Video Games

Estudo revela que consoles são a plataforma onde se joga por mais tempo

Mesmo com a popularização dos smartphones e a ascensão do PC, é no bom e velho console doméstico que o público gamer brasileiro passa mais tempo jogando. É o que aponta a 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), segundo a qual 41,5% dos jogadores videogames realiza sessões de até 3h, e 17,6% por mais de 3h.

Para efeito comparativo, o público gamer de PC que joga entre 1h e 3h é de 32,1%, embora 19,3% jogue por mais de 3h. Em relação à frequência, nos consoles, 28,9% realizam a atividade de 3 a 6 dias ao longo da semana, enquanto 20,3% jogam diariamente, o que se deve ao fato dos jogos serem mais imersivos e necessitarem de mais tempo.

Além disso, 58,2% do público de console joga online, sendo a PlayStation Network a rede mais utilizada, com 53,7%. Conectados, 32,1% desses gamers realizam a atividade de 3 a 6 dias por semana, e 49,2% em sessões de 1h a 3h. Os gêneros mais jogados são de ação (89,9%), aventura (88%), estratégia (86,1%), corrida (86%) e tiro/shooter (85%).

Embora 47,5% utilizem o console apenas para jogar, 47,9% ouvem música, assistem a filmes ou séries e realizam leituras por meio do aparelho. Entre outros hábitos, 13,8% conversam por meio de chats e acessam redes sociais nos videogames, enquanto 12,6% realizam compras e 12,5% compartilham e baixam arquivos.

 

Faixa etária elevada e maior poder de compra

De acordo com a PGB, o público de consoles é predominantemente adulto, com 37,5% possuindo entre 25 a 34 anos. Antes dos jovens de 16 a 24 anos, que representam 29,6%, o segundo maior grupo é o de meia-idade, com 32,9% na faixa de 35 a 54 anos. O sexo dos jogadores é predominantemente masculino, mas com uma parcela significativa de mulheres (33,7%).

Trata-se, ainda, do público com maior poder de compra entre as demais plataformas, no qual 27,9% são de classe alta (A/B1) e 56,1% de classe média (B2/C1). “Essa elitização faz sentido considerando o valor dos jogos e dos próprios aparelhos, que ainda são feitos especialmente para jogar, diferente dos celulares e computadores que possuem usos diversos”, constata Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.

Em relação ao último console comprado, a maior parte do público adquiriu via revenda oficial, sendo 38,8% em lojas físicas e 23,6% em e-commerces. A aquisição de usados também aparece com destaque nos videogames, com 7,9% fazendo negócio com amigos ou conhecidos e 7,6% comprando em lojas online (como OLX, Mercado Livre e Enjoei, por exemplo).

Outra questão apurada pela pesquisa é que 40,2% deste público prefere não gastar nada além do investimento nos consoles e jogos. Mesmo assim, 23% adquire expansões de títulos e 21,4% paga assinaturas para ter acesso ao multiplayer online. Uma parcela menor compra itens de melhoria (17,3%), moedas virtuais (15,5%) e consumíveis de conveniência (12,2%).

PlayStation e outras preferências

Em relação às marcas, a PGB mostra que os aparelhos da Sony lideram em todos os sentidos. Em popularização, 38,4% dos gamers de console possuem o PlayStation 4 (PS4). Embora o Xbox 360, da Microsoft, fique em segundo lugar com 29,4%, apenas 22,5% possuem rival direto Xbox One, enquanto 23,6% conta com o PS2, 22,6% com o PS3 e 11% com o PS4 Pro.

A diferença permanece quanto ao aparelho que oferece a melhor experiência para jogar, com 35,7% preferindo o PS4 e 22,5% o PS4 Pro. Xbox One e Xbox One X aparecem mais distantes, com 11,3% e 10,2%, respectivamente. Também da atual geração de consoles, o Nintendo Switch conta com apenas 1,7% de preferência.

De acordo com o estudo, a principal vantagem de jogar no console, para 32,3% do público, são os títulos exclusivos, disponíveis apenas nestas plataformas. Utilizar os aparelhos para outras finalidades aparece na sequência, com 30,4%, enquanto a jogabilidade e presença de amigos no mesmo ambiente aparecem por último, com 28,4% e 22,5%, respectivamente.

Realizada pelo Sioux Group, através da unidade de negócios Go Gamers, ESPM e Blend New Research, a PGB ouviu 5.830 pessoas em 26 Estados e no Distrito Federal, no mês de fevereiro. Acesse o site oficial para saber mais sobre o estudo.

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

10 horas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

12 horas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

12 horas atrás

The Sims 4 e marca de beleza fecham parceria para fortalecer representatividade nos jogos

A EA e a Maxis revelaram hoje sua colaboração com a lendária marca de produtos…

1 dia atrás

NVIDIA anuncia atualização Ray Tracing para Diablo IV e novos jogos compatíveis com DLSS

A NVIDIA anunciou hoje (26), que Diablo IV receberá uma atualização que adicionará Ray Tracing ao Santuário. Além disso, a…

1 dia atrás

The Elder Scrolls Online: “Scions of Ithelia” já está disponível para consoles

O Pacote adicional The Elder Scrolls Online: Scions of Ithelia e o patch gratuito para…

1 dia atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.