HQs

Hyna Crimson lança HQ “Temporal” durante o evento FIQ BH

Um trabalho de conclusão de curso virou um quadrinho na mão da artista Hyna Crimson. A desenhista mineira aproveitou a oportunidade do projeto final da sua faculdade de publicidade para criar uma história. Intitulada Temporal, o projeto será um dos lançamentos da edição de 2018 do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH).

Sempre me disseram para fazer o TCC (Trabalho de conclusão de curso) sobre algo que gosto seria menos complicado e pior em alguns sentidos. Então eu decidi que seria uma história em quadrinho, juntando uma paixão em algo que normalmente as pessoas veem de forma problemática”, explica a artista.

A produção do quadrinho no ambiente acadêmico modifico toda a produção do trabalho segundo Hyna. “Foi mais difícil que o normal. Além de construir toda a narrativa eu tinha que justificá-la e mostrar o porquê cada elemento foi utilizado. Isso foi muito importante pois me permitiu fazer várias pesquisas para me aprofundar no assunto”.

O quadrinho conta a história de uma adolescente que está passando por uma fase de sofrimento mental e que não consegue lidar com os fatos que acontecem na sua vida. Dentre os temas abordados estão depressão e sofrimentos mentais, mas de uma forma lúdica e delicada. “Todos dias enfrentamos problemas externos e desafios internos que só nós conseguimos entender. Isso quando conseguimos entendê-los. Apesar de parecer um quadrinho de leitura fácil, o temporal trata de sensações e sentimentos onde um simples quadro vazio pode representar muita coisa”, explica.

Para abordar um tema complicado, a artista procurou conversar com profissionais da área e pacientes para desenvolver uma abordagem adequada sobre o assunto. A artista também partiu de um estudo de caso para criar a narrativa “Dentro da parte acadêmica do projeto procurei estudar os erros de abordagem da série 13 Reasons Why (exibida pelo Netflix) e o motivo de ter atingindo negativamente quem possuía históricos de sofrimento mental”.

A artista fara o lançamento da obra  durante o FIQ BH, que acontece entre os dias 30 de maio e 3 de junho, na Serraria Souza Pinto, localizada no Centro da capital mineira.

Hyna Crimson

Hyna Crimson tem 21 anos e é formada em Publicidade e Propaganda. Ela aprendeu a escrever porque amava “desenhar” as formas das letras, apesar dos professores não gostarem muito quando ela tentava mudar o formato das letras. Desde sempre teve esse gosto por quadrinhos e desenhos e agora está realizando seu sonho de produzi-los.

Além de Temporal, a autora publica semanalmente a webcomic Acaso.

Carrapato Estrela

O Carrapato Estrela é um coletivo de quadrinistas oriundo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O grupo foi fundado no início de 2017 e é composto por Donisete Lemos, Hyna Crimson, Igor Marques e Lúcio Guimarães. Os artistas se reuniram como forma de trocar conhecimento, técnicas, referências e incentivos para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Texto enviado em colaboração por Igor Marques.
Siga-o no Twitter

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

18 horas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

20 horas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

20 horas atrás

The Sims 4 e marca de beleza fecham parceria para fortalecer representatividade nos jogos

A EA e a Maxis revelaram hoje sua colaboração com a lendária marca de produtos…

2 dias atrás

NVIDIA anuncia atualização Ray Tracing para Diablo IV e novos jogos compatíveis com DLSS

A NVIDIA anunciou hoje (26), que Diablo IV receberá uma atualização que adicionará Ray Tracing ao Santuário. Além disso, a…

2 dias atrás

The Elder Scrolls Online: “Scions of Ithelia” já está disponível para consoles

O Pacote adicional The Elder Scrolls Online: Scions of Ithelia e o patch gratuito para…

2 dias atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.