Donisete Lemos publica online o quadrinho “Herói”

Vinícius Vidal Rosa

, HQs

O coletivo mineiro Carrapato Estrela lançou na internet o quadrinho Herói, criação do artista Donisete Lemos. A história foi originalmente produzida para o evento realizado em comemoração ao do Dia do Quadrinho Nacional, em Belo Horizonte, no fim de janeiro. A publicação é o trabalho mais recente do quadrinista que aproveitou a oportunidade para testar uma variação na sua forma de fazer quadrinhos e realizar algumas experimentações.

Busquei abstrair o máximo da forma, até um nível mínimo de entendimento. A narrativa é mais direta e não existe nenhum texto. Imaginei como se tudo fosse um mural desenhado, assim como as pinturas rupestres e os murais pintados de civilizações antigas. Quis deixar o leitor livre também para interpretar a mensagem como desejasse. A falta de falas e os desenhos mais abstratos foi intencional visando este objetivo.”, explica Lemos.

Graduado em design gráfico, o artista teve na sua formação acadêmica a inspiração para o desenvolvimento do projeto. “Na época tinha acabado de terminar meu TCC cujo tema era um jogo de cartas e tinha pesquisado muito sobre referências de imagens pictóricas e minimalistas. Acho esse tipo de arte fascinante. Acabei inclinado a experimentar um pouco e resolvi testar com a narrativa, sem qualquer medo de que a mensagem talvez não fosse entendida”.

A história foi publicada no Tapas onde pode ser lida gratuitamente pelo público: https://tapas.io/series/Heroi

Donisete Lemos

Donisete Lemos é natural de São Lourenço, no sul de Minas, e reside em Belo Horizonte desde 2013. Ele tem 24 anos e é Graduado em Design Gráfico pela UEMG. Atua como ilustrador e designer freelancer. Seu primeiro contato com quadrinhos foi através das HQs da Turma da Mônica, mas foi nos mangás que encontrou sua paixão pela narrativa sequencial. Ele está confirmado no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ BH) onde lançará Verdade ou consequência, em parceria com o roteirista e ilustrador Igor Marques.

Carrapato Estrela

O Carrapato Estrela é um coletivo de quadrinistas oriundo de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O grupo foi fundado no início de 2017 e é composto por Donizete Lemos, Hyna Crimson, Igor Marques e Lúcio Guimarães. Os artistas se reuniram como forma de trocar conhecimento, técnicas, referências e incentivos para o desenvolvimento de seus trabalhos.

Texto enviado por Igor Marques.