Categorias: Video Games

Criador de Super Mario ganhará prêmio por “contribuição cultural” no Japão

Shigeru Miyamoto pode ser considerado um dos precursores do videogame moderno, trazendo ao mundo obras como Super Mario, Donkey Kong e The Legend of Zelda.
Neste ano, o governo japonês decidiu conceder uma homenagem ao game designer por sua contribuição cultural, tanto no país, como no mundo todo.

Em uma recente entrevista para o jornal japonês Sankei News, de Osaka, Miyamoto disse estar muito feliz com a visibilidade que a indústria tem tido nos últimos anos.

“Fico muito alegre que a indústria de jogos eletrônicos esteja sob os holofotes que merece. Este é um trabalho em que você não consegue realizar nada sozinho.”

Além de Miyamoto, outros nomes da cultura pop japonesa também serão homenageadas com o prêmio, como a mangaká Moto Hagio (de “Otherworld Barbara” e “The Poe Clan“) e o cineasta Nobuhiko Obayashi.

Em outras edições da premiação, o governo japonês também homenageou o mangaká Shigeru Mizuki, criador de “O Caderno Milagroso” –  que foi uma das ideias centrais para que Tsugumi Ohba e Takeshi Obata criassem “Death Note” anos depois – e também Hayao Miyazaki, um dos fundadores do Studio Ghibli.

Através de sua conta no Twitter, o designer Yuji Naka, responsável pela criação do principal rival de Mario nos anos 90, o ouriço Sonic, parabenizou a conquista de Miyamoto:

“Shigeru Miyamoto parece ter sido escolhido como um Mérito Cultural. Parabéns! Esta é a primeira vez que alguém da indústria de jogos é escolhido, não é? Fico realmente contente em saber que pessoas do mercado estejam sendo incluídas na cultura popular.”

Fonte: The Enemy / Twitter

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

Romancing SaGa: Minstrel Song Remastered – Análise (Nintendo Switch)

Romancing SaGa não é um jogo para todo mundo, mas, para os poucos que ele…

2 meses atrás

A.I.L.A – Análise (PS5)

Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…

2 meses atrás

Master Lemon: The Quest for Iceland – Análise (PC)

“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…

2 meses atrás

Indika – Análise (Nintendo Switch)

 Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…

2 meses atrás

Wuchang: Fallen Feathers – Análise (PS5)

Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…

3 meses atrás

Neon Inferno – Análise (PC)

Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…

3 meses atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.