Nintendo faz “onda de banimento” à pirataria no 3DS

Avatar

Esta semana, algumas comunidades de hackers reportaram uma “onda de proibição” para usuários que usam de “meios alternativos” para aproveitar o máximo do portátil de forma ilegal e online.

Em alguns fóruns como GBA Temp, Reddit e 4chan, algumas páginas foram abertas especificamente para saber se seus sistemas foram bloqueados pela Nintendo.
De acordo com alguns relatórios online, os usuários atingidos por essa nova medida anti-pirataria receberão um aviso contendo o código de erro 002-0102 ao tentarem carregar sua lista de amigos:

Segundo alguns relatos reportados pelo site Kotaku, alguns usuários afetados realmente revelaram usar firmwares customizados para a utilização de emuladores, imagens de jogos, entre outras funções.
Porém, uma parte desses usuários atingidos, diz nunca ter se utilizado de métodos ilícitos, e mesmo assim, sofreram com banimento de suas contas.

Em uma declaração ao Kotaku, a Nintendo deu uma ideia geral de quais sistemas estão sendo alvos dessa análise:

“Como alguns resultados mostram, um número de usuários fazendo modificações não autorizadas no sistema, jogando versões não autorizadas de um ou mais jogos e / ou conectando-se aos servidores do jogo, violando os termos de uso do serviço, a Nintendo proibiu os sistemas desses usuários de acessar a rede online imediatamente.”

Alguns usuários banidos dizem que ainda podem utilizar o sistema, porém, sem acesso ao modo online, além de poder fazer uso de serviços como o Miiverse. Já outros, estão reportando ao suporte da empresa que foram banidos sem motivo, e até mesmo estão usando mais de um sistema do 3DS para driblar a proibição.

Fonte: Kotaku / NeoGAF