Categorias: Curiosidades

A ciência explica o curioso caso de Hodor, de “Game of Thrones”.

Apenas um fala em meio a dragões, mulheres lindas, tramas envolventes e reviravoltas estrondosas, fazem com que Hodor seja um dos personagens mais carismáticos em meio à um jogo perigoso, onde quem é eliminado, é eliminado de vez.

Mas, muitos ainda se perguntam: Por que o gigante grisalho que serve de pernas para Bran, repete continuamente seu nome, como um Pokémon?! A resposta pode sim, ser explicada pela ciência.

Segundo Sam Kean, autor de diveros livros científicos, Hodor sofre de afasia expressiva, uma espécie de consequência de  um “derrame localizada na parte frontal do cérebro, do lado esquerdo”.

O distúrbio também é conhecido como Afasia de Broca, já que foi diagnosticado pela primeira vez pelo médico francês Paul Broca. Segundo o site da revista Mother Jones:

Broca descreveu um paciente que teve uma lesão na parte frontal esquerda do cérebro e que, a partir daí, só conseguia dizer uma palavra: “Tan”. E, assim como Hodor, o paciente de Broca veio a ser conhecido como “Tan”, a única palavra que ele conseguira dizer proferir voluntariamente- mesmo este não sendo o seu nome verdadeiro.

E assim como Hodor, os portadores da Afasia de Broca, apesar de terem dificuldades de fala, conseguem compreender e reagir, a estímulos externor.

Fonte: Mother Jones Magazine / Kotaku BR

Vinícius Vidal Rosa

Ex-técnico em informática, jornalista formado e apaixonado por games e tecnologia. Faz do seu tempo livre, uma maneira de levar informação e falar sobre o que gosta.

Disqus Comments Loading...
Compartilhe
Publicado por
Vinícius Vidal Rosa

Posts recentes:

A.I.L.A – Análise (PS5)

Eu estive nos últimos dias jogando A.I.L.A, novo projeto do estúdio brasileiro Pulsatrix em parceria…

1 semana atrás

Master Lemon: The Quest for Iceland – Análise (PC)

“As palavras têm poder”. Eu lembro de incontáveis vezes que a minha mãe usava essa…

2 semanas atrás

Indika – Análise (Nintendo Switch)

 Quando eu vi Indika pela primeira vez, eu achei uma proposta interessante e ousada: um…

3 semanas atrás

Wuchang: Fallen Feathers – Análise (PS5)

Olha, é muito difícil eu usar esse espaço para tecer comentários ruins sobre jogos, com…

1 mês atrás

Neon Inferno – Análise (PC)

Imagine se em algum momento alguém tivesse uma brilhante ideia de misturar Contra, Metal Slug…

1 mês atrás

Silent Hill f – Análise (PC)

Quando Silent Hill f foi anunciado, durante uma conferência da Konami sobre a franquia, eu…

1 mês atrás

Este site utiliza cookies de terceiros para recompilar informação estatística sobre sua navegação. Se continuar a navegar, consideramos que aceita o uso.