Documentário revela como games moldam as cidades do futuro

Sei que nunca estive aqui, mas sinto que já vim. É incrível”. Em poucos olhares, Lydia Winters, diretora de marca da Mojang, percebeu o quanto os games são capazes de transformar a sociedade e o planeta. Por meio do Minecraft, a sua equipe auxiliou no processo de planejamento urbano de uma cidade do Nepal e, ao comparar o virtual ao real, se mostrou espantada e orgulhosa. Essa reação da profissional é apenas um dos momentos especiais do documentárioGaming the Real World’, que está disponível a partir desta semana na Red Bull TV, com tradução em português, e retrata a capacidade de inovação social que os jogos eletrônicos atingiram pelo mundo.
Produzido pela Luckyday Film, a narrativa possui 73 minutos e viaja por diversos países para mostrar como os games têm sido utilizados para melhorar a urbanização das cidades. Logo no começo, o documentário apresenta como os players David Bergström e Emil Andersson aceitaram um convite para revigorar ambientes em Estocolmo visando à socialização dos moradores. Em seguida, projetos no Nepal, Quênia e Estados Unidos ganham destaque.
Estamos pegando algo em videogame e usando isso para criar coisas na vida real. Estamos mudando o mundo mesmo”, afirma Lydia Winters, diretora da empresa desenvolvedora de Minecraft, e responsável por diversos projetos de reurbanização por meio do game ao redor do mundo.
O documentário ‘Gaming the Real World’ ainda traz exemplos da parceria do Block by Block com a ONU Habitat e depoimento de Susanna Pollack, presidente da Games for Change. Disponível gratuitamente pela Red Bull TV, o conteúdo pode ser acessado clicando AQUI .