Um trabalho de conclusão de curso virou um quadrinho na mão da artista Hyna Crimson. A desenhista mineira aproveitou a oportunidade do projeto final da sua faculdade de publicidade para criar uma história. Intitulada Temporal, o projeto será um dos lançamentos da edição de 2018 do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH).
“Sempre me disseram para fazer o TCC (Trabalho de conclusão de curso) sobre algo que gosto seria menos complicado e pior em alguns sentidos. Então eu decidi que seria uma história em quadrinho, juntando uma paixão em algo que normalmente as pessoas veem de forma problemática”, explica a artista.
A produção do quadrinho no ambiente acadêmico modifico toda a produção do trabalho segundo Hyna. “Foi mais difícil que o normal. Além de construir toda a narrativa eu tinha que justificá-la e mostrar o porquê cada elemento foi utilizado. Isso foi muito importante pois me permitiu fazer várias pesquisas para me aprofundar no assunto”.
O quadrinho conta a história de uma adolescente que está passando por uma fase de sofrimento mental e que não consegue lidar com os fatos que acontecem na sua vida. Dentre os temas abordados estão depressão e sofrimentos mentais, mas de uma forma lúdica e delicada. “Todos dias enfrentamos problemas externos e desafios internos que só nós conseguimos entender. Isso quando conseguimos entendê-los. Apesar de parecer um quadrinho de leitura fácil, o temporal trata de sensações e sentimentos onde um simples quadro vazio pode representar muita coisa”, explica.
Para abordar um tema complicado, a artista procurou conversar com profissionais da área e pacientes para desenvolver uma abordagem adequada sobre o assunto. A artista também partiu de um estudo de caso para criar a narrativa “Dentro da parte acadêmica do projeto procurei estudar os erros de abordagem da série 13 Reasons Why (exibida pelo Netflix) e o motivo de ter atingindo negativamente quem possuía históricos de sofrimento mental”.
A artista fara o lançamento da obra durante o FIQ BH, que acontece entre os dias 30 de maio e 3 de junho, na Serraria Souza Pinto, localizada no Centro da capital mineira.
Hyna Crimson
Hyna Crimson tem 21 anos e é formada em Publicidade e Propaganda. Ela aprendeu a escrever porque amava “desenhar” as formas das letras, apesar dos professores não gostarem muito quando ela tentava mudar o formato das letras. Desde sempre teve esse gosto por quadrinhos e desenhos e agora está realizando seu sonho de produzi-los.
Além de Temporal, a autora publica semanalmente a webcomic Acaso.
Carrapato Estrela
O Carrapato Estrela é um coletivo de quadrinistas oriundo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O grupo foi fundado no início de 2017 e é composto por Donisete Lemos, Hyna Crimson, Igor Marques e Lúcio Guimarães. Os artistas se reuniram como forma de trocar conhecimento, técnicas, referências e incentivos para o desenvolvimento de seus trabalhos.
Texto enviado em colaboração por Igor Marques.
Siga-o no Twitter
Eu lembro quando tinha uns 13, 14 anos, vivendo na região metropolitana de Porto Alegre,…
última atualização do WhatsApp trouxe uma novidade no mínimo controversa. A Meta AI (que vale…
Eu lembro que ali pelos meus 8 ou 9 anos, eu tinha o hábito de…
O que compõe um jogo de videogame? Seria apenas uma junção de mecânicas atrelada a…
Eu nunca fui um grande fã de jogos de luta. Bom, não fã do tipo…
O prelúdio da série mais icônica e aclamada pela crítica, Game of Thrones, House of…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.