Conheça mais sobre a carreira por trás dos jogos

Quando se fala em mercado de games, o foco costuma ser nos jogos e nos jogadores. Mas você já parou para pensar em quem está por trás dessa indústria, isto é, aqueles que fazem com que ela exista?

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O mercado

Sim, a popularidade dos games só aumenta. Estima-se que 73,4% dos brasileiros joguem algum tipo de game, segundo uma pesquisa realizada pela Game Brasil. O país segue o ritmo mundial, que abarca gerações distintas. Segundo dados levantados pelo blog da ExpressVPN, quase 30% dos indivíduos de um grupo de entrevistados nos EUA e no Reino Unido admitiram pensar em jogos constantemente.

Dessa forma, é possível compreender a direção que o setor tem seguido: a lógica da demanda e da procura. A popularidade leva à formação de profissionais interessados na área. Somente de 2014 a 2018, o número de estúdios desenvolvedores de games no Brasil aumentou de 142 para 375.

A Abragames (Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais) prevê uma continuação do crescimento para este ano, apesar de desafios ligados a fatores externos, tais como o preço dos jogos. Segundo o presidente Rodrigo Terra, os estúdios têm focado em seus trabalhos e 2023 será um ano de muitos lançamentos.

Mercado de jogos para profissionais

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São muitas as áreas de atuação para quem quer entrar na indústria dos games. O mais óbvio é o trabalho de desenvolvedor, mas engana-se quem pensa que só tem oportunidade quem entende de códigos e máquinas. De programadores a distribuidores, o mercado é abrangente e pode continuar incluindo novos profissionais, dependendo da demanda. Vejamos alguns exemplos:

  • Setor Financeiro: Jogos precisam de muito investimento e, desse modo, buscar empreendedores que apostem no negócio é o primeiro passo.
  • Produção: Essa área engloba um pouco de tudo, de programadores a designers. É um setor rico para quem quer se especializar em softwares, programas de gerenciamento de produção, redação etc. Artistas e criadores também são bem-vindos nesse âmbito.
  • Distribuição: Adequada a quem tem talento para publicar e distribuir os jogos. A distribuição engloba tanto negócios digitais como físicos. Vale lembrar que, antes da sua execução, o marketing deve entrar com toda a sua potência, incluindo realização de campanhas, participação em eventos, publicidade por meio de jogadores e influenciadores digitais.

Por onde começar

Os caminhos são muitos, porém antes de focar na indústria de jogos, comece pensando no que você gosta e nas suas habilidades. Afinal de contas, para se dedicar corretamente, é fundamental ter inclinações para determinada profissão.

O passo seguinte é ter paciência e dedicar tempo tanto para construir um portfólio quanto para aprender novas técnicas. O melhor marketing nessa área é fortalecer o próprio nome, seja trabalhando para uma empresa ou de forma independente. Ter essa marca, além de fazer cursos, participar de eventos e conhecer outros profissionais qualificados, faz com que os primeiros passos fiquem mais sólidos.

Por fim, sendo esse um mercado que precisa de vários profissionais alinhados, é necessário compreender a função que você pretende ter em uma equipe. Um designer, por exemplo, pode seguir diferentes vieses específicos (designer de interface, designer de personagem etc). Pense no seu nicho como uma pequena, porém muito importante parte do todo.