Tecnologias que vão mudar o rumo das empresas e do mundo

A revolução tecnológica que está por vir será mais rápida e mais profunda do que aquela que temos experimentado nos últimos anos. O desenvolvimento das tecnologias tem sido constante e agora já ouvimos falar de computação quântica ou carros autônomos, no entanto, quando as mesmas forem efetivamente uma realidade vai existir um grande impacto nas organizações.

No entanto, hoje em dia tudo é diferente. Cada vez mais as pessoas optam por ter os seus próprios negócios, e está idealmente início saiba como criar logotipo ou criar um site para a visibilidade, estamos ligados através de smartphones e em menos de 30 segundos o Google esclarece qualquer dúvida que possamos ter.

Estamos mais exigentes. Exigimos qualidade, proximidade e rapidez, e fazemo-lo porque as novas tecnologias têm nos mostrado que podemos pedir o impossível. Conheça de seguida algumas tecnologias que vão mudar o rumo das empresas (e do mundo).

Tecnologias do futuro que vão mudar o rumo das empresas

Conheça de seguida algumas das tecnologias que vão estar disponíveis nos próximos anos e que vão mudar o mundo.

1 – Impressoras 3D

As impressoras 3D têm agarrado olhares e feito manchetes de jornais. As mesmas conseguem fazer qualquer tipo de peças em poucas horas, mas a sua maior aplicação será ao nível industrial.

Atualmente estas impressoras são usadas principalmente para produzir protótipos e peças de difícil acesso (no entanto já existem pessoas com ossos feitos em impressoras 3D). Mas, gradualmente, vêm ganhando presença na produção em massa de algumas grandes empresas.

2 – Inteligência Artificial

Outra das grandes alavancas de crescimento de negócios nos dias que correm é a gestão de dados.

Contudo, essa gestão vai um passo além do armazenamento e análise de grandes quantidades de informação que hoje as empresas gerem.

Gigantes da tecnologia como a Google, estão conscientes de que o seu futuro depende da sua capacidade para permitir interações mais naturais com tecnologia. Ou seja, criar uma verdadeira inteligência artificial.

Atualmente, empresas, empresários e pesquisadores de todo o mundo estão à procura de formas para replicar redes praticamente neurológicas da mente humana em equipamentos tecnológicos.

3 – Computação quântica

A computação quântica pode desenvolver computadores extremamente rápidos, vários milhares de vezes mais rápido do que hoje, permitindo cálculos, simulações ou análises que até agora não são viáveis.

Contudo, esta tecnologia terá uma grande desvantagem: um computador quântico será capaz de desvendar qualquer sistema de criptografia de dados. É necessário procurar novas maneiras de proteger informações confidenciais.

4 – Realidade virtual

Além do reino do entretenimento (como os jogos que têm sido criados), eles já demonstraram múltiplas aplicações de negócios.

Há inúmeros campos de aplicação, desde a indústria 4.0 até à industria de publicidade para criar campanhas de marketing experiencial.

Se está a pensar criar o seu próprio negócio numa destas áreas, saiba que pode criar logotipo grátis sem muito trabalho.