Como os Aplicativos Invadem sua Privacidade

Em meio a um mar de aplicativos disponíveis para dispositivos móveis que facilitam a nossa vida em muitos casos, existem aqueles que não querem nos ajudar e que tem o objetivo de prejudicar a vida de usuários.

Segundo uma pesquisa, 75 bilhões de aplicativos foram baixados em 2015 e nós brasileiros passamos em média, pouco mais de 3 horas por dia navegando nos mais diversos app´s dos nossos celulares e tablet´s.

Diante de números tão expressivos e do risco que alguns aplicativos podem nos submeter, é importante se atentar a alguns pontos:

4 Pontos que Você Deve Ficar Atento

Aplicativos: Alguns aplicativos possuem grandes vulnerabilidades que podem dar espaços a hackers para colocarem códigos maliciosos que dão acesso aos sensores do seu celular. As vulnerabilidades podem aparecer em diversos tipos de aplicativos, como jogos, ferramentas de comunicação, aplicativos de produtividade, etc. E tantos os aplicativos pagos e os gratuitos não ficam de fora do grupo de risco.

Hardware: Hackers podem usar falhas no firmware – esse é um software que existe dentro de aparelhos como music players, celulares, modens, routers, etc. Ele é o menu dos aparelhos – para tomar o controle do seu smartphone. Portanto, é sempre importante ficar atento se o menu do seu aparelho não apresenta falhas.

Rede: Quando chegamos em um lugar, já pedimos a senha do Wi-Fi não é mesmo? Contudo, se a rede for maliciosa, você ficará exposto a roubos de informações pessoais através da rede Wi-Fi. Somente entre em redes que você confia e muito cuidado com as redes abertas.

Sistema Operacional: Atenção aos Jailbreaks – Jailbreaks é um método desenvolvido para liberar celulares para instalar aplicativos não oficiais – eles podem se aproveitar de pequenas falhas do sistema original do celular para roubar informações.

Riscos Relacionados aos Aplicativos

Utilizar o serviço de rastreamento de localização do celular é uma verdadeira mão na roda quando queremos utilizar o GPS ou até mesmo jogar Pokémon Go, entretanto o geotracking – como é conhecido – é considerado como uma invasão de privacidade e um risco para a segurança de usuários.

Falando em segurança, 83% dos 100 aplicativos mais populares estão associados com riscos de segurança e invasão de privacidade, segundo o relatório da Appthority. A pesquisa ainda apontou que 95% dos aplicativos gratuitos apresentam algum comportamento de risco, enquanto os aplicativos pagos não ficam muito atrás, 78% oferecem riscos.

Os Anúncios Chatos

Anúncios em app´s é tão comum quanto anúncios em revistas e, muitas vezes, eles enchem o saco quando interferem na usabilidade do aplicativo. Porém, não é só isso que ele pode causar. Os anunciantes podem obter o número de seu telefone, e-mail, localização, histórico de ligações e até o controle do seu smartphone.

As políticas de privacidade dos aplicativos e das redes sociais são extremamente importantes, neles você consegue encontrar o que aquele determinado aplicativo manda para os seus parceiros anunciantes. Se você se sentir prejudicado por alguns anúncios, procure os seus direitos.

Como me Manter Seguro?

A melhor maneira de se prevenir é baixar apenas os aplicativos disponíveis nas lojas oficiais do seu smartphone. Aplicativos desenvolvidos de fontes externas tem mais probabilidade de invadir os seus dados e a sua privacidade.

Fique atento as permissões que os aplicativos pedem, sempre antes de baixar, confira as permissões necessárias e só aceitem se você realmente se sentir seguro e confiar na desenvolvedora do aplicativo.

Quando baixar algum aplicativo de comunicação, opte por aqueles com a criptografia de ponta-a-ponta, essa criptografia impede que as suas conversas fiquem salvas em servidores da empresa.

apps celular - Copy - Copy - Copy (2)