Video Games

Google anuncia Stadia, sua plataforma de streaming de jogos

Durante sua apresentação na Game Development Conference, a Google anunciou seu ambicioso projeto de entrada no mundo dos games. Batizado de Stadia, a nova plataforma terá um foco centrado em streaming.

O que é o Stadia?

O Google Stadia virá como a promessa de implementação definitiva do sistema de streaming de jogos através da internet. Ele irá possuir uma GPU de 10.7 teraflops, algo muito superior a capacidade de processamento gráfico do Xbox One X e o Playstation 4 Pro juntos. Além disso, ele terá integração total com os principais serviços da Google, como o Youtube para transmissão online de partidas.

E como ele funciona?

Utilizando qualquer dispositivo como Computadores, Tablets, Smartphones e Televisores, o Stadia utilizará os servidores da Google para processar os títulos via streaming.
O anúncio também trouxe a revelação do Stadia Controller, que irá ter total compatibilidade com os dispositivos descritos acima.

Funcionando através de conexão Wi-Fi, o controle terá além dos principais comandos, trará funções como o Save Share, onde os usuários poderão salvar e compartilhar conteúdos com outros usuários, além do Google Assistente, onde você poderá pedir dicas durante uma jogatina, caso não consiga passar de uma determinada fase ou puzzle.

Funcionalidades e recursos

Em seu anúncio de lançamento, o Stadia virá com suporte a resolução de 4K e 60 frames por segundo, mas há planos para que resoluções em 8K e 120 fps sejam implementadas no futuro.
Além disso, também foi anunciado que a plataforma terá suporte a recursos de cross-platform, mas ainda não se sabe com quais outros consoles.

Outro recurso interessante anunciado foi o Crowd Play, onde espectadores de uma stream poderão entrar em uma sala para jogar com seus streamers favoritos.

Títulos e lançamentos confirmados

Até o momento, alguns títulos de peso já foram confirmados para a nova plataforma, como Assassin’s Creed Odyssey e DOOM Eternal, que, segundo o anúncio, já virão nativamente com suporte a 4K e 60fps em seu lançamento. Alguns outros títulos foram mostrados durante a conferência, mas não há nenhuma confirmação de que Shadow of the Tomb Raider e NBA 2k19 serão lançados para o Stadia em seu lançamento.

Com a liderança de Jade Raymond, a Google anunciou um estúdio totalmente focado para colaborar com outros estúdios interessados em trabalhar com a plataforma, chamado de Stadia Games and Entertainment

Ainda não há uma data de lançamento confirmada, mas está prometido para chegar ainda esse ano apenas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. O preço também não foi divulgado.

Fonte: Torre de Vigilância / Twitter

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

A.I.L.A – Análise (PS5)

Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…

2 semanas atrás

Master Lemon: The Quest for Iceland – Análise (PC)

“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…

3 semanas atrás

Indika – Análise (Nintendo Switch)

 Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…

4 semanas atrás

Wuchang: Fallen Feathers – Análise (PS5)

Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…

1 mês atrás

Neon Inferno – Análise (PC)

Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…

1 mês atrás

Silent Hill f – Análise (PC)

Quando Silent Hill f foi anunciado, durante uma conferência da Konami sobre a franquia, eu…

1 mês atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.