Dualsense contará com microfones que cancelam ruídos

A Sony divulgou no início desta semana o visual do controle do Playstation 5, apostando em uma aparência bem limpa e em duas tonalidades – o que pode indicar que o novo console também siga essa padronização.

Batizado de “DualSense“, algumas especificação também foram divulgadas, como a saída do botão Share para a entrada do novo comando, chamado Create – que ainda não se sabe se terá uma função diferente do visto no Dualshock 4, do Playstation 4 -, além da informação de que agora o controle não contará apenas com um alto-falante embutido no controle, mas também contará com um microfone interno, permitindo o envio de mensagens rápidas para os seus amigos durante as partidas.

O site SegmentNext foi o responsável por descobrir a patente deste microfone e como ele funcionará. Segundo o levantamento apontado pelo site, o controle do Playstation 5 irá incluir três ou mais microfones em uma matriz que conseguirá determinar a localização de uma fonte de som, com base nas diferenças de tempo em que o som é captado por cada um dos microfones.

Em uma combinação com a localização e orientação do controle (conforme determinado pelos sensores de localização), será possível determinar a fonte de emissão de som no ambiente interativo“, diz o documento.

Ainda segundo o arquivo divulgado pelo portal, “o som capturado pode ser processado para excluir sons que não vem de uma determinada região do ambiente“. Ou seja: eles terão um sistema de filtragem de ruídos indesejados, como o barulho da televisão ou outros ruídos de menor frequência ao redor.

A patente explica também como funcionará o sistema de captura de áudio quando dois jogadores estiverem usando o mesmo espaço para se comunicar. Segundo o documento, os microfones conseguirão equilibrar os níveis de áudio, destacando a voz do usuário mais próximo.

Apesar do DualSense possuir essas funcionalidades, a Sony informou que o controle contará com uma entrada de 3.5mm para headphones e headsets, e recomenda que, para uma melhor experiência de áudio durante partidas online, a utilização de um headset de boa qualidade é indispensável.

Fonte: Eurogamer