E3 2018 – Confira tudo o que rolou na conferência da Microsoft

A Microsoft realizou no final da tarde deste domingo (10) a sua conferência na E3 2018. Uma conferência que reflete bem o momento da empresa, em que os anúncios de novos serviços foram deixados um pouco de lado, e muitos trailers tomaram conta do palco.

A conferência começou mostrando o primeiro trailer do novo Halo Infinite, que ao que tudo indica, não será uma sequência de Guardians – último jogo da franquia principal.

Após o final do trailer, Phil Spencer – chefe da divisão Xbox – subiu ao palco muito aplaudido pela plateia, dando boas-vindas à todos que estavam conferindo a apresentação ali, e em casa. Spencer fez questão de ressaltar a importância da comunidade gamer do Xbox.

O primeiro exclusivo a surgir no telão foi “Ori and the Will os Wisps”, continuação direta do aclamado “Ori and the Blind Forest”. O trailer apresenta um jogo plataforma com uma belíssima direção de arte, mostrando a evolução que o jogo teve após o sucesso do primeiro jogo.
Ainda não há uma data de lançamento confirmada, mas o jogo chegará ao mercado no próximo ano.

Um dos momentos altos da conferência foi que, finalmente os fãs da From Software puderam descobrir o que de fato era o projeto “Shadows Die Twice”. E, quebrando as expectativas de que o título seria um exclusivo de Playstation 4 – talvez uma continuação de Bloodborne -, eis que surge “Sekiro”, um jogo que une a jogabilidade de Dark Souls, se passando no período Sengoku do Japão feudal.
O jogo terá a direção de Hidetaka Miyazaki (Dark Souls 1, 3 e Bloodborne), e será distribuído no ocidente pela Activision.

Sekiro: Shadows Die Twice ainda não possui data de lançamento confirmada, e será lançado em 2019.

Subindo ao palco, Todd Howard, da Bethesda, veio para mostrar um novo trailer do novo Fallout 76. Howard deu alguns detalhes – que já haviam sido vazados em fóruns -, de que o game se passará em West Virginia, e será o primeiro game na linha do tempo de Fallout, onde o Vault 76 foi o primeiro a ser aberto após 25 anos das explosões atômicas.

Seguindo com a onda de trailer, um novo jogo que se passará no mesmo universo de Life is Strange foi divulgado na conferência. Chamado de “Captain Spirit”, o jogo mostra como a imaginação de uma criança pode ser um ambiente fértil para se mostrar uma grande aventura.
Nele, assumimos o papel do jovem Chris, que vive aventuras espaciais, enfrentando monstros e perigos apenas com o poder da imaginação.

Para a surpresa de muitos, o game estará disponível dia 26 de junho totalmente de graça.

Após isso, tivemos a divulgação de que Nier Automata também chegará ao console da Microsoft, após um período de exclusividade no Playstation. O game será lançado em 26 de junho deste ano para a plataforma.

Metro Exodus foi o próximo da lista a surgir no telão, mostrando um novo trailer, onde foi possível vermos o ambiente inóspito que nos aguarda. Além disso, o game contará com um sistema de customização de armas bem interessante, além de inimigos bem variados.
Metro Exodus chegará ao mercado em 22 de fevereiro de 2019.

Phil Spencer retoma o palco, desta vez para apresentar Kingdom Hearts III para Xbox One, com um novíssimo trailer, focando nos personagens de Frozen, Enrolados e uma pequena ponta de Monstros S.A.
O game chega em 29 de janeiro de 2019.

Voltando aos exclusivos, duas novas expansões de Sea of Thieves foram anunciadas. Uma delas, chamada Cursed Sails, será lançada em junho, e trará novos inimigos, como um navio de esqueletos, além de uma campanha com um período limitado e recompensas exclusivas. A nova DLC chega ainda em junho.

Forsaken Shores, trará uma nova ilha que promete desafiar os marinheiros que se aventurarem por lá, trazendo uma área vulcânica que testará sua habilidade de pirata em alto mar. Esta DLC está programada para ser lançada em setembro.

A Eletronic Arts havia prometido mais detalhes sobre Battlefield V durante a conferência da Microsoft. Mas tudo o que vimos foi o mesmo trailer apresentado pela empresa, em sua conferência no sábado (9), pegando todos de surpresa.

Figurando mais um exclusivo, Forza Horizon 4 levará os jogadores para o Reino Unido e traz mudanças significativas durante a sua experiência.
Ralph Fulton, diretor criativo do título, subiu ao palco para falar sobre as mudanças que o novo jogo trará.
Uma das grandes novidades, é que o jogo agora contará com mudanças de estações, tornando a experiência de se correr nas mesmas pistas, em estações diferentes, algo único.

Para marcar essa mudança de clima, a Microsoft até mesmo transformou o palco em um dia de outono, onde uma chuva de folhas de papel picado deixou todos sem entender qual a necessidade disso.

O jogo ainda não possui uma data de lançamento.

Subindo ao palco mais uma vez, Phil Spencer protagonizou um dos momentos mais memoráveis dessa conferência anunciando a compra de cinco novos estúdios, entre eles a Compulsion Games, de “We Happy Few” – jogo anunciado em 2016, e que traz um mundo distópico onde pessoas utilizam pílulas para enxergar “o mundo dos sonho” – , além da Ninja Theory – responsável por jogos como Enslaved, Hellblade: Senua’s Sacrifice, DmC: Devil May Cry e Heavenly Sword.
O estúdio responsável pela franquia State of Decay, Undead Labs, também entrou nas compras da Microsoft.

Após esse anúncio, tivemos finalmente a data de lançamento de We Happy Few divulgada. O jogo chega dia 10 de agosto de 2018.

PUBG também figurou entre os anúncios, mostrando que os novos mapas já disponíveis para PC chegarão ao Xbox One em breve, além de um novo mapa na neve.

Para a alegria dos fãs de JRPGs, a Microsoft também anunciou uma versão em HD definitiva do aclamado Tales of Vesperia. O título é até hoje o mais bem avaliado da franquia desde a sua criação no Super Nintendo.

Depois, tivemos o momento do anúncio oficial e um gameplay de The Division 2, onde pudemos observar a evolução gráfica da série, além de trazer algumas mecânicas novas. O jogo chegará em 15 de março de 2019.

Ashley Speicher, engenheira de projetos do Game Pass, subiu ao palco para anunciar que três novos títulos foram adicionados gratuitamente ao serviço, que são: Fallout 4, The Elder Scrolls Online e The Division. Ela também anunciou o novo serviço Fast Start, que promete fazer com que jogos carreguem duas vezes mais rápido que o convencional, mesmo enquanto estão em processo de download (como ocorre no Playstation 4).

Após, tivemos um compilado dos games ID@Xbox, onde é mostrado vários pequenos teasers de jogos indies que serão lançados para a plataforma:

Em seguida, Shadow of the Tomb Raider teve um novo trailer mostrado no palco. O game sairá em 14 de setembro deste ano.

O novo “Session” – jogo de skate dos mesmos desenvolvedores da franquia “Skate”, da EA, também foi anunciado durante a conferência em um pequeno teaser. Ainda não há uma data ou gameplay divulgados.

Também tivemos um trailer de Black Desert – um MMO da Pearl Abyss.

E aqui talvez tenhamos um dos anúncios mais aguardados, especulados e aclamados de toda a conferência.
Devil May Cry 5, o retorno da série clássica, foi finalmente e oficialmente anunciado, com direito a um trailer com cenas de gameplay que mostra que o gênero Hack N’ Slash ainda está vivo.
Para anunciar o game, o desenvolvedor Hideaki Itsuno subiu ao palco e gritou em alto e bom tom: “Devil May Cry IS BACK!”

O game trará novamente Nero como protagonista. Agora, o personagem contará com seu braço demoníaco com alguns apetrechos tecnológicos em sua luta contra os demônios. Dante também estará presente no game, como mostrado no final do trailer, mas ainda é muito nebuloso qual será seu papel no novo jogo.
Devil May Cry 5 ainda não possui uma data de lançamento oficial.

E teremos a volta de Cuphead em uma nova DLC anunciada, trazendo novas armas, habilidades e chefes, além da possibilidade de se jogar com Miss Challice (a “fantasminha” salva nos mausoléus durante a campanha do jogo). O novo pacote se chama “The Delicious Last Course” e chegará em 2019 para PC e Xbox One.

Um jogo novo aos moldes de Zelda, porém com uma visão isométrica foi revelado, se mostrando bastante promissor. Tunic utiliza gráficos low-poly muito bonitos e coloridos e conta com vários elementos que fizeram a série Zelda, um sucesso.
O jogo ainda não possui uma data de lançamento confirmada.

Phil Spencer mais uma vez, retorna ao palco para anunciar um novo jogo que mescla vários universos de animes e mangás famosos da revista japonesa “Shonen Jump”, como One Piece, Naruto e Dragon Ball.

Jump Force chega em 2019, e traz um sistema bem semelhante ao visto na série J-Stars, com uma pitada de Smash Bros.

Chris Avalone, roteirista de Dying Light subiu ao palco para apresentar a sequência do jogo de zumbís, Dying Light 2. Ele explicou que o game contará com um sistema de narrativa bem consistente, onde nossas ações terão peso em como comunidades inteiras vivem, além de várias mudanças.
Segundo o roteirista, o jogador deverá temer os humanos de dia, e as criaturas a noite. Uma pequena demonstração foi mostrada no palco.

E, pegando várias pessoas de surpresa mais uma vez, a Microsoft anunciou um novo jogo da franquia Battletoads. Entretanto, muitas pessoas ficaram decepcionadas pois o “trailer” em questão, se tratava apenas de um anúncio no telão, onde foi possível ver o famigerado carrinho da segunda fase do game original batendo em uma pedra.
Ao que parece, o jogo terá um visual parecido com quadrinhos, e será possível partidas com três jogadores, onde cada um assumirá os sapos transmorfos.

Ainda não há uma data de lançamento para o novo Battletoads, apenas sendo anunciado para 2019.

Sem seguida, Rico Rodriguez aparece no novo trailer de Just Cause 4 – um dos vazamentos da lista do Walmart que foi “acidentalmente divulgada” antes da E3 iniciar. O trailer traz tudo o que Just Cause faz bem: explodir coisas e provar que a física é algo apenas do mundo real.
O jogo sairá ainda este ano, sendo anunciado para 4 de dezembro.

Claro que Gears of War não poderia faltar nessa conferência, e para a surpresa de todos, foi anunciado um Gears of War pra aparelhos mobile, onde todos os personagens são na verdade bonecos Funko Pop!
O jogo ainda não possui data para ser lançado, mas chegará ao mercado ainda este ano.

Rod Fergusson, da The Coallition Studio sobe ao palco para anunciar o novo Gears Tactics, que mescla o universo de Gears of War, com a jogabilidade da franquia XCOM.

E, como diziam os rumores, Gears of War 5 (aqui, chamado apenas de Gears 5) surge no telão, mostrando que ele será uma sequência logo após os eventos de Gears 4. O jogo também aparenta estar mais focado em contar a sua história – uma decisão acertada, dando uma sobrevida a franquia.

Ainda não há uma data para o lançamento de Gears 5.

E, voltando ao palco para sua despedida, Phil Spencer revelou que mais 50 títulos estarão disponíveis via Game Pass. Além disso, o executivo revelou que a Microsoft, assim como a EA, está trabalhando em um sistema de cloud gaming chamado Microsoft AI, além de revelar que a empresa já começou os projeto do novo console – contrariando o discurso que ele mesmo fez ao anunciar o “Project Scorpio”, onde Spencer disse que a Microsoft através de seu novo console, não se preocuparia mais com gerações.

E durante o pronunciamento de Phil, alguns bugs começaram a ocorrer, revelando o trailer de Cyberpunk 2077, novo projeto da CD Projekt Red, mesma empresa responsável pela franquia The Witcher.

Anúncio (câmera da plateia):

Trailer (em alta qualidade):

Em suma, a Microsoft fez uma apresentação que todos querem ver: anúncios de jogos, trailers e gameplays. Embora essa tenha sido uma conferência de mais “olha só no que estamos trabalhando e temos a oferecer” do que de fato “você vai jogar isso em breve”, muitos dos anúncios foram o suficiente para deixar milhares de espectadores eufóricos com o fato de tal projeto ser real.
A Microsoft até então teve a melhor conferência da feira. Mas, mais está por vir.