“O vovô aqui diz pare agora!” diz ator que interpretou Spock em “Jornada nas Estrelas”.

Ator de “Jornada nas Estrelas” possui grave enfermidade pulmonar. – Foto: Reprodução.

Os fãs de Jornada nas Estrelas agora carregam um sentimento de preocupação. Isso por que o ator Leonard Nimoy – o original Dr.Spock – revelou recentemente possuir uma grave doença pulmonar, apontada pelo Ministério da Saúde do Brasil, como uma das principais causas de mortalidade devido ao uso do tabaco. “Parei de fumar 30 anos atrás. Não cedo o suficiente. Eu tenho COPD [doença pulmonar obstrutiva crônica]. O vovô aqui diz pare agora!”, disse o ator de 82 anos em sua conta oficial no Twitter.

A enfermidade de Nimoy é conhecida no Brasil como DPOC – e está fortemente ligada ao fumo. Ela ataca principalmente pessoas na faixa etária dos 40 anos, e causa além de insuficiência respiratória, fadiga muscular e falta de ar.

O ator, ainda pelo Twitter, manda um recado à todos os fumantes, dizendo:
“Fumantes, por favor, entendam. Se você parar depois de ser diagnosticado com problema no pulmão, é muito tarde. O vovô aqui diz ‘aprenda minha lição’. Pare agora”, disse. E completou: “Eu estou OK. Apenas não posso andar muito. Amo minha vida, família, amigos e seguidores. Vida longa e próspera”.

Fonte: G1