Quais diferenças entre Geek e Nerd na atualidade

Enquanto um aprecia se aprofundar em conhecimentos avançados acerca da tecnologia e da ciência, outro prefere conhecer com devoção os vários aspectos da cultura pop. Essa pode ser definida a principal diferença entre os Geeks e os Nerds na atualidade.
Seguindo essa lógica, os Nerds adoram assuntos relacionados à ciência, estão antenados sobre as novidades do mercado tecnológico, leem tudo sobre astronomia, biologia e idolatram Carl Sagan e Stephen Hawking.
Por outro lado, os Geeks sabem tudo sobre Star Wars e também sempre estão com olhos e ouvidos atentos em relação aos filmes da Marvel. E nada escapa do radar deles quando os assuntos são RPG, histórias em quadrinhos, cinema, games digitais e literatura.

Apesar de alguns afirmarem que existe essa diferença, a verdade é que a linha que separa os Geeks do lado Nerd da força é bastante tênue.
Ou seja, na realidade nada impede alguém que tenha pós-doutorado em física de partículas, nutra ao mesmo tempo um profundo interesse pelas aventuras do Batman e do Superman. 

Algumas diferenças nos termos

Talvez, para encontrar alguma distinção entre Geek e Nerd, o ideal seja compreender a origem de ambos os termos.
Posto isso, Geek é um termo que veio à tona no século XIX, oriundo da palavra “geck”, que é de origem alemã e significa “bobo”.
Já o termo “nerd” apareceu nos Estados Unidos no século XX, mais precisamente nos lisérgicos anos 60. Além disso, tudo indica que essa palavra pode ser uma alteração da gíria em inglês “nert”, que quer dizer “louco”.
Na tentativa de encontrar as diferenças existentes entre um e outro, é possível estabelecer alguns pontos essenciais. Veja!

 

No mercado de trabalho

Geeks possuem maior tendência a atuarem em áreas profissionais que demandam certo talento artístico. Aí está a razão para a publicidade, a fotografia e o design ser o habitat natural dessas pessoas.
Já os Nerds se dão bem em áreas de conhecimento cientifico, tais como matemática, física, computação e economia. Aí está o motivo para a academia e até o universo do empreendedorismo ser um terreno fértil para a proliferação desse público.

 

No mercado do entretenimento

Os Geeks praticamente são os culpados pela enxurrada de filmes baseados em histórias em quadrinhos e animes. Eles são ávidos conhecedores e pesquisadores de literatura, música e cinema.
Além de consumidores de cultura pop, muitos deles também são produtores desse tipo de conteúdo e produzem arte independente por meio de blogs e redes sociais. Muitas HQs e curtas-metragens atuais são produzidos por Geeks anônimos ou famosos.
Já os nerds, em sua maioria, também apreciam filmes como Star Wars, Blade Runner e outros clássicos, mas também podem ser vistos assistindo a documentários científicos e outros conteúdos mais sérios.   

Hoje em dia, os dicionários de língua inglesa apontam que tanto Geek quanto Nerd possuem o mesmo significado, pois ambos denotam indivíduos (tanto homens quanto mulheres), tímidos, inteligentes e que pesquisam com afinco assuntos relacionados ao seu interesse.

 

O mercado para o universo Geek e Nerd

Diferentes ou não, o que importa é que Geeks e Nerds são bons consumidores. Os Nerds, ávidos por novidades no segmento da tecnologia, estão sempre antenados para conhecer as novidades de empresas como a Apple.
Os Geeks, conhecedores de cultura pop, podem olhar com carinho para aquela camiseta que carrega na estampa a imagem de algum super-herói de história em quadrinhos. 

Sendo assim, é interessante que empreendedores e lojas saibam como seduzir esses dois públicos.

Um aspecto vantajoso é que Geeks e Nerds se proliferaram com a popularização da internet. Graças a isso, não é de estranhar que ambos os grupos usem a rede para as ações básicas do dia a dia, inclusive comprar.
Portanto, está aí uma porta aberta para quem investe, ou ainda pretende investir, em um e-commerce: conquistar os Nerds e os Geeks. Inclusive é até interessante criar uma loja online com o foco específico nesses perfis de consumidores.

Na hora de investir em um comércio online para Geeks e Nerds, é essencial contar com uma boa estrutura para esse empreendimento. Por essa razão, uma boa hospedagem de site se torna a base para o seu negócio.
Geeks e Nerds, como bons consumidores que são, fazem questão de terem um bom atendimento. E uma hospedagem tem tudo para fazer tornar um site de e-commerce sempre apto a atender os visitantes.

Nesse caso, uma hospedagem VPS tem todas as condições de conferir o que um e-commerce necessita para ser bem visto pelos clientes, tais como velocidade no carregamento das páginas e um bom uptime.

Conclusão

Seja Geek ou Nerd, fã da Marvel ou DC, Star Wars ou Star Trek, é interessante notar que eles possuem mais semelhanças do que diferenças.

Por isso, por mais que algumas vezes eles pareçam distantes um do outro, é possível aferir que eles apresentam alguns traços em comum. Geeks e Nerds são frutos do mundo atual, cada vez mais conectado e sem barreiras.