Notícias

“A Linha”, narrativa em realidade virtual, é finalista do Emmy Awards

Conduzida pela melodia de um autêntico chorinho brasileiro composto pelo estúdio Ultrassom Music Ideas, uma narrativa interativa em realidade virtual pode trazer para o país o prestigiado troféu do Primetime Emmy Awards, o principal prêmio global dado a obras e profissionais da indústria televisiva. “A Linha”, uma produção do estúdio ARVORE dirigida por Ricardo Laganaro, conta com trilha sonora original assinada por Gilson Fukushima e Ruben Feffer, que compôs com Gustavo Kurlat a trilha do longa de animação “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar em 2016.

“É um privilégio e um orgulho estar novamente envolvido em uma obra capaz de dar dimensões globais à cultura brasileira, especialmente por meio da música. Indicações a prêmios como esse mudam a forma como o mercado internacional enxerga a produção audiovisual brasileira e certamente ajudará a abrir portas para nossos talentos”, analisa Ruben Feffer, fundador e diretor musical da Ultrassom.

“A Linha” conta uma delicada e envolvente história de amor que se passa em uma miniatura da cidade de São Paulo em 1940. Os personagens principais são dois bonecos presos às suas rotinas: Pedro, um entregador de jornal, e Rosa, uma florista. “Naturalmente, as trilhas sonoras ajudam na condução rítmica da trama e adicionam camadas de emoção à narrativa. Porém, no caso de ‘A linha’ essa relação é ainda mais profunda porque a interação dos usuários com a experiência dá andamento ao seu desenvolvimento. Conceitualmente, uma trilha de VR se aproxima mais até do teatro do que do cinema”, diz Feffer.

Todo o processo de produção do áudio, do pré ao pós, incluindo som e música, durou cerca de quatro meses e envolveu um time de 11 profissionais da Ultrassom. Nesse período, foram diversos testes e visitas ao estúdio da ARVORE, em São Paulo.  “‘A Linha’ é uma história de 15 minutos que mexe com a emoção das pessoas, as fazem refletir, e precisávamos de uma trilha sonora que espelhasse essa sensibilidade e ao mesmo tempo trouxesse um forte aspecto de identidade brasileira, sem necessariamente ser caricato ou muito distante do público internacional. ARVORE e Ultrassom trabalharam muito próximas o tempo todo e o resultado, combinando chorinho com trechos de valsa, ficou lindo”, diz Ricardo Laganaro, diretor de “A Linha”.

Premiada como “Melhor Experiência em VR” no 76º Festival de Veneza, “A Linha” chega ao Emmy como finalista na categoria “Outstanding Innovation in Interactive Media”. O resultado será revelado em setembro pela Academy of Television Arts & Sciences (ATAS).

Mais informações sobre a Ultrassom Music Idea e seus trabalhos estão disponíveis no site www.ultrassom.com ou no perfil do Instagram.

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

19 horas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

21 horas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

21 horas atrás

The Sims 4 e marca de beleza fecham parceria para fortalecer representatividade nos jogos

A EA e a Maxis revelaram hoje sua colaboração com a lendária marca de produtos…

2 dias atrás

NVIDIA anuncia atualização Ray Tracing para Diablo IV e novos jogos compatíveis com DLSS

A NVIDIA anunciou hoje (26), que Diablo IV receberá uma atualização que adicionará Ray Tracing ao Santuário. Além disso, a…

2 dias atrás

The Elder Scrolls Online: “Scions of Ithelia” já está disponível para consoles

O Pacote adicional The Elder Scrolls Online: Scions of Ithelia e o patch gratuito para…

2 dias atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.