A importância de um bom antivírus para seu smartphone

Android_antiVirus2
Todos nós sabemos que, em se tratando de informática, um antivírus atualizado no seu computador é um programa absolutamente fundamental. É um suicídio tecnológico acessar qualquer página da web sem um antivírus, deixando sua máquina à mercê de todo o tipo de ameaça virtual existente na grande rede de computadores.

Atualmente, contudo, muitas pessoas passam mais tempo navegando na Internet através de seus smartphones e tablets do que em seus computadores pessoais, mas nem todas se preocupam com as seguranças de seus dispositivos móveis da mesma maneira com que se preocupam com os seus desktops.

Trata-se, evidentemente, de um erro.

O seu celular certamente tem mais dados confidenciais do que seu PC

Por que você se preocupa mais em proteger um computador no qual você só possui alguns programas e documentos do trabalho ou da faculdade e não se preocupa tanto com a proteção de um dispositivo que possui dados como:

  • Contatos (telefones e endereços) de pessoas próximas
  • Fotografias e mensagens íntimas
  • Senhas de Internet e contas bancárias

Ou, no caso de ser um telefone corporativo:

  • Informações confidenciais sobre a empresa
  • Informações confidenciais sobre projetos
  • Informações e contatos sobre companheiros de trabalho e superiores

Se você passa muito tempo navegando na Internet pelo celular, você está sujeito às mesmas ameaças que estaria sujeito se navegasse nas mesmas páginas pelo computador – e nós acreditamos que você não substituiu todas as páginas que acessa quando comprou o seu smartphone.

Antivírus de celular não te protege só da Internet

A grande questão envolvendo segurança de dispositivos móveis é que, justamente por serem móveis, a probabilidade de você perder um smartphone ou um tablet é muito maior do que perder um notebook ou um PC. Assim, se o seu dispositivo não estiver protegido, a pessoa que o encontrou – ou furtou – terá acesso a todo tipo de informações sobre você. E essa é uma hipótese muito mais perigosa do que um hacker de Internet ter acesso a algum número da sua lista de contatos.

É por isso que os principais apps de antivírus para dispositivos móveis, além das funcionalidades básicas de um antivírus – como o scan atrás de ameaças e a proteção em tempo real –, também possuem recursos como:

  • Rastreamento por GPS ou Wi-Fi
  • Bloqueio e exclusão de informações remotamente
  • Lista negra de números, bloqueando chamadas indesejadas
  • Controle dos dispositivos por desktop ou SMS

Assim, ao mesmo tempo em que o antivírus irá proteger o seu dispositivo das ameaças em tempo real, ele será especialmente útil para os casos de perda ou extravio do seu dispositivo, protegendo todo tipo de informações que você carrega consigo no smartphone ou tablet.

Principais nomes do desktop oferecem serviços gratuitos de proteção

Os principais programas de antivírus para desktop oferecem versões para dispositivos móveis – a maioria de graça, mas com maiores funcionalidades nas versões pagas. É o caso de nomes famosos como Avast, AVG, Norton, McAfee e PSafe, alguns dos antivírus mais famosos e eficientes do universo mobile.

Além dos nomes “de peso”, existem opções menos famosas que também protegem o seu dispositivo com eficiência. É o caso do 360 Mobile Security, CM Security e F-Secure. O ideal é o usuário pesquisar e testar o que mais lhe agradar, mas sem ignorar jamais a importância de um antivírus atualizado para o seu smartphone ou tablet.

Por Marcos Chaves, colaborador do site Plano Celular