Categorias: Livros ou impressos

[Crítica] “A Espada do Destino” – A Saga do bruxo Geralt de Rívia

Quando uma obra acaba tendo diversas ramificações, uma das coisas no qual devemos procurar quando nos propomos a mergulhar num novo universo, é buscar suas origens.
Eu nunca fui um grande fã de The Witcher, e confesso que fui tomado pelo hype do terceiro game da franquia. E como, minhas finanças acabaram impedindo que comprasse o game, tomei a decisão de buscar as origens da franquia. Então, acabei encontrando “A Espada do Destino“.

O segundo livro da saga do bruxo Geralt de Rívia, nos transporta para um mundo medieval onde os bruxos são mercenários que tem um único propósito: aceitar contratos para caçar monstros, ou então, ganhar enormes quantias como guarda-pessoal de importantes pessoas do reino.
Nesta obra, temos o que podemos chamar de “conto medieval cinza”, isto é, um universo semelhante ao apresentado no sucesso de Game of Thrones (que pode ter tido diversas inspirações nessa obra), onde nada é poupado, e detalhes dos mais perversos atos humanos – e não humanos – são explícitos ao leitor.

O que me impressionou bastante nessa obra, é que diferente de autores como George R. R. Martin e Tolkien, Andrzej Sapkowski não faz rodeios para descrever a situação. Detalhes como ambiente, entre outros aspectos que estes autores se utilizam, é descrito de forma breve, e o que importa é a situação em que Geralt – e outros personagens estão situados.
Outro ponto que me foi interessante, é que Sapkowski se utiliza de forma magnífica de lendas, mitos e criaturas da própria Polônia e da cultura do leste europeu em geral.

O autor consegue apresentar uma diversidade de criaturas que provavelmente não será visto em outra obra de fantasia de qualquer outro autor – até mesmo em obras de Tolkien, você verá uma quantidade se seres e criaturas em menor quantidade do que vistos em Witcher -.

Mas e o que vamos encontrar em “A Espada do Destino”? Bom, o livro apresenta uma leitura fácil, e interessante, onde não temos uma única história, mas sim um conjunto de contos onde o autor nos faz uma introdução aos personagens. Até mesmo personagens que conhecemos da série dos games, se tornam mais presentes, e até por que não dizer, mais vivos.

Talvez um dos pontos no qual Sapkowski peca, é no que diz respeito aos locais apresentados. A falta de um mapa para que o leitor se situe na geografia do mundo, faz muita falta, e novos lugares estão sempre surgindo. Descrições rápidas do ambiente também fazem com o leitor acabe tendo uma dificuldade em se situar no local – uma vez que por diversas vezes você não faz ideia de como o vilareijo, a vila da floresta ou a cidadela seja.
É fácil ter uma projeção do ambiente pelo que sabemos (e vimos em filmes, séries, e até outras obras literárias).
A Espada do Destino” não é o melhor livro do gênero, mas ele trabalha com certos detalhes muito bem sólidos, e que fazem a trama desenrolar, e não criar uma grande bola de neve de enredo.
Monstros demais, descrições de menos. Um personagem central carismático e enigmático. Um romance mal resolvido. Um universo rico, e muito bem abordado nos games.Isso é The Witcher. “O Bruxeiro”.
Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

10 horas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

12 horas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

12 horas atrás

The Sims 4 e marca de beleza fecham parceria para fortalecer representatividade nos jogos

A EA e a Maxis revelaram hoje sua colaboração com a lendária marca de produtos…

1 dia atrás

NVIDIA anuncia atualização Ray Tracing para Diablo IV e novos jogos compatíveis com DLSS

A NVIDIA anunciou hoje (26), que Diablo IV receberá uma atualização que adicionará Ray Tracing ao Santuário. Além disso, a…

1 dia atrás

The Elder Scrolls Online: “Scions of Ithelia” já está disponível para consoles

O Pacote adicional The Elder Scrolls Online: Scions of Ithelia e o patch gratuito para…

1 dia atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.