“Glottis”, de Grim Fandango, manda mensagem de aniversário para fã

Prestar uma homenagem à alguém pelo qual temos prestígio e afeto não é incomum. E a internet possibilitou que algumas homenagens inusitadas fossem registradas, e claro, algumas delas envolvendo o mundo dos games.

Uma delas foi do jovem Vinícius, que quis prestar uma homenagem pelo aniversário de seu pai, Rogério. Ambos aproveitaram o período de quarentena para unir esforços e jogar o clássico Grim Fandango, produzido pela LucasArts e que ganhou uma dublagem em português pela Brasoft – uma das grandes referências de dublagem de games nos anos 90.
O apreço pelo game e pelas vozes marcantes dos personagens fez com que Vinícius entrasse em contato com Ithamar Lembo, responsável pela voz do demônio mecânico Glottis, que gravou uma bela mensagem como o personagem do game. O resultado, você pode conferir abaixo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma história para os amiguinhos… Em 1998 participei da dublagem do primeiro game produzido pela empresa de George Lucas chamado GRIM FANDANGO. Um game sensacional, sucesso de crítica, com fãs ardorosos pelo mundo todo, cuja versão brasileira, pilotada por Olavo Panseri e Rogerio Maudonnet, pela Brasoft, foi considerada a melhor depois da original ( e muita gente acha até melhor que a própria ). Pois bem, 22 anos depois, recebo uma mensagem privada de um garoto de quase16 anos, de Florianópolis, me chamando de “senhor” ( afinal ele nasceu 6 anos DEPOIS do jogo…rs… ), dizendo ser fã do jogo, principalmente da dublagem, e que Grim Fandango era a diversão dele e do pai, que jogam juntos, durante a quarentena. E que o pai faria aniversário, mas eles não tinham como fazer uma festa, e tava difícil sair pra comprar um presente, então ele queria pedir se eu não poderia gravar uma mensagem de parabéns para o pai dele, com a voz do Glottis ( personagem que eu dublo ), para dar de presente ao seu pai. E quando eu topei ele disse que eu estava “salvando sua vida”…rs… E hoje me mandou o vídeo da entrega do “presente”. Nossa vida de artista não é fácil. No atual momento então, tá ruim até pra ser difícil…rs… mas quando você vê que o seu trabalho pode proporcionar momentos como esse do vídeo, faz tudo valer a pena. Eles acreditam que fui gentil e lhes dei um presente. Mal sabem a gentileza que me fizeram e o presente que ganhei!

Uma publicação partilhada por Ithamar Lembo (@italembo) a

Grim Fandango foi lançado originalmente em 30 de outubro de 1998, exclusivamente para PC. Hoje, o game conta com uma versão remasterizada para Playstation 4, Nintendo Switch e PS Vita.
O game conta com uma forte influência da cultura asteca, já que é totalmente baseado no Dia de los Muertos, uma data comemorativa para celebrar aqueles que já se foram.

Em seu lançamento, o jogo foi muito bem recebido, tanto pelo seu gameplay e sua história, além de personagens carismáticos, como sua dublagem, tida até hoje como uma das melhores já feita para um game.