Pesquisa revela como gamers lidam com a segurança

Devs, protect your players (desenvolvedores, protejam seus jogadores)! É com esse apelo que a PlayFan introduz sua pesquisa, onde mostra que os jogadores desejam que os desenvolvedores trabalhem mais na proteção de dados pessoais e na cibersegurança – 83% dos entrevistados acreditam que a responsabilidade pela segurança de dados é dos desenvolvedores – mas ao mesmo tempo, não veem a segurança como uma prioridade. Confira.
01

Jogadores se sentem responsáveis pela proteção de seus próprios dados

A pesquisa levantou que 39% dos jogadores têm pouca confiança nos esforços dos desenvolvedores para proteger seus dados. Talvez seja por isso que, 58% deles sintam que são pessoalmente responsáveis pela própria segurança, e para proteger seus dados 66% afirmaram que preenchem cadastros usando informações falsas ou com o mínimo de detalhes permitido.

Ao escolher um jogo, no entanto, a segurança é uma das menores prioridades para os gamers: em primeiro lugar está o custo financeiro, seguido pela experiência de jogo; plataforma; velocidade e performance; e, finalmente, segurança e privacidade.

Maioria dos jogadores nunca sofreu ou teve conhecimento de violações de dados

85% dos entrevistados afirmaram que nunca foram afetados por falhas de segurança em jogos;  71% nunca pararam de jogar devido a uma preocupação relacionada a segurança; e 70% não tem conhecimento de problemas de segurança afetando uma empresa de jogos. Para o a PlayFan, o desconhecimento dos jogadores pode ser a causa por trás do uso majoritário de métodos simples de segurança, como: perguntas secretas e verificação por e-mail ou SMS.

Por fim, a pesquisa apresenta, aquelas que, na visão dos jogadores, são as plataformas mais seguras: desktop ou laptop com 30%; 7,4% consoles; 6,4% consoles portáteis e 7,4 smartphones e tablets.

02

Jogue sem abrir mão da segurança

É compreensível que, enquanto consumidores, os gamers busquem os melhores preços em jogos, mas na hora de comprar um jogo, especialmente em mídia digital, prefira lojas conhecidas e evite sites de download ilegais.

Baixar um antivírus também irá incrementar a segurança para os jogos em desktop, laptop e dispositivos móveis. Os produtos da Bitdefender contam a ferramenta “Perfis”, que detecta automaticamente quando você está jogando, impedindo que outros aplicativos tornem o computador mais lento. Além disso, a Bitdedender oferece a melhor proteção e o melhor desempenho, protegendo seus computadores, sem atrapalhar seu dia a dia.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender Antivírus para uso exclusivo do blog Salvando Nerd

Imagens: Daily Mail e Rochester.