Chrono Trigger estaria recontando a Bíblia?

ctbanner
Existem jogos que nos marcam para toda a vida. Seja por sua história, por sua trilha sonora, pelo seu carisma, pelas suas piadas… Ou pelos seus mistérios.

Alguns jogos são rodeados de mistérios, teorias, e especulações. Algumas delas, verdadeiras, outras não. E algumas, podem ser apenas coincidências.
Mas recentemente, uma divulgação na internet chamou a atenção, por trazer elementos da história cristã inseridos em seu conteúdo, e quase vinte anos depois, isso seria revelado ao mundo.

Antes de mais nada, caro amigo leitor, eu gostaria de ressaltar que este é apenas um texto de análise, sem qualquer embasamento na tentativa de difamar ou blasfemar contra suas convicções religiosas.

Você deve saber que Chrono Trigger é um game recheado de coisas um tanto curiosas, mas, você sabia que muitos elementos e fatos descritos na Bíblia podem ser encontrados no decorrer do game?! Claro, eles não seguem a mesma ordem cronológica das escrituras sagradas, mas diversos elementos são encontrados em ambas as obras.

Primeiramente, temos os três gurus sábios: Gaspar, Balthasar e Melchior. Nomes bacanas né? Bom, pra quem não sabe, esses mesmos nomes aparecem na Bíblia, no momento do nascimento de Jesus.
No momento em que Jesus nasceu, ele foi visitado pelos três reis magos, e recebeu de cada um deles, um presente: Ouro, Mirra e Incenso .

Mas muitos não notaram que no game, os três sábios também lhe dão, cada um, um presente:
Melchior lhe presenteia com a espada Masamune;
Balthasar lhe dá a máquina do tempo, Epoch;
Gaspar, lhe dá o item Time Egg.

Gaspar (ao centro), Balthasar (à esquerda) e Melchior (à direita).

Gaspar (ao centro), Balthasar (à esquerda) e Melchior (à direita).

Também nesta mesma referência, temos o termo que é encontrado no Evangelho de Matheus, capítulo 2, o seguinte trecho:

E, tendo nascido Jesus em Belem de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém”.

Você deve se perguntar: Mas afinal, o que esse trecho tem a ver com Chrono Trigger?!

Simples: A localização onde residem os gurus sábios no game (com exceção de Gaspar, que está fora do tempo/espaço) é a mesma citada na Bíblia. O mapa indica o lado oriental, ou seja, a Leste. Tanto é que Melchior mora em um pequeno vilarejo chamado Medina.

Medina propriamente dita, não é citada na Bíblia, mas é o local onde morreu o profeta Maomé, maior nome da religião islâmica.
Curiosamente, a Medina retratada em Chrono Trigger tem aspectos que se assemelham muito com a Medina da Arábia Saudita.
Isso se pode notar, pelo fato de que há uma espécie de praça central, onde diversos devotos veneram a imagem (ou ídolo) de seus respectivos “líderes”.
Isso é muito semelhante a Medina real, que se trata de uma cidade sagrada para os seguidores da religião Islâmica.

Além disso, a divisão de Medina em Chrono Trigger, se deve ao período da idade média do game (600 AD), onde explodiu uma guerra entre os Mistycs (os monstros e os que utilizam da magia – Que curiosamente podem ser denominados pagãos), e os humanos, que querem se ver livres dessa “ameaça iminente” e conquistar o território completo para si.

No presente, quando chegamos em Medina, somos completamente hostilizados pelos habitantes do lugar, que veem os humanos como uma ameaça, e não tem interesse em um tratamento pacífico.

Isso se assemelha bastante com o fato histórico das Cruzadas, onde sangrentas batalhas ocorreram entre os soldados da Ordem dos Templários (comandada pela Igreja Católica) e os Muçulmanos (que segundo a Igreja, eram tidos como pagãos), na tentativa de “retomar” as cidades sagradas, como Jerusalém.


Curioso, não?!

Mas as questões que envolvem as ligações entre o Cristianismo, e Chrono Trigger não terminam por ai, crianças… Tem muito, MUUUUITO mais!

Temos o fator: “Conexões de Crono e Cristo” ( repita isso 3 vezes bem rápido).

A primeira coisa que nos chama a atenção em Crono é o fato de que ele vive apenas com sua mãe, e seu gatinho de estimação. Durante toda a aventura, não é citado quem é, e o que houve com o pai de Crono. A Squaresoft (na época) nunca deu qualquer tipo de indício se o pai de Crono morreu, ou apenas os deixou.
Assim como é o caso de Jesus Cristo, no qual seu nascimento proveio  da anunciação do anjo Gabriel. Tudo bem que se sabe que Jesus teve um pai terreno, mas seu “pai biológico” (digamos assim), é Deus.

Maria concebeu Jesus, para se tornar o salvador do mundo, e o homem que pagaria pelos pecados de toda a humanidade, tornando-a assim, salva da danação.
O caso de Crono é um tanto quanto diferente. Porém com algumas peculiares semelhanças, por que Crono também tem em seu destino, o fato de se oferecer como sacrifício, para poupar a vida de seus companheiros, e de toda a humanidade, sendo morto por Lavos.

Temos também outros fatores que se encaixam perfeitamente entre Crono, e Cristo.
Crono, entre todos personagens, é o único que possui uma habilidade chamada “Life”, que consiste em trazer companheiros que morreram em batalha, de volta à vida.
Oh! Um milagre de Ressurreição! Como Lázaro?!

crono life
Sim amiguinhos! Crono, assim como Jesus Cristo, também pode vencer a morte, e trazer pessoas que já partiram, à conviver com seus entes queridos.

Acha que acabou?! Não, não, não, e não… Ainda não acabou!

Além de Crono e Jesus, poderem ressuscitar os mortos, ainda há o fator “Ressurreição própria”.
Todos sabem que a Páscoa marca a etapa onde Jesus foi julgado, morto, sepultado, e no último dia, ressuscitou.
Em Chrono Trigger, esse fator também é mostrado, já que após os acontecimentos do Fim do Mundo, Crono se oferece para morrer e salvar seus companheiros.
No entanto, sua morte causa um abalo enorme, fazendo até mesmo com que eles se culpem por não ter ajudado o herói. É nessa hora que começa uma verdadeira saga para trazer Crono de volta à vida. E de fato isso ocorre (não irei descrever por que, muitos de vocês sabem, e quem não sabe, vá jogar e não espere Spoiler).

Mas além de tudo isso, ainda temos outras questões, como o julgamento de Crono.
Crono simplesmente é julgado por atos que não cometeu. Ele é um inocente, sendo julgado por um fanático e mentiroso. O que se assemelha muito com o julgamento de Jesus, perante o conselho dos sacerdotes, onde qualquer coisa serviu de pretexto para sua condenação errônea.
Crono foi condenado à morte pelo Chancellor do castelo, assim como Jesus por Pôncio Pilatos, e em ambos os casos, temos apenas a escuta daqueles que julgaram suas ações de forma completamente equivocada, não enxergando seu lado humano e bondoso.

                                 

Você sabia que Lavos pode ser encontrado na Bíblia?!

Falando, parece até uma heresia da parte de quem vos escreve, mas sim, uma grande referência para a criação desse ser alienígena que trará o caos para o mundo, acabando com tudo, pode ser encontrado em Apocalipse, capítulo 8:10:

“E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela , ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios , e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e MUITOS homens morreram das águas, por que se tornaram amargas”.

Coincidência ou não, é o mesmo fato que ocorre no game: Uma estranha “estrela” cai na terra, e provoca o Apocalipse, em 1999. Após esse evento, os seres humanos que sobrevivem, convivem com a escassez de comida, água, e com a constante ameaça de seres mutantes que surgiram após a queda de Lavos.

Intrigante, não acham?

Mas o que mais intriga entre todos os pontos de conexão entre os fatos descritos na Bíblia, e Chrono Trigger (em especifico, na versão para Nintendo DS para esse evento), é a conexão entre Schala e a “Prostituta do Apocalipse“.

No game lançado para o portátil da Nintendo, há alguns extras que não ficaram muito bem esclarecidos no jogo original. Dentre eles, foi o que aconteceu à Schala.
Em um determinado ponto, ela se une ao corpo alienígena de Lavos, assumindo a forma de “Dream Devourer” (Devorador de Sonhos). Olhando o aspecto do monstro, ele tem exatamente essa forma:


Olharam bem?! Agora, olhe a descrição que a Bíblia dá, a Prostituta, em Apocalipse, 17:

E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas;

Notaram alguma semelhança?!
Se pegarmos também, a descrição “dez chifres”, também podemos associar ao fato de que Lavos, copia habilidades de DEZ chefes diferentes em sua luta. Coincidência? Agora estou em dúvida.

O fato é que Chrono Trigger é o tipo de game que apaixona por tudo que o envolve. Dificilmente, um game conseguirá prender tanto à atenção de milhares d zilhões de fãs, como acontece ainda hoje. E isso é um marco.
E novamente eu quero ressaltar que, minha intenção com esse texto não é blasfemar, nem ofender suas crenças e ideologias religiosas, mas sim, argumentar sobre fatos que se encaixam muito bem aos acontecidos antes, e depois e até mesmo durante, a passagem de Jesus na terra.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do texto. Um forte abraço pra vocês, tudo de melhor, e uma semana de campeão.

OBS.: Caso você lembre de mais alguma referência, comente ai!
–  Este texto foi baseado no vídeo do canal “Game Theory“.