Para os que acompanharam a conferência da Microsoft ontem (21/01/15), com certeza, ficaram entusiasmados com as novidades apresentadas pela empresa do tio Bill – e surpresos por não constatarem nenhum erro de tela azul (heh).
Mas sem dúvidas, o ápice da conferência foi a apresentação do Microsoft HoloLens. Não por que se trata do óculos de realidade virtual da MS, mas por que ele entra num novo patamar dos novos PCs: a holografia.
Por anos, sonhamos em um dia poder controlar tudo com telas holográficas. Telas que aparecem do nada, menus que saltam da parede nua, assistir à programas de TV sem a necessidade de um televisor convencional. Aparentemente, esta era chegou.
O HoloLens é um complexo computador dotado de CPU, um processador gráfico (GPU), e ele inaugura um novo tipo de processador específico para a sua função: o HPU (Hologram Process Unit).
As aplicações do HoloLens
O que a grande parte do público se pergunta, é se o HoloLens ficará apenas recluso ao uso industrial – já que nos vídeos conceituais, a utilização dele em ambiente industrial se faz muito presente. Mas não fica apenas restrito à isso: o entretenimento também é o foco do novo gadget da MS.
“Nós imaginamos o mundo em que a tecnologia possa se tornar mais pessoal. Um lugar onde ela poderia adaptar-se às formas naturais como nós nos comunicamos, aprendemos e criamos. O resultado é a plataforma de computação holográfica mais avançada do mundo, habilitada através do Windows 10. Transforme o seu mundo com hologramas”, lê-se na descrição do vídeo abaixo em que alguns dos envolvidos no projeto falam sobre o HoloLens.
A utilização do HoloLens em um ambiente de projetos também pode ser de grande ajuda. Imagine projetar uma planta completa, e apresentá-la sem utilizar projetores, telas de LCD, ou telões?!
Além disso, aquela ideia de videoconferências através de holografia já é possível com a tecnologia apresentada pela Microsoft. O HoloLens já possui uma integração direta com o serviço do Skype, e não somente a videoconferência será possível, como a interação entre os usuários durante a videoconferência, onde marcações, e sistemas de auxilio poderão ser mostradas através da projeção holográfica.
Sua chegada ao mercado
Como sabemos, o preço do produto ainda não foi definido, bem como a sua data de chegada ao mercado. Mas, segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o produto deve chegar dentro do prazo de “vida útil” do Windows 10.
Além disso, o HoloLens estará disponível tanto para usuários domésticos, como para companhias e clientes empresarias. Resta agora saber, como esse novo equipamento mudará a forma como as pessoas se comunicação e passarão a utilizar a informática no seu dia-a-dia.
Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…
“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…
Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…
Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…
Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…
Quando Silent Hill f foi anunciado, durante uma conferência da Konami sobre a franquia, eu…
Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.