Tecnologia

Saiba como proteger seus arquivos na Nuvem

Um assunto cada vez mais discutido atualmente é a segurança digital. Todos os dias centenas de pessoas e empresas são vítimas de vazamento de arquivos, ataque de hackers e malwares, que acabam tendo acesso a diversos documentos importantes, seja para conseguir informações restritas ou até mesmo para vendê-los para quem pagar mais caro.
E, para ajudar os internautas a terem mais segurança com seus arquivos virtuais, vários serviços de armazenamento na nuvem foram criados, como o Dropbox e o Google Drive.

Além de oferecerem mais proteção, eles possibilitam que os usuários tenham acesso aos seus documentos em qualquer lugar com mais facilidade.
Mas, apesar da conveniência desse tipo de serviço, é preciso também ter cautela, afinal, todo cuidado na web é pouco. Pensando nisso, separamos 4 dicas de como proteger seus arquivos na nuvem! Confira:

 

1 – Escolha um serviço confiável

Antes de armazenar seus arquivos na nuvem, é preciso escolher um serviço que seja 100% confiável. Atualmente, existem muitas opções disponíveis, mas algumas delas são mais conhecidas e têm maior credibilidade, além de possuírem métodos mais confiáveis e sofisticados de segurança.

Dentre os serviços mais utilizados estão:

  • Onedrive (para Windows);
  • Google Drive (para Android);
  • iCloud (para iOS);
  • Dropbox (para qualquer sistema operacional).

Outro ponto a levar em consideração é pesquisar se o serviço já sofreu ou sofre ataques de hackers com frequência – o que pode ser muito comum.

 

2 – Crie uma senha complexa

Uma das maneiras mais eficazes de impedir que alguém entre em sua conta é sempre utilizar senhas complexas e difíceis de adivinhar. Evite combinações óbvias como “12345” ou “abcdef”, além de palavras que possam ter algum tipo de relação com sua vida ou gostos pessoais.
Tente sempre misturar letras maiúsculas e minúsculas. Números e símbolos também são sempre bem-vindos. Não é necessário que as combinações façam sentido, desde que você consiga lembrar depois.

3 – Esteja preparado para imprevistos

Nós nunca vamos saber quando poderemos perder o smartphone ou se sofreremos algum roubo. Por isso, é fundamental estarmos sempre preparados para esse tipo de imprevisto.
A melhor maneira de evitar que senhas e arquivos sejam comprometidos nestas situações é nunca salvar senhas no navegador, além de sempre apagar seu histórico e fazer logout de sua conta no serviço de nuvem depois de usá-lo.

 

4 – Use criptografia e antivírus

Mesmo mantendo seus arquivos online, você pode garantir que o invasor não consiga visualizá-los. Sabe como isso é possível? Através da criptografia! Essa prática codifica os arquivos de maneira que ninguém além de você consiga ter total acesso. Alguns softwares, como o Mega, oferecem esse tipo de serviço.
Outra opção é utilizar um bom antivírus. O antivírus 2019 da Bitdefender, por exemplo, oferece proteção multicamada contra ransomware, agora com remediação contra este tipo de software nocivo, além de proteger seu PC contra as ameaças virtuais mais perigosas sem comprometer os recursos do seu sistema.

E você, possui alguma dica de como proteger arquivos na nuvem? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

Imagens: Pexels (RawPix), Pixabay (Unsplash).

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

Feito em Cuba por duas pessoas, Saviorless chega no PC, PS5 e Nintendo Switch

A editora francesa Dear Villagers e o pioneiro estúdio indie cubano Empty Head Games têm…

2 semanas atrás

Inscrições para gamescom latam 2024 acontecem até dia 5 de maio; saiba como participar

A gamescom, maior evento de games do mundo, está chegando na América Latina com a…

3 semanas atrás

Game Station promove ação especial para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Game Station, empresa pioneira no ramo de parques de diversão indoor com cerca de…

3 semanas atrás

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

3 semanas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

3 semanas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

3 semanas atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.