Super computador feito de vários PS3 está sendo usado para estudar buracos negros

28144105426512
Além de marcar uma geração como seu antecessor –  o Playstation 2 –  Uma nova funcionalidade foi descoberta para o PS3. Nesse instante, 200 desses aparelhos rodam relatórios incessantemente para descobrir mais sobre os buracos negros.

Isso mesmo leitor. Você não leu errado! Tudo isso é obra do astrofísico Gaurav Khanna, da Universidade de Massachusetts de Darthmouth, que projetou um supercomputador constituído apenas de aparelhos Playstation 3 rodando simultaneamente.
Segundo Khanna, o que o incentivou a levar o projeto à ser executado, é que segundo ele, o potencial do Playstation 3 em capacidade de processamento é muito superior aos atuais computadores utilizados para esta finalidade.

Em 2009, o astrofísico montou uma “pequena rede” de 16 videogames interligados para executar seus complexos cálculos. E acabou dando certo, e após essa “descoberta”, ele acabou comprando mais 200 unidades e montou um superlaboratório refrigerado, para o seu “supercomputa-Station”. Para você ter uma ideia da capacidade do nível de processamento da super-máquina, ele equivale a 3 mil processadores encontrados em máquinas comuns.

Atualmente, ele é utilizado para avaliar o comportamento dos Buracos Negros, incluindo também, a sua interação com outros componentes espaciais, como estrelas, e até mesmo outros buracos negros, além de claro, galáxias.

O que impressiona mais, é que o seus estudos estão evoluíndo muito, com a ajuda de Richard Price (físico da Universidade do Texas de Brownsville) e Scott Hughes (astrofísico do MIT), eles já conseguiram descobrir uma espécie de movimento capaz de parar por completo o fenômeno do buraco negro.

Fonte: Baixaki Jogos