Funcionários da Rockstar chegaram a trabalhar 100 horas semanais em Red Dead Redemption 2

Dan Houser, co-fundados da Rockstar Games, revelou em uma recente entrevista a Vulture que Red Dead Redemption 2 – jogo que será lançado dia 26 de outubro – foi o jogo mais ambicioso e difícil que a empresa já desenvolveu, chegando ao ponto dos funcionários trabalharem 100 horas semanais para que o jogo fosse concluído.

Houser disse que o desenvolvimento do jogo está acontecendo há sete anos, desde 2011. Durante o período do Verão de 2012, a empresa já possuía boa parte do jogo roteirizado, com missões e parte da história já prontas durante o outono do mesmo ano. Desde esse período, a Rockstar vem trabalhando na criação de novas mecânicas, animações e alguns aspectos técnicos que, pelas limitações de tecnologia da época, não eram possíveis.

Segundo Houser, o jogo conta com 65 horas de conteúdo. Ao todo, 300 mil animações compõem o jogo, sendo utilizados cerca de 1200 atores e atrizes. Em termos de diálogos, ao todo o jogo soma cerca de 500 mil linhas.

Nós despejamos tudo que tínhamos em Red Dead Redemption 2. Fomos o mais longe que aguentamos”, disse Sam Houser, irmão de Dan, e co-criador da empresa.

Esta não é a primeira vez que a empresa não segue diretrizes trabalhistas. Em 2010, algumas esposas de funcionários da divisão de San Diego escreveram uma carta de protesto pela quantidade exaustiva de horas que os funcionários estavam enfrentando. Segundo a carta, alguns funcionários foram coagidos a trabalhar cerca de 12 horas por dia, durante seis dias na semana, totalizando 72 horas semanais.

Segundo o relato na carta das esposas, esse ritmo intenso de trabalho “degradava a qualidade de vida dos desenvolvedores e de seus familiares“, além de muitos terem problemas de saúde constantes.

Após o caso, a Rockstar foi ameaçada de sofrer processos trabalhistas. A empresa respondeu as acusações de coação de uma forma um tanto quanto polêmica:

Ficamos tristes se algum ex-membro de qualquer equipe não encontrou tempo para se satisfazer criativamente. Desejamos que eles encontrem um ambiente mais adequado a seus temperamentos e necessidades. Entretanto, a grande maioria de nossa empresa está focada exclusivamente em entregar entretenimento interativo de ponta.

O chamado “crunch time” é o período que antecede o lançamento do jogo e acabou se tornando comum em várias empresas do mercado de jogos, que aumentam sua carga de horas e até mesmo incluem os finais de semana de expediente para polir seus projetos até o lançamento.

Red Dead Redemption 2 será lançado em 26 de outubro para Playstation 4 e Xbox One.

Fonte: Nerd Bunker