos os usos de suas marcas licenciadas são de exclusividade de suas detentoras. — Agora de recado dado, gostaríamos de apresentar o lema da nossa casa: 🎼”Varinhas em punho, Oh Bruxos caminhantes na estrada! Seu lugar de repouso e deleite, é o Vassoura Quebrada!” #vassouraquebrada

Uma publicação compartilhada por Vassoura Quebrada (@vassouraquebrada) em

Apesar de utilizar uma breve referência de um dos livros da escritora, o comunicado esclarece: “Nossa história é realmente nossa. Não estamos e não vamos fazer apologias a filmes e contos famosos de magia“.

Para quem quiser curtir um ambiente próximo aos estabelecimentos comerciais da franquia Harry Potter, o Vassoura Quebrada fica no bairro Perdizes, em São Paulo.

Fonte: Dragão Geek