A Evolução da Televisão

01

Fonte: Pinterest

Estamos tão acostumados com a tecnologia que pensar em como eram as primeiras TVs parece absurdo. Então, vamos embarcar em uma viagem no tempo, desde os primórdios da telinha até os dias de hoje.

O início das transmissões de imagem e som aconteceu em meados da década de 1920. Foram apenas transmissões experimentais feitas no Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

Já a ancestral da TV moderna foi a Octagon, desenvolvida em 1928 pela General Electric (empresa fundada por Thomas Edison), nos Estados Unidos. Era um aparelho mecânico de apenas 3 polegadas, que nunca foi produzido em massa. Nele foi exibido o primeiro drama televisivo do mundo: “The Queen’s Messenger”.

Octagon - Fonte: earlytelevision.org

Octagon – Fonte: earlytelevision.org

De 1930 em diante, aconteceu a expansão da televisão, difundida como uma evolução do rádio e sendo artigo de luxo, exclusivo à parte rica da população – mesmo com a resolução péssima, sem cores e telas minúsculas. Os primeiros aparelhos eram feitos de madeira, chegavam a pesar até 30 kg e precisavam ser ligados, esquentar, para depois transmitir alguma imagem.

Fatos como a Segunda Guerra Mundial ajudaram muito nessa evolução, pois nessa época foram realizadas diversas pesquisas e experimentos na área da comunicação e transmissão. As telas lentamente começaram a aumentar e foram lançados modelos de 5, 7, 10 e 12 polegadas. Nessa época, nasceram algumas emissoras, como BBC e CBS.

Cossor - Fonte: earlytelevision.org

Cossor – Fonte: earlytelevision.org

Mesmo sendo algo restrito à elite, as TVs começaram a ser produzidas em grande escala. Em meados de 1950, nos Estados Unidos, surgiam as primeiras imagens coloridas e aparelhos mais leves com telas maiores. Já no Brasil, a novidade estava apenas chegando.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

A televisão desembarcou em terras brasileiras pelas mãos de Assis Chateaubriand, em 1950, quando o empresário trouxe 200 aparelhos dos Estados Unidos. Ele também foi o fundador da primeira emissora da América Latina, a TV Tupi. Apesar da velocidade da evolução tecnológica e de toda a programação, a primeira transmissão colorida aconteceu no Brasil em 1963 e só nos anos 70 chegou oficialmente às mais de 1,5 milhão de televisões presentes aqui.

Fonte: seuhistory

Fonte: seuhistory

No decorrer dos anos, os aparelhos melhoraram sua qualidade, até a chegada das famosíssimas TVs de tubo. Elas utilizavam tubos de raios catódicos (CRT) e permaneceram em alta por mais de 50 anos, até começarem a ser substituídas por aparelhos cada vez mais finos e leves. No início dos anos 2000, já se popularizavam as TVs de tela plana, que antecederam as telas de plasma e LCD. Outra mudança importante foi o início da TV digital, uma nova maneira de transmissão que melhorou a qualidade de imagem, som, recepção e interatividade da televisão.

Fonte: Buscapé

Fonte: Buscapé

Atualmente também existem televisões de telas Ambilight, OLED e AMOLED, laser, além da tecnologia 3D e HD.

Fonte: fastcodesign

Fonte: fastcodesign

A televisão mudou a história, ditou regras e tendências e transformou a vida das pessoas. Lembra da TV que pesava 30 kg? Hoje você pode comprar uma que pesa até 3 kg. As revolucionárias 5 polegadas de uma tela hoje são 50 polegadas! Com tanta tecnologia e praticidade, podemos ter praticamente uma sala de cinema dentro de casa graças a um aparelhinho de 3 polegadas que revolucionou um século todo.

 

Esse post foi uma contribuição do Buscapé para o blog Salvando Nerd.