Fonte da imagem: Publicação / The Guardian
Segundo o The Guardian, uma das empresas detentoras dos direitos autorais do filme “O Hobbit”, realizou a proibição do uso do termo “Hobbit” por arqueólogos, que utilizaram “indevidamente” o nome para a descoberta do pequeno Homo Floresiensis, hominídeo descoberto em 2003 na Ilha das Flores, na Indonésia.
O Homem das Flores – que acredita-se estar extinto há 12 mil anos- , apresenta como principais características seu tamanho, que segundo os os estudiosos, podia chegar a medir um metro de altura. Por esse motivo, os arqueólogos decidiram homenagear o personagem que deu origem a trilogia O Senhor dos Anéis, e também, popularizou a descoberta se utilizando do termo criado por J.R.R.Tolkien em 1937.
Contudo, a proibição do termo surgiu quando um pesquisador da Victoria University, na Austrália, que se comunicou com a companhia Saul Zaentz Company/Middle-earth Enterprises, detentora dos direitos autorais da obra, sobre a utilização do termo “O Outro Hobbit”, durante a palestra de apresentação do Homem das Flores. Mas, segundo a publicação, o pedido foi negado sob a alegação de que a marca registrada não poderia ser utilizada para usos genéricos e outros fins que não fossem relacionados a obra original.
A palestra gratuita, que seria lançada junto com o filme, teve de sofrer algumas alterações em sua apresentação, mudando o termo “Hobbit” para “Little People” (ou Pequeno Povo, em inglês). Mas embora todas as questões judiciais não permitam a utilização do nome para apontar o Homem das Flores, os cientistas e arqueólogos continuam empregando o carinhoso apelido emprestado pela obra de Tolkien.
Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…
“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…
Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…
Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…
Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…
Quando Silent Hill f foi anunciado, durante uma conferência da Konami sobre a franquia, eu…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.