Confira tudo o que rolou no evento de anúncio do PS5

A Sony realizou na tarde desta quinta-feira (11) o tão aguardado evento de revelação do seu novo console, o Playstation 5, além de mostrar um pouco dos jogos de lançamento do novo aparelho, tanto de seus estúdios parceiros, como de desenvolvedoras third party.

O destaque da apresentação ficou por conta da revelação do visual do novo console, que até o momento vinha sendo mantido em total sigilo. Uma das grandes novidades do novo Playstation 5 é que ele contará com dois modelos disponíveis no mercado: um que possui leitor de Blu-Ray, próprio para consumidores que ainda desejam investir em jogos em mídia física e outro, sendo um modelo voltado para mídias digitais, sem a presença do leitor em seu hardware.

Playstation 5 e sua linha de acessórios. Imagem/Divulgação.

Além de revelar o visual de ambos os aparelhos, a Sony também revelou uma linha completa de acessórios disponíveis para o videogame. Entre eles:

  • PULSE 3D – Um headset que terá um sistema de áudio em 3D e dois microfones embutidos para cancelamento de ruído externo;
  • PS Camera HD – Trazendo duas lentes em 1080p para que o jogador possa transmitir e filmar momentos marcantes durante suas jogatinas;
  • Controle de mídia – Agora sua interação com serviços de streaming e navegação por outros serviços presentes no aparelho ficará mais fácil e dinâmica. O controle também possui um microfone embutido, possibilitando o acesso via comando de voz;
  • Base de carregamento para o DualSense – Agora você terá a opção de terminar suas jogatinas e deixar seu controle carregando com total segurança.

Também foram revelados alguns títulos que estarão presentes no line-up de lançamento do aparelho. Ao todo, 26 títulos foram mostrados, entre novas franquias e alguns velhos conhecidos do público. Os destaques ficaram para o novo Horizon II: Forbidden West, Resident Evil: Village e o remake de Demon’s Souls.
Abaixo, você confere a lista completa:

Grand Theft Auto V / GTA Online

Lançado em 2013, GTA V será portado para mais uma geração de consoles – já que originalmente, o game foi lançado para o Playstation 3 e Xbox 360, recebendo ports com melhorias para os consoles da atual geração. Além dele, GTA Online também chegará para a próxima geração. Ele será disponibilizado de forma separada de GTA V, totalmente gratuita durante os três primeiros meses de lançamento no novo console.

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

A Insomniac Games divulgou um pequeno trailer revelando que o novo game do Homem-Aranha já será um dos títulos de lançamento do console. Entretanto, para tristeza de alguns fãs, ele não será propriamente um novo jogo, contando a trajetória de Miles como novo cabeça de teia, mas será uma nova versão do game de PS4, com uma nova DLC, focada no personagem.

Gran Turismo 7

Um velho conhecido dos fãs de automobilismo está de volta ainda mais bonito. Gran Turismo 7, desenvolvido pela Polyphony Digital, é o sétimo título da franquia principal de Gran Turismo. No trailer, é possível ver uma vasta gama de personalizações para seu carro, além de corridas em primeira e terceira pessoa. Para os fãs de automobilismo e de simuladores de carros, é um prato cheio.

Ratchet & Clank: Rift Apart

Mais uma franquia conhecida retornará no Playstation 5. Com um visual que remete a animações 3D de grandes estúdios, como Pixar e Dreamworks, Ratchet & Clank retornam ainda mais explosivos do que nunca. O game ainda não possui uma data de lançamento confirmada.

Project Athia

Com um nome provisório e um visual incrível, a Square Enix anunciou Project Athia. O game será um exclusivo para Playstation 5 e apresenta uma protagonista em um planeta dominado por criaturas hostís. O game parece misturar alguns elementos de plataforma com o combate de seus últimos grandes títulos da série Final Fantasy.

Stray

Desenvolvido pela Blue Twelve Studios e publicado pela Annapurna Interactive, o jogo nos coloca no papel de um gato em um mundo dominado por robôs humanóides. Ele será lançado para Playstation 5 e para PC, através da Steam, em 2021.

Returnal

Com um visual e uma temática interessante, Returnal conseguiu instigar a curiosidade de quem acompanhava a conferência. Desenvolvido pela Housemarque, um dos estúdios parceiros da Sony, o game parece trazer um sistema de gameplay roguelike, onde o personagem tem ciência das suas falhas e de suas mortes. Cada vez que o jogador falha, o mundo se modifica, tornando o desafio diferente.

Sackboy: A Big Adventure

Um dos mais carismáticos e conhecidos personagens de franquias exclusivas da Sony está de volta em um mundo completamente seu. A grande mudança aqui, é que diferente dos títulos da franquia LittleBigPlanet, que usavam uma perspectiva 2.5D, em Sackboy teremos um mundo completamente em 3D para ser explorado.

Destruction Allstars

Esse game é uma das propostas mais interessantes mostradas. Bebendo de diversos títulos de sucesso, como Twisted Metal, Rocket League e Fortnite, Destruction Allstars une todos esses elementos em um game de combate em arena.

Kena: Bridge of the Spirits

Criado pelo estúdio indie Ember Lab, cujo os integrantes são responsáveis pelo curta animado “Majora’s Mask – Terrible Fate (2016), que explora o passado de Skull Kid, Kena: Bridge of the Spirits bebe da fonte da franquia Zelda. O game será lançado também para Playstation 4 e PC, através da Epic Games Store.

Goodbye Volvano High

Com um visual que remete bastante aos desenhos animados do início da década de 2000, Goodbye Volcano High é um game que mostra uma sociedade de dinossauros antropomórficos. De acordo com a sinopse, o game será “uma narrativa cinematográfica sobre o fim de uma era… e o começo de uma história de amor”. Ele será lançado também para Playstation 4 e PC, via Steam.

Oddworld: Soulstorm

Oddworld já é uma franquia conhecida no mundo dos games. Soulstorm já havia sido anunciado em 2017 mas, de lá para cá, não recebeu novidades. O game tem previsão de lançamento para PS5, PS4 e PC.

Ghostwire: Tokyo

Anunciado originalmente na E3 2019, o novo projeto de Shinji Mikami – principal nome por trás de Resident Evil – deu mais detalhes sobre seu novo projeto, confirmando que ele também será lançado para a próxima geração de consoles. O game será publicado pela Bethesda e traz um conceito bem interessante, além de um gameplay frenético.

JETT: The Far Shore

Desenvolvido pelos mesmos criadores de Sword & Sworcery, JETT: The Far Shore traz um conceito interessante em seu trailer de anúncio. O jogo mostra dois jovens exploradores espaciais em busca de um novo planeta para ser habitado. Durante a aventura, iremos explorar planetas inóspitos utilizando naves e foguetes para analisar sua superficie e saber se é um bom lugar para criar uma colônia.

Godfall

O primeiro título a ser anunciado para o Playstation 5 ganhou um novo trailer focado totalmente no gameplay. Godfall será um dos títulos de lançamento para o Playstation 5 e também ganhará uma versão para PC.

Solar Ash

Mais um título publicado pela Annapurna Interactive, Solar Ash já havia sido anunciado com o nome Solar Ash Kingdom. Além de um novo nome, o game ganhou uma nova plataforma de lançamento, sendo originalmente anunciado para Playstation 4 e PC. No entanto, ele agora ganhará uma versão para a nova geração.

Hitman 3

Agora por conta própria, sem a publicação da Square Enix, a IO Interactive lançará em janeiro de 2021 o novo e conclusivo episódio da franquia Hitman. O game será lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

Astro’s Playroom

Uma sequência espiritual de Astro Bot Rescue Mission, sendo um dos jogos de lançamento do novo console da Sony.De acordo com a descrição do vídeo, o jogo virá pré-instalado no aparelho.

Little Devil Inside

Um título bastante curioso e que promete trazer boas doses de aventura. O game contará com alguns elementos de survival em um mundo semi-aberto e repleto de desafios. O game também será lançado para Playstation 4, Xbox One e PC.

NBA 2K21

A nova versão do clássico game de basquete agora contará com gráficos incríveis na nova geração. De acordo com a própria 2K, o game foi totalmente desenvolvido para a nova geração. Mais detalhes devem surgir em breve.

Bugsnax

Dos mesmos criadores de Octodad: Dadliest Catch, Bugsnax é um game de aventura, ainda sem muitos detalhes. O que torna o game interessante é seu visual, nitidamente inspirado em animações de canais infantis, além de trazer uma mecânica que seu personagem, ao comer outra criatura, parece ganhar novas habilidades e aparências, podendo customizá-lo de uma maneira única.

Demon’s Souls Remake

Os boatos estavam certos! Finalmente, Demon’s Souls foi oficialmente anunciado para a nova geração. O game está sendo desenvolvido pela Bluepoint Games, que já trabalhou em outro grande clássico da Sony, Shadow of the Colossus, sendo um exclusivo do Playstation 5. Confira o trailer:

Deathloop

Mais um game da Bethesda a figurar na apresentação. Deathloop está sendo desenvolvido pela Arkane Studios e já havia figurado na E3 de 2019. Com um estilo de gameplay que lembra bastante Dishonored, o game chegará ao PS5 e PC, ainda sem uma data definida.

Resident Evil: VIllage

Mais um rumor que foi confirmado. Resident Evil VIII, como havíamos noticiado há algum tempo, será ambientado em um vilarejo europeu. Ethan, nosso personagem em RE7, retorna como protagonista. Além dele, Chris Redfield, clássico personagem da franquia, também está de volta. Algumas informações sugerem que Chris será um dos vilões principais da trama.

Pragmata

Uma nova IP da Capcom. O trailer segue bastante a linha dos trailers de Death Stranding, com elementos que parecem desconexos e nenhuma informação divulgada. Nele, é possível ver um astronauta andando pela Times Square, em Nova York, um gato holográfico que possui um esqueleto robótico e uma menina que aparenta ter alguma hhabilidade sobrenatural. O game ainda não possui data de lançamento confirmada.

Horizon II: Forbidden West

Encerrando a apresentação de jogos, tivemos o anúncio oficial do novo game da franquia Horizon. Nele, Aloy agora fará uma jornada para o Oeste. O trailer nos apresenta algumas criaturas cibernéticas novas, como uma tartaruga gigante em uma região pantanosa, crocodios e até mamutes.