Kaz Hirai, CEO da Sony, deixará cargo após o fechamento do ano fiscal japonês

Avatar

Ao que parece, a Sony decidiu entrar o ano de 2018 estipulando mudanças em sua gerência.

Isso por que Kaz Hirai, CEO da companhia, deixará seu cargo na companhia após o fechamento do ano fiscal japonês (em 1º de abril). O seu sucessor será Kenichiro Yoshida.

Atualmente, Hirai atua como diretor, diretor executivo representativo, presidente e diretor executivo. Após a transição, o atual CEO passará a ser apenas diretor e presidente.

Já Yoshida atua hoje dentro da empresa como diretor, diretor executivo representativo, vice-presidente executivo e diretor financeiro.

Abaixo, você pode conferir as notas sobre a mudança interna da companhia de Kaz Hirai, Kenichiro Yoshida e Osamu Naga. presidente do comitê de nomeações.

Kaz Hirai:

“Desde que fui nomeado como presidente e CEO em abril de 2012, afirmei que minha missão dentro da Sony é continuar movendo a companhia em um caminho emocional, inspirador e cumprindo suas metas.
Para isso, me dedico a transformar a empresa e a aumentar sua rentabilidade. Estou orgulhoso de que agora, no terceiro e último ano do nosso plano corporativo de médio alcance, estamos superando nossos objetivos financeiros. E isso me deixa animado para ouvir mais e mais pessoas que se entusiasmam com nossos produtos e serviços.
À medida que a empresa se aproxima de uma conjuntura crucial, considero que a implantação de um novo plano de médio alcance deva ser liderado por uma nova gestão, para o futuro da Sony e também para que eu possa embarcar em um novo capítulo da minha vida.
Meu sucessor, Kenichiro Yoshida, me apoiou de perto desde que retornou à empres em 2013, contribuíndo amplamente além de sua missão como CFO e atuando como um amigo e parceiro de negócios, enquanto assumíamos a responsabilidade de transformar a Sony juntos.
Yoshida traz uma mentalidade profundamente estratégica, com uma determinação implacável para atingir metas definidas, e uma capacidade de assumir um ponto de vista global.
Acredito que ele possui toda a experiência e perspectiva, bem como as qualidades de um líder inabalável para gerenciar o conjunto diversificado da Sony e, como tal, é a pessoa ideal para impulsionar o futuro da empresa.
Como presidente, irei obviamente apoiar plenamente o sr. Yoshida e a nova equipe de gerenciamento, e farei tudo para facilitar uma transação suave e garantir seu futuro sucesso”.

 

Kineshiro Yoshida:

“Sou muito grato a Kazuo Hirai e ao Conselho de Administração da Sony por terem confiança em me nomear como presidente e CEO da companhia e, ao mesmo tempo, sinto um grande senso de responsabilidade ao assumir esse papel de importância vita. Juntamente com excelentes talentos que temos no Grupo Sony, irei buscar construir as bases de negócios estabelecidas pelo sr. Hirai e executar novas medidas de reforma para melhorar em ampliar nossa competitividade como empresa global, permitindo-nos realizar lucros a longo prazo.
A minha primeira grande prioridade será finalizar nosso plano corporativo de médio alcance a partir de abril, juntamente com nosso plano de negócios imediato para o ano fiscal de 2018.
Este é um momento extremamente importante na Sony à medida que olhamos para nosso futuro e, juntamente com a nossa equipe de gestão, pretendo determinar o melhor caminho para avançarmos e dedicar todo meu esforço para criar uma Sony melhor, que capture a imaginação de nossas outras partes ao redor do mundo”.

 

Osamu Nagayama:

“O Conselho de Administração agradece ao sr. Kazuo Hirai pela sua excelente contribuição nos últimos seis anos, assumindo a liderança da empres em meio a um ambiente de negócios extremamente desafiador, fazendo grandes progressos na revitalização dos negócios da Sony.
Dadas essas conquistas, inicialmente ficamos surpresos coma proposta de renúncia do papel de Presidente e CEO, mas com o passar do tempo e após extensas discussões, finalmente chegamos a uma decisão de respeitar o desejo do sr. Hirai.
O Comitê de Nomeações já havia discutido com certa regularidade os potenciais planos para sucessão de gestão e, depois de receber a proposta do sr. Hirai, nos reunimos para discutirmos quem seria a pessoa mais bem preparada para tomar as rédeas da companhia.
Concluimos então que o Sr. Yoshida seria o candidato ideal para suceder o sr. Hirai como presidente e CEO da Sony, e continuar liderando a empresa ao futuro.
O Conselho apoiou a proposta por unanimidade. Juntamente com o sr. Hirai, o conselho oferecerá todo o seu apoio à sua nova equipe de gestão, ao mesmo tempo que observará todo o progresso desde a perspectiva os acionistas”.

 

Fonte: Kotaku