Como solucionar o problema da mensagem que bloqueia o PS4

Há alguns dias, uma notícia tem deixado os usuários do Playstation 4 preocupados com a funcionalidade de seus consoles. Segundo relatado pelo site Eurogamer, ao receber uma determinada mensagem, o aparelho pode perder as funcionalidades – como ocorreu há alguns anos com aparelhos iPhone ao receber uma certa mensagem, que travava o aparelho.

Algumas precauções devem ser tomadas para que você não seja vítima desse mal, e tenha seu aparelho danificado e inutilizável por conta disso. Aqui abaixo, você confere algumas dicas de como se precaver desse problema:

Evitando receber a mensagem

Para a sua segurança, evite manter a opção de recebimento de mensagens por contatos que não estão em sua lista de amigos. Desta forma, você acaba evitando que contatos estranhos possam tentar encaminhar a mensagem de travamento para você.

Caso você tenha em sua lista de amigos, pessoas que você não possui qualquer tipo de amizade fora do ambiente Playstation e não quer correr o risco de ser vítima de uma “brincadeira de mal gosto”, talvez o ideal seja bloquear definitivamente o acesso a recebimento de mensagens, até que o problema seja devidamente sanado.

Qual a solução em caso de bloqueio do aparelho?

Através de sua conta no Twitter, a Playstation já divulgou algumas instruções que devem ser aplicadas no caso do seu aparelho apresentar o problema após a abertura da mensagem maliciosa. Mas, diferente do que foi divulgado quando o problema foi descoberto, o usuário não precisará retornar o console para as definições de fábrica ou formatar o aparelho para solucionar o problema.

O primeiro passo, é instalar o aplicativo de mensagens da Playstation em seu smartphone (iOS ou Android). Através dele, é possível se comunicar da mesma forma que estivesse utilizando a interface do console e, consequentemente, ter acesso a mensagem que interfere no sistema operacional e apagá-la.

Após isso, o usuário deverá entrar em modo de segurança no Playstation 4. Abaixo, você pode conferir as instruções para acessar a opção:

  • A – Desligue seu console pressionando o botão on/off na parte frontal do aparelho. O LED indicador irá piscar algumas vezes antes de encerrar o sistema por completo.
  • B – Depois de desligar o equipamento, pressione novamente o botão on/off. Só solte-o após ouvir o segundo “bip” após sete segundo com o botão pressionado.
  • C – Após isso, ligue o Dualshock 4 com o cabo USB conectado e pressione o botão PS no centro do controle.

Ao iniciar o console nesse modo, você irá se deparar com algumas opções. De acordo com o perfil no Twitter, os usuários deverão utilizar a quinta opção disponível, “Reconstruir Base de Dados“, conforme a imagem abaixo demonstra:

modosegurançaPS4 bloqueia

Feito isso, o console deverá retornar ao seu uso normal. É altamente recomendado que o usuário ajuste as opções de privacidade de mensagens, permitindo apenas que amigos possam enviá-las, ou desabilitá-las por completo até que uma atualização de firmware corrija esse problema.

Fonte: Eurogamer / Twitter