Grimpo: artista Lúcio Guimarães lança novo quadrinho

Vinícius Vidal Rosa

, HQs

O ilustrador mineiro Lúcio Guimarães disponibilizou ao público a pré-venda de seu novo quadrinho, intitulado Grimpo.

A história apresenta dois irmãos que precisam recuperar a última lembrança de seu falecido pai, um artesão fazedor de pipas. Para isso, será necessário passar por um obstáculo gigantesco. “Essa história representa todo o esforço e energia que precisamos em momentos de dificuldade. Procurei trabalhar como lidamos com perdas e como descobrimos o que realmente importa na vida”, conta o artista.

A proposta levou o ilustrador a explorar também os recursos que a mídia oferece. Segundo Guimarães, isso também se relaciona com a temática da história.  “Em Grimpo temos personagens dando tudo de si por um objetivo muito significativo para eles. A minha ideia ao contar essa história foi tentar entender melhor quem eu sou e porquê ainda faço quadrinhos. Fiz tudo de forma tradicional, papel e tinta. Queria testar os meus limites como quadrinista e evoluir como artista. No digital acabo usando muitos truques pra facilitar a produção e sinto que me atrapalha no resultado final”.

Para isso o autor também se propôs a fazer uso de uma narrativa sem falas, inspirado na proposta do Silent Mangá Audition. O SMA é um concurso internacional de quadrinhos sem balões de fala, usando apenas a linguagem da arte para narrativas universais acessíveis a leitores de todo o mundo. Como suporte, Lúcio Guimarães contou com auxílio de Daniel Bretas como editor, artista vencedor duas vezes da categoria Excellence Award na competição internacional.

Demorei muito pra chegar em um storyboard final. Contei com grande ajuda do Daniel Bretas como editor. Essa é uma história que precisou de todo o meu esforço. Assim como a protagonista que chega nos seus limites físicos para recuperar algo precioso, eu senti que cheguei nos meus limites e cresci durante a produção de Grimpo”, conta.

O trabalho poderá ser adquirido pela internet e recebido em casa durante o período de isolamento social. Originalmente, o autor tinha como planejamento lançar o trabalho durante a edição de 2020 do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH), evento que foi cancelado por conta da pandemia.

Quem quiser conhecer a história de Grimpo pode comprar o quadrinho em pré-venda pelo site do coletivo Carrapato Estrela. O quadrinho será enviado normalmente, mas por conta da situação relacionada ao Covid-19 poderão ocorrer atrasos em relação aos serviços de entrega.

Este slideshow necessita de JavaScript.