Notícias

Imagens revelam que ataque coordenado derrubou a conta de influenciador no Twitter

O último dia 18 de março foi uma data marcante para os usuários do Twitter. Após os nomes dos indicados ao prêmio Cubo de Ouro – prêmio dado a diversos influenciadores e canais de entretenimento do meio gamer e geek/nerd -, o influenciador Anderson “Gamer Antifascista” cobrou o indicado Alexandre “Gaules”, ao publicar em seu perfil oficial do Twitter um vídeo onde ele aparece criticando movimentos sociais, como o MST e o MTST.

Após o caso tomar uma grande proporção e entrar nos assuntos mais comentados da rede, Anderson teve sua conta suspensa por um ataque orquestrado por fãs de Gaules, que denunciaram sua conta de forma massiva – mais detalhes sobre o caso podem ser conferidos aqui.

Vale ressaltar que no dia em que o caso ocorreu, Gaules se pronunciou durante uma live, falando sobre o caso e dizendo que sua postura de 2019 (ano do recorte do vídeo em questão) não condizia com o que ele pensa atualmente. Até mesmo houve uma retratação por parte do Gamer Antifascista, mas que de nada adiantou para manter sua conta ativa.

Em matéria publicada nesta quarta-feira (31) pelo jornalista do Diário do Centro do Mundo, Pedro Zambarda, em seu site Drops de Jogos, é possível ler alguns dos comentários que alguns dos fãs de Gaules deixaram em seus perfis no Twitter após a exposição do streamer. Confira:

Diversos outros influenciadores se manifestaram sobre a suspensão arbitrária de Antifa da rede, marcando a conta oficial do Twitter Brasil em suas postagens, solicitando a anulação da suspensão do influenciador e cobrando uma postura ética da plataforma, já que alguns perfis declaradamente de supremacia e com discurso de ódio contra minorias, se mantém ativos na plataforma.

O caso chama ainda mais atenção, pois nesse tempo em suspenso, Antifa relatou ao Salvando Nerd que possivelmente conseguiria reaver sua conta, recebendo até mesmo um prazo para retornar a plataforma (conforme imagem abaixo). Entretanto, após o término do prazo de suspensão da conta, ela retornou ao estado de suspensão definitiva. A plataforma não deu quaisquer detalhes sobre a decisão.

Na última sexta-feira (26), o Gamer Antifascista recebeu uma mensagem da plataforma de que teria controle de sua conta novamente após o prazo de 12 horas, que não se cumpriu. – Imagem: Divulgação

Ao mesmo tempo em que a plataforma permanece em silêncio, Gaules também não se pronunciou sobre o caso. Pedro Zambarda chegou a abordar o streamer através das redes sociais, na tentativa de ouvir o lado de Gaules sobre o caso da exposição, além de perguntar sobre a sua responsabilidade (e dos seus seguidores) sobre a suspensão da conta do Gamer Antifascista. No entanto, o streamer preferiu bloqueou o jornalista.

Enquanto isso, diversos sites de grande porte que cobrem o meio gamer não se manifestaram sobre o caso, como Voxel, The Enemy ou IGN Brasil, cabendo a portais menores dar a devida atenção ao caso – no caso, o Drops de Jogos e o próprio Salvando Nerd, que foram os únicos veículos a trazer esse caso.

Anderson, que é advogado e pesquisador, criou o perfil em 2020 com uma abordagem entre a tríade de videogames, política e inclusão social, falando sobre a representação destes dois últimos aspectos nos jogos virtuais, além de colaborar com o Salvando Nerd, com análises de games.

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

10 horas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

12 horas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

12 horas atrás

The Sims 4 e marca de beleza fecham parceria para fortalecer representatividade nos jogos

A EA e a Maxis revelaram hoje sua colaboração com a lendária marca de produtos…

1 dia atrás

NVIDIA anuncia atualização Ray Tracing para Diablo IV e novos jogos compatíveis com DLSS

A NVIDIA anunciou hoje (26), que Diablo IV receberá uma atualização que adicionará Ray Tracing ao Santuário. Além disso, a…

1 dia atrás

The Elder Scrolls Online: “Scions of Ithelia” já está disponível para consoles

O Pacote adicional The Elder Scrolls Online: Scions of Ithelia e o patch gratuito para…

1 dia atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.