O mercado de jogos eletrônicos está cada vez mais próximo de receber a nova geração de consoles, que será encabeçada pelo PlayStation 5, da Sony, e o Xbox Series X, da Microsoft. Os lançamentos devem acontecer no final deste ano e, no Brasil, de acordo com a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), 37,8% do público gamer deseja adquirir um dos novos aparelhos assim que estiverem disponíveis.
Infográfico informa que boa parte dos jogadores pretente comprar os consoles da nova geração no lançamento. Imagem / Divulgação
Realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a PGB considera jogadores (ou gamers) todos aqueles que afirmam possuir o hábito de jogar jogos digitais. É um público de 73,4% em todo o Brasil, e que está animado com a nova geração de consoles, mas o que vai definir a compra no lançamento será o preço: 73% dos gamers afirmam que esse será o ponto mais importante para a aquisição.
Além disso, 47,1% deles consideram relevante que os novos aparelhos tenham um bom preço. Por isso, 50,4% definem que R$ 2.000 seria o preço justo a se pagar, com uma parcela menor disposta a desembolsar até R$ 3.000 (28,2%). Em caráter de aposta, uma parcela considerável dos consumidores acredita que os valores se manterão entre R$ 2.000 e R$ 3.000 (31,8%), enquanto outros especulam que chegarão até os R$ 5.000 (27,4%).
“Preço sempre é um assunto sensível para os brasileiros. A geração atual dos videogames, por exemplo, foi marcada por uma interessante guerra de preços, com o Xbox One sendo lançado no país por R$ 2.299.00 e o Playstation 4 por R$ 3.999.00, e a expectativa para esta nova geração de consoles é por um preço ainda superior”, conta Guilherme Camargo, CEO do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.
Impactos na decisão a compra
O segundo ponto de maior importância para o gamer brasileiro em relação à nova geração de consoles, segundo a PGB, é a experiência cross-platform. Este é um conceito pouco explorado pelos consoles, onde jogadores em plataformas diferentes podem jogar online juntos. Apesar disso, 72,1% do público gamer no país considera que ter essa possibilidade disponível nos próximos videogames vai influenciar a decisão de compra, embora apenas 38,4% defina-a como relevante.
A retrocompatibilidade — jogar games antigos, de gerações anteriores, nos novos consoles — aparece como terceiro principal influenciador para a aquisição, com 69,7%, sendo considerada relevante por 42,9% do público. Esse aspecto vai ao encontro do comportamento de consumo de jogos no Brasil, já que a relação entre preços de jogos e salário médio torna as compras mais difíceis, motivando o mercado a se manter apegado às versões menos novas dos títulos por mais tempo.
Desta forma, os jogos jogos exclusivos não figuram entre os principais fatores para a decisão de compra, sendo prioritários para 53,2% dos gamers e considerados relevantes para 27,8%. Até mesmo uma boa experiência em Realidade Virtual (VR), por exemplo, está à frente dos exclusivos em fator para decisão de compra (68,5%) e relevância (38,4%).
PlayStation ou Xbox?
De acordo com a PGB, a opinião dos gamers brasileiros inclina bastante para o PlayStation 5, com 54,4% dos consumidores acreditando que o console da Sony será o melhor da nova geração. Questionados em relação ao desejo de compra, 42,3% optaria pelo PlayStation 5, enquanto 24,5% escolheria um Xbox Series X — 33,3% não têm interesse em comprar nenhum deles.
A conclusão não chega a ser uma surpresa, pois a PGB já aponta a preferência dominante do gamer brasileiro pelo PlayStation na atual geração de consoles, na qual PS4 é a principal plataforma do gamer que joga em console (38,4%). Na sequência, estão dois aparelhos de gerações passadas: o Xbox 360, com 29,4%, e o PlayStation 2, com 23,6%.
Além disso, segundo dados do estudo, 35,7% dos entrevistados dizem que o PS4 oferece a melhor experiência para jogos, seguido pelo PS4 Pro, com 22,5%, e somente depois pelo concorrente Xbox One, com 11,3%.
A PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro. A 7ª edição da pesquisa ainda oferece um Painel LATAM que busca traçar o perfil geral do jogador latino-americano, com 3.229 participantes de México, Argentina, Colômbia e Chile. Acesse o site oficial para saber mais sobre o estudo e baixar a versão gratuita.
Eu lembro muito bem quando comecei a me interessar por jogos Souls-Like, ainda lá no…
Quando eu joguei Alan Wake original, foi meu primeiro game após montar meu PC na…
Suponho que você provavelmente deva estar exausto de ouvir elogios sobre Expedition 33. Palavras de…
Confesso que nunca me chamou a atenção esses jogos com visual de anime e gatcha.…
Em um mundo cada vez mais acelerado, eu tenho prezado por experiências mais enxutas de…
Morando longe da minha cidade, é sempre uma sensação curiosa quando viajo e reencontro pessoas.…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.