Categorias: 5 alguma coisa

5 games que são cópias de Mario Kart

Salve salve Nerds

Hoje, vamos apresentar algumas tentativas (em grande parte, falhas) de repetir o sucesso de um dos games de corrida mais carismático já feito. Não, não estamos falando de Need for Speed (até por que tu já leu o título, nê?!), mas sim, Mario Kart.

Então vamos aos…

“5 games que são cópias de Mario Kart”

Vamos lá?!

#1 – El Chavo Kart –
Chaves Kart veio apenas  com a ideia de ser um game divertido do Chaves – coisa que, não se sabe por que, não existe até hoje (um plataforma, ou adventure). O game não possui enredo, e pode-se dizer que é quase um caça-níquéis, devido ao imenso sucesso do personagem criado por Roberto Gomes Bolaños.

Todos os personagens jogáveis são focados na série animada (por isso não temos a adição da Chiquinha e da Patty, por exemplo), e uma versão para Android também foi lançada, posteriormente ao lançamento do PS3, PS Vita e Xbox 360. A versão nacional do game, traz as dublagens e legendas completamente em português, com os dubladores do desenho.

Não há muito o que explanar sobre esse jogo, mas quem já é familiarizado com seu “mentor”, vai sacar que as mecânicas são muito semelhantes, como o fato de haver itens que atrapalham no andamento dos demais corredores durante o percurso.

#2 – Diddy’s Kong Racing –
O segundo game da lista, é uma premiada cópia de Mario Kart. Isso por que, nessa época, todos queriam estrelar seu próprio game de corrida. E por que não fazer com um dos personagens mais famosos da Rareware?!

Diddy’s Kong Racing é o típico game “estou com preguiça de bolar uma aventura para esse personagem, e vou fazer um game para destruir amizades”, só que com enredo, que é o seguinte:
“uma pacífica ilha chamada Timber’s Island foi invadida por um porco malvado chamado Wizpig, e os moradores locais, acabam o desafiando para uma corrida. Drumstick, o melhor corredor da ilha, perde o desafio e o vilão acaba o transformando em um sapo. Desde então, os moradores desfiam o vilão, que acaba sendo derrotado, só que ao retornar para seu planeta, ainda desafia os nativos para mais quatro corridas em Future Fun Land, até o seu desafio final.

Não é lá grandes coisas, mas ao menos, tem um plano de fundo. O que até o próprio Mario Kart não tem!

O game ainda conta com 10 personagens (sendo 2, desbloqueáveis), e uma vasta quantidade de pistas e modelos de veículos. O que inovou bastante na época, e pode-se dizer que ajudou a moldar os conceitos que viriam em futuros games da franquia Mario Kart.

#3 – Woody’s Woodpeker Racing – 

Outro game que ilustra nossa lista, é essa pérola lançada para PSOne, PC e Game Boy Advanced. A Konami um dia, queria “inovar”, e lançar um game de kart também, com personagens carismáticos, e que de algum modo tivessem impacto em algum momento da vida do jogador, então alguém pensou: Vamos pôr o Pica-Pau e sua turma num game de corrida e… BUM! Nasceu “Woody’s Woodpecker Racing”.

Assim como os games anteriores, a mecânica de jogo é a mesma, seguindo a receita de carros excêntricos, itens para retardar os personagens, e assim como Mario Kart, o game não possui enredo.

Tudo o que temos são modos distintos de jogo, como :
Search Mode – Onde temos que procurar por três personagens (Meany Ranheta, Dooley e Spacemouse), e 4 corridas ao redor do mundo.

World Championship Mode – O modo clássico de games de corrida: corra, vença com a melhor colocação e termine o game.

Career Mode Against Time – Como sugere o nome, esse modo procura explorar suas habilidades em terminar uma corrida com o menor tempo possível.

Solo Mode – Basicamente, o modo arcade do jogo

O game ainda traz pistas ao redor do mundo, como Itália, Japão e Brasil, além de uma pista especial em Las Vegas.

#4 – Crash Team Racing –
É claro que vendo o sucesso da Nintendo, a Sony também queria que seu principal mascote tivesse um game voltado para esse tipo. E no auge de seu sucesso, Crash Bandicoot também acabou ganhando uma versão automobilística.

O game, possuía um enredo pequeno, no qual o vilão Nitrous Oxide acaba sabendo de uma grande corrida organizada na ilha Wumpa, então, o vilão decide por formular um jogo com os competidores, chamando-o de “Sobrevivência dos mais rápidos“. As regras do jogo, eram as seguintes: caso os competidores ganhassem, Oxide nunca mais importunaria o povo da Terra, mas caso perdesse, ele transformaria a Terra num estacionamento gigante, e todos os seus habitantes seriam seus escravos.

O enredo, é bem superficial e bobo, mas o game trazia alguns secrets, como a coleta de itens especiais que liberavam novas pistas, e novos personagens, além de trazer os mesmos modos de corrida que Woody’s Woodpeker Racing, além de adicionar o modo Versus (em split-screen, um contra o outro) e o clássico Battle, onde os jogadores são colocados em uma pista-arena, para se digladiarem.


#5 -Sonic &  SEGA Allstar Racing 

Hoje em dia, Sonic e Mario vivem uma relação muito pacífica, e parece que ressentimentos do passado não afetaram a amizade que um tem pelo outro.
Quem viveu os anos 90, sabe da grande rixa que havia entre SEGA e Nintendo, mas isso é assunto para outro texto…

O que ocorre é que, para um personagem cujo o principal aspecto é correr em alta velocidade, um game de corrida de carros não faria muito sentido. Então, a SEGA (malandra do jeito que é (lue lue jp jp)) resolveu apostar suas fichas em personagens carismáticos de suas principais franquias.

Além de Sonic, Knuckles, Tails e companhia, personagens como Alex Kidd (que nunca mais havia aparecido em nada!) deram as caras, e aderiram ao automobilismo.
E não somente isso, mas a versão de Xbox 360, conta ainda com a participação de Banjo-Kazooie, e os famigerados Miis, na versão de Nintendo Wii.

O game conta com 22 pistas, cada uma, mostrando um tema de cada um dos personagens jogáveis, além de contar com seis copas-racing.

O game trabalha com sistema de retardo de oponentes, assim como todos os outros games citados, e não trouxe nenhum tipo de inovação no seu sistema de gameplay. Os gráficos são bonitos, e conseguem passar a sensação de velocidade, graças aos ótimos efeitos visuais.

Com certeza, todos os games aqui apresentados foram de grande ajuda, para mostrar como Mario Kart se tornaria o que é hoje, com várias opções de carros, e veículos diversos. Nenhum deles perpetuou tanto quanto o seu “pai”, mas cada um colaborou de alguma forma.
O que podemos interpretar como uma grande pena, já que vários personagens que poderiam ter games sensacionais hoje em dia – tamanha a capacidade de gerar bons games plataforma – acabaram estacionando seu carrinho em algum ponto da história do entretenimento eletrônico. Crash, Alex Kidd, e até mesmo Chaves, poderia ter games que fizessem com que a molecada sinta um pouco daquilo que sentimos quando crianças, desenvolvendo um carinho pelo personagem, por sua história, e pelo quanto ela pode ser divertida de se jogar.

Então é isso minha gente, espero que tenham gostado do “5 alguma coisa” dessa semana. Nos vemos semana que vêm com mais um episódio.

Uma semana de campeão pra vocês!

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...

Posts recentes:

Feito em Cuba por duas pessoas, Saviorless chega no PC, PS5 e Nintendo Switch

A editora francesa Dear Villagers e o pioneiro estúdio indie cubano Empty Head Games têm…

2 semanas atrás

Inscrições para gamescom latam 2024 acontecem até dia 5 de maio; saiba como participar

A gamescom, maior evento de games do mundo, está chegando na América Latina com a…

3 semanas atrás

Game Station promove ação especial para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Game Station, empresa pioneira no ramo de parques de diversão indoor com cerca de…

3 semanas atrás

NARUTO X BORUTO Ultimate Ninja STORM CONNECTIONS receberá segundo DLC

A Bandai Namco anunciou hoje (27) o Pacote de DLC 2 de NARUTO X BORUTO…

3 semanas atrás

Fallout 76: Atlantic City – America’s Playground já disponível em todas as plataformas

Nesta semana, Fallout 76 recebeu Atlantic City – America's Playground. Esta atualização gratuita já está…

3 semanas atrás

OperaGX lança função para adicionar reacts

Já ficou sem palavras, chocado ou simplesmente confuso com um vídeo do YouTube, sem saber…

3 semanas atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.